3 POSSIBILIDADES DE COMBINAR VERDE ESMERALDA

Como combinar cores é o que desvela a grande parte das pessoas que trabalhamos com cores. Observamos, estudamos, aprendemos, olhamos de novo, buscamos referências... isso tudo para criar uma paleta de cores. Mas... eu acredito que tudo deve sempre começar com uma pergunta ainda mais importante que é: como quero me sentir? Ou talvez seja, o que o meu cliente quer sentir?

Acredito que escolher e combinar cores tem a ver com sensações e emoções mais do que com cores. Se eu sei quais sensações e emoções quero comunicar fica mais fácil depois escolher as cores. Elas são uma consequência.


Hoje trago 3 possibilidades de combinar verde esmeralda. E vou te contar como cheguei a estas paletas. Eu tinha um "dado do problema" que era a cor verde esmeralda. Esta semana iniciei uma onda verde no Instagram portanto eu já tinha essa informação nas mãos, queria usar verde esmeralda, tal como apareceu no meu feed ontem:


Aí eu pensei 3 ideias ou conceitos que gostaria de comunicar e me vieram na cabeça: praia, elegância e romantismo. Então começo a visualizar as cores que podem representar essas ideias. É tão simples assim :)


1. Quando pensei em praia, o que vem na cabeça? Mar, areia e sol, claro. Aí eu busco dentro da minha cabeça, no meu repertório de memórias essas tonalidades... e assim elas vão chegando. Esta é a minha proposta. Eu escolhi fazer um contraste com outras cores mais claras que tragam leveza, no fim o verde esmeralda é uma cor densa. O azul escuro - levemente esverdeado - faria também essa transição para um clima de praia. No desenho da esquerda, uma ideia de proporções. Para que vire "praia" e não "floresta", neste caso deixei a cor verde esmeralda como uma cor secundária. Aqui você está olhando somente para as cores, uma proposta entre tantas possíveis, para terminar de visualizar imagina as texturas e os materiais em sintonia com o tema "praia".


2. Pensar em elegância usando verde esmeralda é meio caminho andado, já que a cor por si só fala de refinamento. Então somente preciso buscar bons companheiros, aqueles que não briguem mas complementam mesmo. Fiz uma escolha segura: amarelo mostarda, preto, vinho e verde oliva. Olhando para a paleta me parece que há um contraste interessante entre os dois tons de verde: verde esmeralda e verde oliva.