3 POSSIBILIDADES DE COMBINAR VERDE ESMERALDA

Como combinar cores é o que desvela a grande parte das pessoas que trabalhamos com cores. Observamos, estudamos, aprendemos, olhamos de novo, buscamos referências... isso tudo para criar uma paleta de cores. Mas... eu acredito que tudo deve sempre começar com uma pergunta ainda mais importante que é: como quero me sentir? Ou talvez seja, o que o meu cliente quer sentir?

Acredito que escolher e combinar cores tem a ver com sensações e emoções mais do que com cores. Se eu sei quais sensações e emoções quero comunicar fica mais fácil depois escolher as cores. Elas são uma consequência.


Hoje trago 3 possibilidades de combinar verde esmeralda. E vou te contar como cheguei a estas paletas. Eu tinha um "dado do problema" que era a cor verde esmeralda. Esta semana iniciei uma onda verde no Instagram portanto eu já tinha essa informação nas mãos, queria usar verde esmeralda, tal como apareceu no meu feed ontem:


Aí eu pensei 3 ideias ou conceitos que gostaria de comunicar e me vieram na cabeça: praia, elegância e romantismo. Então começo a visualizar as cores que podem representar essas ideias. É tão simples assim :)


1. Quando pensei em praia, o que vem na cabeça? Mar, areia e sol, claro. Aí eu busco dentro da minha cabeça, no meu repertório de memórias essas tonalidades... e assim elas vão chegando. Esta é a minha proposta. Eu escolhi fazer um contraste com outras cores mais claras que tragam leveza, no fim o verde esmeralda é uma cor densa. O azul escuro - levemente esverdeado - faria também essa transição para um clima de praia. No desenho da esquerda, uma ideia de proporções. Para que vire "praia" e não "floresta", neste caso deixei a cor verde esmeralda como uma cor secundária. Aqui você está olhando somente para as cores, uma proposta entre tantas possíveis, para terminar de visualizar imagina as texturas e os materiais em sintonia com o tema "praia".


2. Pensar em elegância usando verde esmeralda é meio caminho andado, já que a cor por si só fala de refinamento. Então somente preciso buscar bons companheiros, aqueles que não briguem mas complementam mesmo. Fiz uma escolha segura: amarelo mostarda, preto, vinho e verde oliva. Olhando para a paleta me parece que há um contraste interessante entre os dois tons de verde: verde esmeralda e verde oliva. O verde esmeralda ao meu ver é uma elegância mais tradicional e o verde oliva traz uma elegância mais moderna, contemporânea. Acredito que os tons oliva aparecerão muito daqui em mais em 2021 e 2022.

3. Romantismo com verde esmeralda é também em certa forma um clássico já que quantos noivos já não deram anéis de esmeralda para selar o amor com suas amadas? Eu escolhi retratar em cores um amor maduro, não se trata de noivos adolescentes, nada disso. É um amor com bases sólidas pelo tempo, por isso optei por um rosa velho junto com marrom escuro em uma dose pequena. O azul celeste veio para arejar, trazer ares de renovação e falar de um amor de "cabeça aberta". O cinza chumbo é mais uma forma de trazer modernidade, tirando a ideia de um amor "fru-fru", me explico?

Semanas atrás eu trouxe 3 possibilidades de combinar azul marinho, você pode ver esse post aqui. E de novo, não usei círculo cromático para fazer estas paletas. Isso não é importante, nem necessário. O que é importante:


  1. que consegui passar - na minha opinião - as sensações, emoções e ideias que tinha como objetivo.

  2. que prestei atenção na escolha das tonalidades, brincando com contrastes de luminosidades (cores mais claras e cores mais escuras) e contrastes de saturação (cores mais vibrantes e cores mais apagadas).

  3. que pensei em um jogo de proporções usando cada tonalidade na proporção que ao meu ver seria suficiente para passar a mensagem.


Para finalizar, um ponto super importante: não há receitas, nem dogmas na hora de combinar cores. E também, não há respostas únicas. As propostas que eu trago neste blog post são apenas 3 possibilidades entre milhões.


Se tiver comentários ou quiser sugerir alguma cor para trabalhar paletas em um próximo post, pode escrever a contato@coreslovers.com ou me mandar uma mensagem via direct no Instagram.


Não me segue no Instagram ainda? >>> Vamos resolver isso agora :) Clicando aqui.


Abraço colorido!


Felicitas





Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.