top of page

COMO IDENTIFICAR AS CORES DE INVERNO FACILMENTE

Começou o inverno no Brasil! E as cores de inverno logo mais estarão na nossa volta, na natureza e nas apostas da moda para a temporada. Além disso, continuamos transitando dias mais curtos e noites mais longas, portanto menos luz do dia para fazer as cores aparecer. Vamos ver tudo que a temporada mais frio do ano pode trazer em cores e como você pode identificar facilmente as cores de inverno.


O inverno começa no dia 21 de junho com o solstício de inverno, ou seja, no dia em que teremos a menor quantidade de horas de luz do dia e a maior quantidade de horas de noite. Desde o início do inverno e até o equinócio de primavera no dia 23 de setembro iremos gradualmente aumentando as horas de luz do dia e diminuindo as horas de luz de noite. Até que no início da primavera, lá em setembro, teremos novamente um dia com a mesma quantidade de horas de luz do dia e horas da noite.


Entender a incidência de luz ao longo das estações é importante para ter uma boa noção de como iremos ver as cores presentes na natureza.


O inverno é caracterizado pela queda de temperaturas devido à diminuição na insolação. Também é marcada a diminuição na umidade, sendo o inverno uma estação mais seca. Mas, é preciso dizer que o impacto do inverno muda muito dependendo da região do Brasil na qual você mora.


No sul o inverno é mais rigoroso podendo chegar a temperaturas próximas de zero ou negativas com baixa precipitação de neve em regiões de serra. No centro e no sul é frequente ter nevoeiros e geadas. No norte e nordeste as temperaturas são amenas, em algumas regiões nem podemos dizer que faça frio. Inclusive em algumas regiões do nordeste a época de chuvas é precisamente entre maio e julho.


Enquanto escrevo isto estou olhando pela janela, é quase meio dia e o céu é azul e limpo, muito limpo. Me faz lembrar a temporada de inverno quando morava em Buenos Aires, na Argentina. Se fecho os olhos, consigo sentir o frio e o azul limpo inunda minha alma.


Nos dias mais frios do inverno o céu é sempre muito azul e muito limpo. Essa característica se mantem durante a noite, e o céu noturno é também muito limpo, quase transparente o que facilita ver estrelas e constelações.

O que isso tudo tem a ver com as cores de inverno na coloração pessoal?

As cores de inverno na coloração pessoal são cores mais frias e mais próximas das cores puras. Quando penso nisso, as cores de inverno lembram o céu azul em um dia muito, muito frio e com sol.


Uma outra forma de visualizar as cores de inverno é imaginar a forma em que vemos as cores nos dias de inverno desde meia manhã e até o meio dia. Nesse momento do dia a luz do sol será mais intensa e mais "transparente" menos amarelada. E claro também podemos visualizar essas cores nas suas versões mais escuras, no fim das contas no inverno ainda temos pouca luz durante o dia portanto as cores escuras prevalecem.

As cores de inverno normalmente são mais escuras, mas claro que há um jogo de cintura aqui. Quando se trata de coloração pessoal, dependendo da profundidade no contraste da beleza do rosto de cada pessoa, poderá usar cores de inverno mais escuras ou cores de inverno mais claras, mas sempre serão mais frias e mais próximas das cores puras.


Entre as cores de inverno haverá azul marinho, índigo, azul royal, verde esmeralda, verde lima, verde sálvia, ameixa, beringela, pink, fúcsia, vermelho cereja, magenta, amarelo limão e outras tonalidades sempre em versões mais frias. Em menor medida haverá laranjas e vermelhos quentes. Os neutros mais expressivos serão sempre os acromáticos ou com subtom frio.

A melhor forma de identificar as cores de inverno é pela comparação com as cores de outras estações. Veja a seguir sequências de cores em diferentes tonalidades nas quais destaquei sempre NO MEIO as cores mais apropriadas para uma paleta de cores de inverno.


>>> Ver as cores desta forma mostra quão importante é para você dominar as dimensões das cores e aprender a ver cores corretamente.


tonalidades de azul cores lovers

tonalidades de violeta cores lovers

tonalidades de verde cores lovers

tonalidades de amarelo cores lovers

tonalidades de rosa cores lovers

tonalidades de vermelho cores lovers

Agora que você sabe como identificar cores de inverno veja estas paletas de cores que eu mesma selecionei e que trazem inspirações no clima da estação.


paleta de cores tríade de primárias Cores Lovers

paleta de cores rosados Cores Lovers

paleta de cores azul, violeta, verde amarelado Cores Lovers

paleta de cores rosados Cores Lovers

O mais interessante destas paletas de cores é que não são feitas somente de cores de inverno mas com muitas tonalidades que juntas criam paletas interessantíssimas para trazer variedade em cor sem perder a força de uma paleta também fria.


Um inverno colorido para você!

Nos vemos aqui daqui 7 dias. Abraço colorido!

Felicitas


Downlaod Gratuito O Guia Visual das 100 Tonalidades Cores Lovers

logo Cores Lovers
bottom of page