top of page

COMO IDENTIFICAR AS CORES DE OUTONO FACILMENTE.

O Outono chegou dias atrás e com ele começamos a transitar uma das estações mais coloridas do ano. As cores de outono logo mais estarão presentes na natureza na nossa volta, nas roupas da estação e nas maquiagens para quem deseja criar looks harmonizados na sua cartela de cores de outono.


Para entender as cores de outono vale parar para pensar em qual é o motivo de que digamos "hoje começa o outono".


O Outono começa no dia do equinócio de outono, ou seja, no dia em que a quantidade de horas de luz do dia são iguais à quantidade de horas da noite. E com o começo do outono começamos a transitar dias em que as horas de luz do dia serão cada vez menos e as horas de noite (com menos luz do sol) aumentam. Até que chegaremos ao solstício de inverno no dia 21 de junho em que iremos viver o dia com menos horas de luz do dia e mais horas de noite do ano.


Outra característica do outono aqui no Brasil, e no hemisfério sul no geral, é que o outono é uma estação de poucas chuvas, na qual a umidade do ar diminui, portanto é uma estação mais seca. As temperaturas quentes do verão começam a minguar ficando mais amenas.


O que isso tudo tem a ver com as cores de outono? Tudo! Porque o início do outono marca o começo de meses com noites cada vez mais longas e dias cada vez mais secos.


Ou seja, as cores de outono, em comparação com as cores das outras estações, são mais escuras e também mais secas, que podemos traduzir em termos técnicos de cor como cores mais desaturadas. Também podemos dizer que as cores de outono são intensas e densas, já que a paisagem muda bastante com a tão famosa queda das folhas dos árvores que transforma completamente a paisagem natural.

As tonalidades das cores de outono são muito ricas. Como eu ensino nos meus cursos de cores, são cores com curva: interessantes, cheias de segredos bem guardados e que rendem uma boa conversa.

Entre as cores de outono teremos marrons avermelhados, beiges cremosos e terrosos, verde oliva e verde musgo, amarelos mostarda, ouros, dourados e bronzes, azul petróleo, vermelho tomate, vermelho tijolo, terracota, laranja abóbora, beterraba e uma enorme gama de neutros sempre com subtons expressivos e quentes.


Então agora que você conhece as características das cores de outono chega a parte mais importante e mais "mãos nas cores": como identificar facilmente as cores de outono? Sempre comparando com cores de outras estações. É na comparação que podemos realmente ter verdadeira noção do que estamos vendo. Portanto, vamos a ver exemplos dessas cores de outono para as três cores primárias e para as três cores secundárias.


Para facilitar a compreensão e com fins didáticos coloquei sempre acima uma tonalidade de cor de verão (muito claras e até lavadas de tanta luz), a direita uma tonalidade de cor de outono (mais escuras), abaixo uma tonalidade de cor de inverno (mais escuras e mais profundas ainda) e a esquerda uma tonalidade de cor de primavera (vivas e luminosas). Vamos lá!

Agora que você sabe como identificar cores de outono vamos encher o olhar com paletas de cores que eu mesma selecionei e que vibram com um espírito bem de outono.


As três primeiras paletas são as mais "clássicas" quando imaginamos uma paleta de outono.


As três paletas seguintes ainda são "clássicas" mas com algumas surpresas como tonalidades mais claras ou tonalidades mais saturadas que criam contrastes lindos.



As últimas três paletas são as que tem tonalidades mais suaves e desaturadas.


O mais interessante dessas paletas de cores é que não são feitas somente de cores de outono mas com muitas tonalidades que juntas criam propostas perfeitas para trazer inovação para uma das estações mais coloridas do ano.



livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais


Um outono cheio de cores para você!

Nos vemos aqui daqui 7 dias. Abraço colorido!




logo Cores Lovers
bottom of page