O QUE É E COMO VOCÊ PODE CRIAR UMA PALETA DE CORES

Criar uma combinação de cores harmoniosa – criar interesse visual – é o que desvela a todos que de alguma forma mexemos com cores. Ter uma paleta de cores estimulante na medida certa, de acordo com o nosso propósito e objetivo. Para isso, não há receitas, regras nem dogmas. Brincar com as infinitas possibilidades de tonalidades é um excelente ponto de partida. Mas a sensibilidade individual do autor é fundamental. Então, o que é mesmo e como podemos criar uma paleta de cores? 


Uma paleta de cores é um conjunto ou grupo de cores que são reunidas com um objetivo ou fim específico. Podemos dizer de forma simples que uma paleta de cores é uma combinação de cores. E sempre combinamos cores para comunicar uma mensagem, para vender um produto ou vender uma ideia, para expressar os valores de uma marca ou uma identidade visual, para transmitir uma emoção, para embelezar, entre tantos objetivos aliados à cores.

São inúmeras as áreas e profissionais que usam paletas de cores no desenvolvimento de seus projetos: em design gráfico, design de interiores, branding, na consultoria de estilo, arquitetura, maquiagem, no vitrinismo, web design. Mas também no dia a dia, quando vamos montar a mesa de aniversário dos nossos filhos, ou comprar almofadas em um site on-line para depois arrumar na cama ou no sofá, de uma forma ou outra estaremos combinando cores. Daí a importância de entender a relevância de uma boa paleta de cores e como criá-la. 


E então chegamos ao primeiro ponto crucial: o que é uma boa paleta de cores? E vale reforçar que não estou me referindo necessariamente a uma paleta de cores bonita, mas uma paleta de cores boa. Ela é boa quando cumpre o objetivo para o qual foi criada. Ou seja, uma paleta de cores boa precisa ser efetiva. Se o objetivo é impactar, pois então que seja impactante. Se o objetivo é vender uma ideia nova, pois bem que suscite novos pensamentos e traga essa novidade. Se o objetivo é transmitir uma identidade visual, por exemplo Frozen ou Smurfs, que essas cores em combinação transmitam essas ideias e sensações. Se o objetivo é vender um produto, que faça o produto se destacar aos olhos do consumidor ou que seja fiel aos códigos de uma determinada categoria para não confundir o consumidor. Eu por exemplo, crio paletas de cores para ambientes, para casas aonde acontecem vidas e histórias, portanto crio paletas de cores que sejam cúmplices de essas vidas e essas histórias. E sim, crio paletas de cores bonitas :) 

Uma paleta de cores pode ter uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete… quantas cores sejam necessárias para cumprir seu objetivo. Na minha opinião não há uma regra respeito da quantidade de cores, claro que a medida que você aumenta o número de cores aumenta a complexidade de combiná-las. Pessoalmente, eu acho que 3 a 5 cores em uma paleta é um bom número, mas para falar verdade não sigo isto como uma regra. Sim é importante lembrar que muitas cores podem deixar o esquema confuso ou agitado. E poucas cores podem deixar o esquema monótono e sem graça. Portanto a sensibilidade do autor na hora de criar a paleta de cores é fundamental. 


Vamos agora ver como você pode criar uma paleta de cores? 


1. O primeiro passo é saber o objetivo para o qual a paleta de cores está sendo criada. Qual é o fim específico dessa paleta? Comunicar uma mensagem? Vender um produto? Contar uma história? Transmitir uma ideia? Relaxar? Aquecer? Estimular? São tantas as possibilidades que este ponto precisa estar mais do que claro para seguir adiante. Quando eu crio paletas de cores para ambientes é fundamental saber quem usa esses ambientes, em quais horas do dia, quais atividades acontecem nesses ambientes, se há necessidades específicas de sensações que os meus clientes desejam na decoração, como esses ambientes são iluminados, quais outras cores estão presentes nesses ambientes…e por aí vai.


2. O segundo passo ao meu ver é poder traduzir esse objetivo maior em palavras que indiquem sensações ou emoções. Por exemplo: a paleta deve transmitir alegria, conforto, surpresa, inovação, ousadia ou tranquilidade? Para  nomear somente alguns exemplos. Quanto mais rica for essa tradução mais insumos teremos para escolher as cores certas. Acredito que essa “tradução” ajuda muito na hora de começar a escolher as cores e nos guiando pela própria simbologia das cores.  


