top of page

7 PALETAS DE CORES USANDO VIVA MAGENTA

A esta altura você já deve saber que a cor do ano de 2023 segundo a Pantone é Viva Magenta, certo? Pois bem, Viva Magenta é uma cor da família dos vermelhos, uma cor cheia de vida e energia, pulsante e vibrante.


Também é muito interessante que a Pantone se inspirou na vermelho da cochonilha, um dos mais antigos pigmentos naturais de vermelho, descoberto pelos astecas no México e levado para Europa pelos espanhóis. Livros de história contam que a cochonilha foi a principal matéria prima extraída da América fora ouro e prata. Incrível, né?


Viva Magenta é uma tonalidade de vermelho poderosa. Muito desse poder é pelo fato de ser uma cor intermediária, um vermelho rosado com subtom sutilmente violáceo, que pode transitar muito bem em paletas quentes e paletas frias. Também é uma cor forte porque ainda com raízes naturais, é uma cor que vai muito bem no mundo virtual e digital. Algo necessário no atual mundo híbrido no qual transitamos entre encontros presenciais e encontros online diariamente. Ou seja, fiel a sua origem vermelha, é uma cor cheia de movimento.


viva magenta pantone cor do ano 2023

Eu adorei esta escolha de cor, me atrai sua versatilidade e também sua energia. Me lembra que durante a pandemia, na pior fase de ficar confinados dentro de casa, eu amava usar uma toalha de banho linda e gostosas nesta cor, me enchia de alegria e gostava de me sentir abraçada por essa energia.

Ano passado escrevi um post similar a este com 7 paletas de cores usando Very Peri, a cor do ano de 2022. Por que 7 paletas? Porque queria demonstrar uma das minhas grandes verdades de que "todas as cores combinam com todas as cores e o que importa mesmo é a justa calibração das tonalidades".


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

Novamente vou trazer 7 paletas de cores desta vez usando Viva Magenta em combinação com cada uma das cores primárias, com cada uma das cores secundárias e uma última combinando com cores neutras, neste caso preto e cinza.

Vamos às cores!


1. Viva Magenta + Vermelho: optei por um vermelho rosado quente junto com um preto para contrabalancear tanta doçura.

paleta de cores viva magenta e vermelho cores lovers

2. Viva Magenta + Amarelo: pensei em um amarelo sutilmente esverdeado e um cinza sutilmente amarelado.

paleta de cores viva magenta e amarelo cores lovers

3. Viva Magenta + Azul: já que é um vermelho que transita bem entre o frio e o quente, que tal um azul levemente aquecido? Como gostei de acompanhar as paletas com uma cor neutra, neste casso um bege quentinho e confortável.

paleta de cores viva magenta e azul cores lovers

4. Viva Magenta + Laranja: Viva o otimismo! Viva a vida calorosa! Para isso dois tons de laranja vivos, um mais solar.

paleta de cores viva magenta e laranja cores lovers

5. Viva Magenta + Verde: já que o viva magenta tem esse lado digital, usei um verde ácido um tanto eletrizante junto a um outro mais puro e tradicional. Viva os contrastes!

paleta de cores viva magenta e verde cores lovers

6. Viva Magenta + Violeta: muito tentador elevar ainda mais a força do Viva Magenta com um violeta avermelhado pulsante!

paleta de cores viva magenta e violeta cores lovers

7. Viva Magenta + Preto +Cinza: escolhi um preto sutilmente violáceo e um cinza prateado super moderno e frio.

paleta de cores viva magenta preto e cinza cores lovers

Qual de todas estas 7 paletas é a sua preferida? Qual usaria facilmente? Qual você desgostou e nunca usaria?


Nos vemos na próxima semana!

Abraço colorido.

Felicitas





logo Cores Lovers
bottom of page