top of page

CORES COM CURVA (O SEGREDO MELHOR GUARDADO)

Reconheço alguns momentos marcantes no caminho de me especializar em cores. Um deles foi quando entendi o conceito de cores intermediárias. Era o ano de 2014 e eu ainda tinha um longo caminho pela frente mas aprendi algo que abriu os meus olhos para sempre. E hoje vou te contar esse segredo tão bem guardado.

cores de tinta misturadas

Depois de muito estudar cores sei que todos nós, que usamos cor no dia a dia e nos nossos projetos, precisamos em algum momento re-aprender a ver cores, re-calibrar os nossos olhos e abrir o olhar para as sutilezas da cor. Fazer isso significa uma salto quântico que expande as nossas possibilidades de usar cores de uma forma mais inovadora, mais surpreendente e mais sofisticada.


cor intermediária entre vermelho e violeta

Cores intermediárias são todas as cores que ficam entre um e outro matiz no círculo cromático. São cores complexas, resultado de misturas de pigmentos que criam uma grande riqueza na cor. Muitas vezes as cores intermediárias mudam facilmente de aparência em diferentes luzes do dia, o inclusive em diferentes luzes artificiais. É como se tivéssemos um 2 x 1 em uma única cor.

cor intermediária entre azul e verde

Usar cores resistentes a serem rotuladas trará uma certa intriga para os teus projetos, os teus looks, as tuas obras… pink avermelhados, azuis esverdeados, corais rosados, amarelos alaranjados... um certo ar de sofisticação e maior riqueza de sensações porque as cores intermediárias não são uma cousa ou outra, podem significar diferentes emoções para diferentes pessoas.

As cores intermediárias se caracterizam por ter um subtom expressivo, ou seja uma cor subjacente à cor principal.


cor intermediária entre laranja e rosa

Cores intermediárias podem ter um grande efeito nos teus projetos. Deixamos de usar cores mais obvias para usar cores de alguma forma misteriosas mas com muita versatilidade que servem para diferentes estilos, sempre com supresa.

cor intermediária entre amarelo e laranja

Nas cores intermediárias é importante saber identificar o subtom, ou seja saber VER a cor corretamente, mas mais importante ainda é entender que estas cores são também particulares no seu simbolismo, o subtom não somente muda a percepção visual, também muda a percepção simbólica da cor.


Por esse motivo eu chamo às cores intermediárias e todas as cores resultado de misturas, cores com curva, porque são cores que comunicam não em forma direta, mas de uma forma mais sutil.. como fazendo uma curva no ar.


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais

Boa semana colorida! Felicitas :)


faça download de O guia visual das 100 tonalidades cores lovers


Comments


logo Cores Lovers
bottom of page