3. Sempre acho válido fazer uma pesquisa de referências. Pessoalmente me parece muito instigante ver paletas de cores já criadas para me forçar a sair do lugar comum. São esses 10/30 minutos que você passa no Pinterest e que te abre os olhos para o infinito de possibilidades na hora de combinar cores. 


4. E aqui é onde se abrem duas possibilidades. A primeira é criar a paleta de cores a partir de uma das “receitas” de harmonias do círculo cromático. Assim decidiremos se queremos criar uma paleta de cores que seja uma monocromia, ou cores análogas, ou cores complementares, ou uma tríade. Eu escrevi um eBook inteiro falando sobre isso portanto você pode fazer download gratuito dele clicando aqui.

Nesse eBook eu já menciono o que considero a segunda possibilidade para criar uma paleta de cores que é exatamente o caminho oposto: deixar de lado o círculo cromático, desaprender o que ele ensina (sim, isso mesmo, você leu bem, estou sugerindo desaprender o que o círculo cromático ensina)  e criar uma paleta de cores customizada sem seguir regras, nem fórmulas, mas usando toda a sua liberdade criativa ao seu favor. Eu sei que este último caminho pode parecer difícil, mas posso lhes garantir que com prática vocês conseguem criar paletas de cores lindas e estimulantes na medida certa. Como tudo na vida, é preciso treino e prática. 

Também escrevi um outro post aqui no blog falando sobre quando é bom usar e quando é bom largar o círculo cromático. É realmente um tema que me parece apaixonante e muito importante para estimular a fazer um uso livre das cores no nosso dia a dia. Leia aqui > Círculo cromático: quando é bom usar e quando é bom largar.

5. Neste momento, é preciso mencionar a parte mais “teórica” deste passo a passo para criar uma paleta de cores que é descobrir as infinitas tonalidades de cores que temos a nossa disposição. Se pensamos no círculo cromático ele traz 12 cores. Mas isso é somente uma convenção porque há milhões de cores, infinitas tonalidades de amarelos, verdes, vermelhos, violetas, azuis, marrons… e assim vai. Chegamos a essas cores infinitas de três formas muito simples: misturando cores entre si, como quando misturo azul e amarelo e assim chego ao verde; misturando cores com branco, como quando misturo vermelho com branco e assim chego ao rosa; misturando cores com preto, como quando misturo vermelho com preto e chego ao vinho; misturando cores com cinza, como quando misturo vermelho com cinza e chego a um vermelho acinzentado. Essa combinação de cores mais claras ou mais escuras, mais vivas ou mais apagadas é o que fará que sua paletas de cores ganhe forma e destaque.

6. Por último, vale a pena lembrar que para criar uma paleta de cores a sensibilidade do autor é fundamental. Conhecer sobre teoria das cores é muito válido para trazer profundidade, contexto e alcance em uma paleta de cores. Mas, vamos lá, “sentir” as cores é algo que nascemos sabendo. No uso das cores há uma parte importante que tem a ver com o nosso instinto, com os nossos sentidos atentos, com a reconexão com o nosso ser natural, no fim todas as harmonias de cores possíveis já existem no universo, o mesmo universo do qual nós somos parte. Poderia dizer que todas essas harmonias estão contidas em você, estão contidas em mim… somente precisamos dar vazão para elas :)

Então já sabe, pense no objetivo para o qual quer criar sua paleta de cores, traduza isso em emoções e sensações, busque referências, use uma combinação harmoniosa do círculo cromático ou crie sua harmonia customizada, pense nas infinitas possibilidades de tonalidades que pode usar na sua paleta, finalize sua paleta de cores usando todo seu instinto para “sentir” quando chegou na combinação certa. Não importa se você está criando a paleta de cores para sua casa, para se vestir, para um projeto com clientes, para montar a decoração de uma festa, estas ideias vão te servir no teu objetivo criar uma paleta de cores estimulante na medida certa. 


Abraço colorido!

Boa semana.

Felicitas :)



Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.