3 POSSIBILIDADES DE COMBINAR AZUL PETROLEO

Voltamos ao "Como Combinar Cores" trazendo uma cor que particularmente adoro, azul petróleo. Um pouco de azul e um pouco de verde, tudo misturado em uma base escura. Estamos falando de um azul que é mais formal e mais sério mas, ao mesmo tempo, tem um sopro de calor. É portanto um azul mais quente do que outros, menos triste e mais acolhedor.

Quando você vai combinar cores é sempre recomendado, e antes de escolher qualquer cor ou tonalidade, ter absoluta clareza do que deseja comunicar com cores. Vale lembrar que as cores são sempre um meio para "algo". Esse algo pode ser vender um produto, transmitir uma ideia ou um conceito, chamar atenção do espectador, construir uma marca, celebrar um acontecimento e até fazer um chamego. São inúmeros objetivos e por isso é preciso ter clareza.

Depois de ter um objetivo claro podemos avançar com o segundo passo que é traduzir esse objetivo nas sensações e emoções que desejamos comunicar. Vou te dar um exemplo: antes mencionei o objetivo de chamar atenção do espectador. Pois bem, o que desejo provocar na hora de chamar atenção do espectador?

Posso querer um sorriso como resposta, ou posso desejar provocar intriga ou mesmo desejo irrefreável. E você deve imaginar que há diferentes cores, tonalidades e combinações para trazer sorrisos, intriga ou desejo irrefreável., Certo? Somente depois de ter clareza nos passos anteriores é que podemos avançar na escolha de cores, tonalidades e combinações.

Conhecer o objetivo e quais emoções e sensações estão envolvidas facilita (e muito!) o processo de "afunilar" a escolha até chegar à certeza de ter escolhido um conjunto de cores e tonalidades que combinam, que funcionam no contexto e que são agradáveis ao nosso olhar.

Minha proposta para este jogo de combinações é trabalhar com o valor tonal e com os contrastes. Assim poderemos ver diferentes opções de combinações que servem para esses objetivos já mencionados como exemplo: provocar um sorriso, provocar intriga e provocar desejo irrefreável.

1. O meu objetivo é chamar atenção do espectador provocando um sorriso (e usando azul petróleo para isso).