3 POSSIBILIDADES DE COMBINAR VERDE OLIVA

Verde Oliva é uma das cores do momento. É uma cor atrativa logo de cara porque nos conecta com a natureza e também por ter esse subtom amarelo que é tão atrativo. Ou seja, estamos na frente de uma cor intermediária, uma cor entre duas outras cores, verde e amarelo. Essas cores sempre são as minhas preferidas porque carregam a força do 2 em 1, são cores ricas, às vezes misteriosas e cheias de personalidade.


Verde oliva é um tantinho escurecido. Diferente de um verde lima, por exemplo, que também é uma cor intermediária entre verde e amarelo mas muito mais "ácida" muito mais voltada para o amarelo do que para o verde. Por ser mais escura do que clara é uma cor um tantinho mais séria, mais elegante, vai muito bem em estilos mais formais e também misteriosos.


Ás vezes se confunde verde oliva com verde militar, verde musgo ou verde sálvia. A melhor forma de identificar o verde oliva entre outras tonalidades de verde é procurar pelo subtom amarelo mesmo.


As possibilidades de combinar verde oliva são infinitas e vou escolher 3 estilos: um rico e misterioso, um inovador e excitante, um calmo e tranquilo.


Vamos lá:


RICO e MISTERIOSO: para construir esse estilo é bom apostar em outras cores mais escuras, cores intermediárias (ou seja, com subtons interessantes).


INOVADOR e EXCITANTE: para construir esse estilo é importante ter um contraste alto que chame o olhar e surpreenda. Pode ser qualquer contraste ou todos ao mesmo tempo (de matiz, de luminosidade, de saturação, de temperatura).


CALMO e TRANQUILO: para construir esse estilo é preciso abaixar a energia e isso pode se fazer com cores mais claras, com cores apagadas, com cores próximas sem muito contraste.


Agora minhas paletas:


>>> A paleta RICA e MISTERIOSA.


>>> A paleta INOVADORA e EXCITANTE.


>>> A paleta CALMA e TRANQUILA.


Este é o passo a passo que sigo para construir as paletas:


  1. Começo pensando nas sensações e emoções que desejo transmitir. Neste momento é muito bom ter uma ideia do contexto em que as cores serão usadas também.

  2. Depois vou calibrando uma a uma as tonalidades que fazem parte da paleta, vou criando os contrastes até chegar em uma proposta que traduz o que desejo comunicar.

  3. Dou muita importância às proporções. Veja que o verde oliva que está presente em todas as paletas, aparece em diferentes "quantidades" e isso impacta muito no resultado final.

  4. Não uso o círculo cromático para fazer estas paletas, não é necessário quando sigo este passo a passo anterior :)


Nunca me canso de repetir: não há receitas, nem dogmas na hora de combinar cores. E também, não há respostas únicas. As propostas que eu trago neste blog post são apenas 3 possibilidades entre milhões para combinar verde oliva.

Já fiz outros posts similares apresentando possibilidades de paletas com diferentes cores. Siga estes links para ver esses outros posts.



>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de combinar azul marinho.



>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de combinar verde esmeralda.



>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de combinar amarelo.



>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de combinar violeta.



>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de combinar azul petróleo.



>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de paletas multicoloridas.



>>> Clica aqui para ler 7 paletas usando Very Peri da Pantone.


Nos vemos daqui 7 dias.


Abraço colorido!

Felicitas