top of page

7 PALETAS DE CORES USANDO VERY PERI

Já estamos em fevereiro e está passando o tempo de ter várias paletas com a cor do ano Very Peri prontas para usar. Vamos resolver isso hoje mesmo! Mas, antes de começar: Very Peri é azul ou violeta? Esta é a pergunta que mais tenho recebido desde que a nova cor do ano foi divulgada. Segundo a Pantone é um azul com subtom violeta avermelhado. Muitas pessoas descrevem a cor como lavanda, roxo ou como violeta com subtom azulado. Você quer saber a minha opinião? Vamos às combinações e logo te conto o que penso sobre isso.

Very Peri é uma cor que mistura a constância do azul com a energia do vermelho. Segundo a Pantone é a cor que melhor representa este ano de transição, depois de 2 anos de isolamento nos quais a necessidade de nos adaptar foi absurda. Ao mesmo tempo, os nossos mundos real e virtual ficaram muito misturados, e como se isso fosse pouco, nunca escutamos falar tanto do metaverso... ou seja, o futuro chegou!

Como eu vejo a cor? Essa dualidade de azul e vermelho, faz de Very Peri uma cor complexa, rica e como tal cheia de possibilidades. Gosto muito que não é nem muito clara, nem muito escura. Lembra Ultraviolet, a cor do ano em 2018? Era muito mais escura e ao meu ver cores escuras podem apresentar mais resistência. Very Peri tem uma luminosidade média que faz dela muito agradável e muito mais fácil de combinar que é o que nos interessa hoje.


Pela simbologia da cor, concordo com a Pantone que é uma cor que nos faz olhar para a frente com positivismo e pode inspirar a imaginação e a criatividade. Vejo Very Peri como uma cor mais introspectiva do que expansiva, o que me faz pensar que é uma boa cor para momentos de transição nos quais costumamos olhar para dentro antes de definir a direção certa do nosso próximo passo.


Em todos os posts anteriores de "como combinar" tenho feito muita ênfase no que acredito é a melhor forma de combinar cores que é começando pela definição do que se deseja comunicar. Para depois traduzir esse objetivo nas sensações e emoções que se desejam transmitir. E somente depois de ter clareza disso tudo, então sim começar a escolher as melhores tonalidades que "juntas" transmitem isso.

Hoje quero propor algo diferente. Como a ideia é ter várias combinações de cores que usam a cor Very Peri, criei 7 paletas distintas combinando com cada uma das 3 cores primárias, com as 3 cores secundárias e também uma paleta combinando com marrom e bege.

Com isto quero provar o que eu sempre digo: todas as cores combinam com todas cores (sim, eu sei que saber isso é libertador, uhu!) e o que importa mesmo é acertar na escolha das tonalidades.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

Se animou? Eu estou mega! Deixa te mostrar as combinações que criei. Você vai ver que há paletas de 4, 3 e 2 cores. Sempre apresento as cores com uma ideia de proporção à esquerda e depois sozinhas uma do lado da outra :)



1. Very Peri + vermelho: usei um vermelho escuro e rosa. Para pontuar um preto sutilmente avermelhado.


2. Very Peri + amarelo: usei o amarelo da vez, amarelo manteiga.


3. Very Peri + azul: usei um azul levemente vibrante e acompanhei com um bege rosado.

4. Very Peri + laranja: usei um laranja intenso mas escurecido e o contraponto de um laranja gostoso.

5. Very Peri + violeta: brinquei com o contraste de temperatura junto a dois violetas avermelhados.

6. Very Peri + verde: usei verde oliva (o verde da vez) e mais duas tonalidades claras, uma delas bem contrastante tipo verde maçã para brincar mesmo.


7. Very Peri + marrom e bege: gostei de usar junto a um marrom avermelhado e um bege rosado mais apagado.


Qual de todas é sua preferida? Posta nas mídias sociais e me conta!

E agora vamos à resposta da pergunta mais frequente: Very Peri é azul ou violeta? Tecnicamente é azul. E para saber isso basta com ver seu RGB (102, 103, 171). Ou seja, há mais azul na sua composição e o vermelho aparece como secundário. Mas, e aqui vem o mais interessante, ele pode muito bem ser chamado como violeta azulado (!!!) pelo simples motivo de que azul com subtom violeta avermelhado e violeta com subtom azulado, te levam ao mesmo local no círculo cromático. É na minha opinião, jeito de ver e um pouco de marketing também.


A forma que nomeamos cores é muito interessante. Se você pensa que temos 10 palavras para cores (vermelho, amarelo, azul, laranja, violeta, verde, branco, preto, cinza e marrom) e milhões de cores... então é preciso adotar outros recursos para nomear cores. Usamos analogias, como quando dizemos vermelho tomate ou azul céu. Também usamos as dimensões das cores para abrir caminho entre as tonalidades como quando dizemos vermelho claro apagado ou verde escuro.


Todos esses recursos de nomear cores sempre são aproximados até porque a forma em que "vemos" as cores pode ser diferente de pessoa em pessoa. Portanto, ao meu ver, fora do âmbito mega técnico da cor (nos quais podemos mensurar a cor usando instrumentos digitais ou colorímetros) e dentro dos desafios com que lidamos todos que trabalhamos com cores diariamente, sendo um dos principais que trabalhamos com clientes que são leigos em questões técnicas de cor, dizer azul com subtom violeta avermelhado ou dizer violeta com subtom azulado, dá igual. Mesmo, dá igual.

O melhor conselho que posso dar: use sempre amostras reais de cores cada vez que precise falar de uma cor para não cair em erros de interpretação. Vamos focar a nossa atenção no que realmente interessa e sejamos felizes usando cores!


Nos vemos daqui 7 dias.

Abraço colorido!


Felicitas



logo Cores Lovers
bottom of page