O QUE É E COMO VOCÊ PODE CRIAR UMA PALETA DE CORES

Criar uma combinação de cores harmoniosa – criar interesse visual – é o que desvela a todos que de alguma forma mexemos com cores. Ter uma paleta de cores estimulante na medida certa, de acordo com o nosso propósito e objetivo. Para isso, não há receitas, regras nem dogmas. Brincar com as infinitas possibilidades de tonalidades é um excelente ponto de partida. Mas a sensibilidade individual do autor é fundamental. Então, o que é mesmo e como podemos criar uma paleta de cores? 


Uma paleta de cores é um conjunto ou grupo de cores que são reunidas com um objetivo ou fim específico. Podemos dizer de forma simples que uma paleta de cores é uma combinação de cores. E sempre combinamos cores para comunicar uma mensagem, para vender um produto ou vender uma ideia, para expressar os valores de uma marca ou uma identidade visual, para transmitir uma emoção, para embelezar, entre tantos objetivos aliados à cores.

São inúmeras as áreas e profissionais que usam paletas de cores no desenvolvimento de seus projetos: em design gráfico, design de interiores, branding, na consultoria de estilo, arquitetura, maquiagem, no vitrinismo, web design. Mas também no dia a dia, quando vamos montar a mesa de aniversário dos nossos filhos, ou comprar almofadas em um site on-line para depois arrumar na cama ou no sofá, de uma forma ou outra estaremos combinando cores. Daí a importância de entender a relevância de uma boa paleta de cores e como criá-la. 


E então chegamos ao primeiro ponto crucial: o que é uma boa paleta de cores? E vale reforçar que não estou me referindo necessariamente a uma paleta de cores bonita, mas uma paleta de cores boa. Ela é boa quando cumpre o objetivo para o qual foi criada. Ou seja, uma paleta de cores boa precisa ser efetiva. Se o objetivo é impactar, pois então que seja impactante. Se o objetivo é vender uma ideia nova, pois bem que suscite novos pensamentos e traga essa novidade. Se o objetivo é transmitir uma identidade visual, por exemplo Frozen ou Smurfs, que essas cores em combinação transmitam essas ideias e sensações. Se o objetivo é vender um produto, que faça o produto se destacar aos olhos do consumidor ou que seja fiel aos códigos de uma determinada categoria para não confundir o consumidor. Eu por exemplo, crio paletas de cores para ambientes, para casas aonde acontecem vidas e histórias, portanto crio paletas de cores que sejam cúmplices de essas vidas e essas histórias. E sim, crio paletas de cores bonitas :) 

Uma paleta de cores pode ter uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete… quantas cores sejam necessárias para cumprir seu objetivo. Na minha opinião não há uma regra respeito da quantidade de cores, claro que a medida que você aumenta o número de cores aumenta a complexidade de combiná-las. Pessoalmente, eu acho que 3 a 5 cores em uma paleta é um bom número, mas para falar verdade não sigo isto como uma regra. Sim é importante lembrar que muitas cores podem deixar o esquema confuso ou agitado. E poucas cores podem deixar o esquema monótono e sem graça. Portanto a sensibilidade do autor na hora de criar a paleta de cores é fundamental. 


Vamos agora ver como você pode criar uma paleta de cores? 


1. O primeiro passo é saber o objetivo para o qual a paleta de cores está sendo criada. Qual é o fim específico dessa paleta? Comunicar uma mensagem? Vender um produto? Contar uma história? Transmitir uma ideia? Relaxar? Aquecer?