3 PALETAS DE CORES COMBINANDO TERRACOTA

O "Como Combinar" está de volta com uma cor que é praticamente omnipresente em todas as lojas de decoração e em muitíssimas lojas de roupa nos dias de hoje: terracota. Também chamado comumente de laranja queimado, a cor terracota é uma tonalidade de laranja com cara de marrom. É uma cor quente e que lembra a terra, portanto puxa sempre para o lado natural, do aconchego e do conforto.


O terracota sempre será uma cor mais escura do que o laranja puro, pode parecer como um laranja mais próximo do marrom, ou até dependendo da tonalidade pode parecer um laranja com um pouco de preto dentro dele. É uma cor tipicamente intermediária podendo adotar diferentes subtons: pode ser mais avermelhado, mais rosado, mais alaranjado, mais amarronzado.

Pelas sensações ela traz muito do laranja no sentido da alegria da vida, a energia e o entusiasmo mas de uma forma contida por ser uma cor mais escura. É uma tonalidade de laranja mais amadurecida, mais séria e pode até ser mais dramática.


É uma cor muito versátil que admite muitas combinações! Pode transitar por estilos mais descontraídos chegando até estilos muito elegantes, tudo depende das outras cores que lhe façam companhia (e das formas, materiais, texturas).

A minha proposta do "Como Combinar" é te mostrar exatamente essa versatilidade da cor criando paletas para três estilos bem diferentes: estilo natural da terra, estilo tech contemporâneo e estilo delicado, como de bebê. Vamos?


Vou te apresentar em cada caso duas informações diferentes. Á direita, a paleta de cores nas bolas coloridas todas do mesmo tamanho uma do lado da outra. E á esquerda, o esquema de cores onde cada tonalidade aparece em um tamanho diferente indicando o uso da paleta com intenção.


Isto que pode parecer simples é um dos grandes segredos de saber combinar cores: a proporção em que usamos as cores, ou seja a intenção com que combinamos as cores, define enormemente o que estamos comunicando. Além claro das tonalidades em si. Veja que na paleta do estilo delicado a cor terracota é comparativamente a mais clara e mais rosada de todas.


>>> Como sempre reforço quando se trata de combinar cores, o primeiro passo deve ser ter clareza do que decide comunicar, depois é importante traduzir isso em emoções e sensações usando palavras chave e frases, e somente então escolher as cores e tonalidades que "juntas" vão transmitir essa mensagem.


1. Estilo natural da terra: quero comunicar as ideias de contato com a natureza, sol quente no corpo, tempo que corre devagar e pausa para respirar. Para isso, combinar junto com outras cores com apelo natural é uma boa ideia.


2. Estilo tech contemporâneo: quero comunicar ideias de elegância e modernidade. Para isso é bem vindo usar cores neutras, outras cores escuras e cores muito ligadas à tecnologia como preto, cinza e azul. Gostei de dar uma puxadinha no azul elétrico para que fique mais hype e moderno.


3. Estilo delicado: quero comunicar leveza, suavidade e infantilidade. Para isso, optar um terracota dos mais claros e mais rosado ajuda, junto a outras cores suaves, claras e luminosas.


Espero que estas paletas sirvam para acordar a sua criatividade em combinar cores e também fica à vontade para copiar e usar estes esquemas de cores em seus projetos.


>>> Se gostou deste post, compartilha com amigas e colegas que também gostem de ver a versatilidade de combinações com a cor terracota.


Abraço colorido,


Felicitas