top of page

3 POSSIBILIDADES DE COMBINAR VERDE OLIVA

Verde Oliva é uma das cores do momento. É uma cor atrativa logo de cara porque nos conecta com a natureza e também por ter esse subtom amarelo que é tão atrativo. Ou seja, estamos na frente de uma cor intermediária, uma cor entre duas outras cores, verde e amarelo. Essas cores sempre são as minhas preferidas porque carregam a força do 2 em 1, são cores ricas, às vezes misteriosas e cheias de personalidade.


Verde oliva é um tantinho escurecido. Diferente de um verde lima, por exemplo, que também é uma cor intermediária entre verde e amarelo mas muito mais "ácida" muito mais voltada para o amarelo do que para o verde. Por ser mais escura do que clara é uma cor um tantinho mais séria, mais elegante, vai muito bem em estilos mais formais e também misteriosos.


Ás vezes se confunde verde oliva com verde militar, verde musgo ou verde sálvia. A melhor forma de identificar o verde oliva entre outras tonalidades de verde é procurar pelo subtom amarelo mesmo.


As possibilidades de combinar verde oliva são infinitas e vou escolher 3 estilos: um rico e misterioso, um inovador e excitante, um calmo e tranquilo.


Vamos lá:


RICO e MISTERIOSO: para construir esse estilo é bom apostar em outras cores mais escuras, cores intermediárias (ou seja, com subtons interessantes).


INOVADOR e EXCITANTE: para construir esse estilo é importante ter um contraste alto que chame o olhar e surpreenda. Pode ser qualquer contraste ou todos ao mesmo tempo (de matiz, de luminosidade, de saturação, de temperatura).


CALMO e TRANQUILO: para construir esse estilo é preciso abaixar a energia e isso pode se fazer com cores mais claras, com cores apagadas, com cores próximas sem muito contraste.


Agora minhas paletas:


>>> A paleta RICA e MISTERIOSA.


>>> A paleta INOVADORA e EXCITANTE.


>>> A paleta CALMA e TRANQUILA.




Este é o passo a passo que sigo para construir as paletas:


  1. Começo pensando nas sensações e emoções que desejo transmitir. Neste momento é muito bom ter uma ideia do contexto em que as cores serão usadas também.

  2. Depois vou calibrando uma a uma as tonalidades que fazem parte da paleta, vou criando os contrastes até chegar em uma proposta que traduz o que desejo comunicar.

  3. Dou muita importância às proporções. Veja que o verde oliva que está presente em todas as paletas, aparece em diferentes "quantidades" e isso impacta muito no resultado final.

  4. Não uso o círculo cromático para fazer estas paletas, não é necessário quando sigo este passo a passo anterior :)


Nunca me canso de repetir: não há receitas, nem dogmas na hora de combinar cores. E também, não há respostas únicas. As propostas que eu trago neste blog post são apenas 3 possibilidades entre milhões para combinar verde oliva.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

Já fiz outros posts similares apresentando possibilidades de paletas com diferentes cores. Siga estes links para ver esses outros posts.
















Nos vemos daqui 7 dias.


Abraço colorido!

Felicitas


logo Cores Lovers
bottom of page