top of page

3 PALETAS DE CORES NA TENDÊNCIA BARBIECORE

A Barbie chegou faz tempo, exatamente em 1959 mas, há zero fadiga no seu caminhar. Pelo contrário, ela continua se reinventando. O rosa já foi cor de menina e doçura mas, tal como a Barbie, também está se reinventando inclusive pela força das suas tonalidades. Hoje rosa e pink são tonalidades muito diferentes. E cada vez mais o pink é um cor super conectada não com a doçura do universo feminino mas com a sua força.

Maju Coutinho em pink - Lápis de lábios em uma mão e confiança na outra

Como tendência de cor recente, vemos o rosa aparecendo com força desde 2014 com o filme "O grande hotel Budapeste", depois no restaurante Sketch de Londres, da brilhante designer India Mahadavi e ainda em 2016 com a versão pastel da Pantone Rosa Quartz.


Millennial Pink

Já desde agosto de 2017 escrevia no blog sobre possíveis caminhos para o "rosa empoeirado" Um deles era transitar para um pink, com mais magenta, reforçando o lado feminino e de empoderamento da mulher.



E não é que chegou? Se não acredita, podemos perguntar ao Diretor Criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli, que lançou meses atrás sua coleção outono/inverno 2022/2023 inteiramente colorida no Pink PP (cor assim batizada por ele junto com a Pantone).

Campanha Valentino PP Pink com Lewis Hamilton

Pink PP é sem dúvida, além da releitura do tradicional Vermelho Valentino pelo lente da modernidade, uma afirmação de liberdade e da possibilidade de fazer mais com menos. Adoro que Lewis Hamilton corredor de Fórmula 1 é protagonista da campanha de divulgação de Pink PP da Valentino. Uma reafirmação de que a cor não tem gênero e é sinónimo de liberdade.


Mas o fenômeno que deu à tendência o nome de Barbiecore é, claro, o próximo lançamento do super esperado filme da Barbie (com o guapo Ryan Gosling que gosto mais dele como Ryan Gosling do que como Ken).

Barbiecore, rosa choque, pink Barbie

Assim é que os looks, espaços e produtos inteiramente pinks ou rosa choque (como diria Elsa Schiaparelli, considerada a mãe do rosa) começaram a povoar as redes.




livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

O que eu me proponho hoje é pensar juntas 3 paletas de cores na tendência Barbiecore. Ou seja, combinar o pink da Barbie com outras cores para criar 3 paletas modernas e ao mesmo tempo cheias de personalidade.


Sim, vou fugir das paletas monocromáticas para transitar outras possibilidades, mas sempre mantendo o pink com protagonismo. Ou seja, o pink sempre será a cor na maior proporção da paleta.


O que resta então? Brincar com os contrastes e com as tonalidades. E lembrar que o pink na sua máxima expressão pode ter tanta força quanto um vermelho. Aí reside sua potência.


>>> Como sempre reforço quando se trata de combinar cores, o primeiro passo deve ser ter clareza do que decide comunicar, depois é importante traduzir isso em emoções e sensações usando palavras chave e frases, e somente então escolher as cores e tonalidades que "juntas" vão transmitir essa mensagem.


1. A paleta da fantasia construída acima de duas cores muito claras, uma rosada e outra azul claro. O preto somente para pontuar e dar um caráter "gráfico" e moderno.

paleta de coras com pink, fantasia

2. A paleta tropical com muita alegria solar e águas quentes. O verde intenso quebra o que antes aparecia como muito previsível.

paleta de cores com pink, tropical

3. A paleta da ousadia porque preto e branco sempre são forças opostas que se complementam. Frente ao pink, o preto tem uma força enorme.

paleta de cores com pink, ousadia

>>> Se gostou deste post, compartilha com amigas e colegas que também queiram trazer novas possibilidades de paletas junto com o rosa Barbiecor do momento.


Abraço colorido,

Felicitas




logo Cores Lovers
bottom of page