O "Como Combinar" de hoje chega com a cor do ano 2025 da Pantone, Mocha Mousse. Uma tonalidade de marrom cálido que lembra mousse de chocolate com café. Uma cor reconfortante que lembra aquela sensação prazerosa de se auto presentear com um mimo.
Gostei muito da escolha da Pantone por esta tonalidade de marrom porque ela acorda muitas sensações. Só de ver a cor ela acorda claro a nossa visão, mas também o nosso paladar, o nosso olfato, o nosso tato (as imagens da Pantone da mousse aerada... são muito atrativas).
Nos tempos que correm onde passamos tanto tempo na frente de uma tela pode ser benéfico provocar essa multiplicidade de estímulos a través das nossas memórias.
Quando a Pantone comunicou a cor Mocha Mousse deu aquele burburinho respeito da temperatura de cor, se é uma cor quente ou uma cor fria. Ajudando a dirimir essa dúvida, mocha mousse é um marrom com subtom avermelhado, portanto um marrom quente. Mas, a temperatura é uma cor relativa portanto isso pode mudar dependendo o contexto no qual a cor está inserida, podendo parecer "mais fria" quando em combinação com outras cores mais quentes.
O fato de Mocha Mousse ser uma cor complexa, com um subtom expressivo, aumenta o potencial dela mostrar seu lado "mais quente" em algumas combinações, ou seu lado "mais frio" em outras combinações. Por isso, o olhar da especialista em cores deve ser muito bem treinado para ir captando essas sutilezas e saber combinar com essas variáveis em jogo.
Fiz uma LIVE no Instagram falando sobre a cor Mocha Mousse, se quiser rever a gravação > VISITA ESTE LINK
O coração da minha proposta no "Como Combinar" é sempre te mostrar a versatilidade das cores. E com Mocha Mousse isso ganha uma super força porque se trata de uma cor "camaleão" que se adapta muito bem a tonalidades frias e quentes, a cores suaves e vibrantes, a cores claras e escuras. Nas 3 paletas de hoje com Mocha Mousse vou explorar diferentes combinações com a mesma tonalidade de marrom.
Para combinar cores, é essencial antes de mais nada, ter clareza sobre o que você quer comunicar e entender o contexto. Depois, é preciso pensar nas sensações e emoções que deseja transmitir e só então vai partir para a escolha das cores e tonalidades que juntas vão transmitir essa ideia. Porque em uma combinação sempre importa a relação entre as cores, mais do que as cores em si mesmas.
Ao criar estas paletas, pensei em três contextos: um de calma e tranquilidade com outras cores frias em destaque, um de energia e dinamismo com outras cores quentes em destaque e um de silêncio e contemplação com outras cores neutras em destaque.
Vou te mostrar as paletas finais, mas, antes de criá-las, sempre passo mentalmente por todos os passos que mencionei: penso no que quero comunicar, no contexto, e nas emoções e sensações que quero transmitir.
Vamos então com as 3 paletas de cores combinando Mocha Mousse:
Paleta 1. Calma e tranquilidade:
Paleta 2. Energia e dinamismo:
Paleta 3. Contemplação:
Estas paletas trazem duas informações diferentes: à direita, a paleta de cores nas bolas coloridas todas do mesmo tamanho, uma do lado da outra, e à esquerda, o esquema de cores, onde cada tonalidade aparece em uma proporção diferente indicando o uso da paleta com uma intenção, de acordo com o que desejo comunicar.
Gostou destas paletas e esquemas com Mocha Mousse? Qual delas é a tua preferida? Espero que sirvam para acordar sua criatividade em combinar cores!
>>> Parar dar os primeiros passos no mundo profissional das cores indico o livro digital Use Cores sem medo, que traz 10 conceitos essenciais com dicas práticas para profissionais que desejam ser também especialistas em cores.
Abraço colorido,
Felicitas :)