top of page

3 PALETAS DE CORES COMBINANDO AZUL KLEIN

Melhor do que saber as cores que vão estar na moda este outono-inverno 2023 é saber combinar as cores que estarão na moda. O "Como Combinar" volta com uma das cores que você mais verá nesta nova temporada: Azul Klein. Também chamado de azul royal, azul elétrico e até azul cobalto, é o menos calmo dos azuis. Na minha opinião, entender azul Klein é um caminho para entender a força das tonalidades.


O azul Klein é um azul potente, vivo e elétrico criado pelo pintor francés Yves Klein em 1956. É um azul ultramarino sintético que cobrou notoriedade quando começou a usá-lo em obras monocromáticas como o elemento central da arte.


Obra Yves Klein no museu

O azul Klein deu uma identidade própria às obras de Yves Klein. O IKB virou sua assinatura e criou todo um legado acima do "azul mais azul dos azuis".


moodboard azul Klein

As sensações por trás do azul Klein tem a ver com o infinito, tal como vemos no azul pela analogia com o céu infinito e com o mar infinito. Mas, no caso do azul Klein também assoma uma sensação de imaterialidade. Azul Klein é mais do que o típico azul primário, é um azul enérgico e cheio de vivacidade que parece estar suspenso no ar.


É uma tonalidade de azul que desarma a ideia, às vezes omnipresente, de que o azul é calmo. Dessa forma eleva à máxima potência a força das tonalidades como sendo o foco onde devemos colocar o nosso aprendizado em cores.


Tal como eu sempre repito, não se trata de cores mas de tonalidades e escolher as tonalidades certas é mais importante do que escolher as cores certas. Se você ainda não tem em mãos "O Guia Visual das 100 Tonalidades" faça download gratuito dele clicando aqui.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

Azul Klein admite muitas combinações super interessantes para explorar nesse outono-inverno. Vou te mostrar 3 paletas de cores combinando Azul Klein que me parecem interessantíssimas. Elas valem como bons exemplos da versatilidade das combinações de cores para criar novas mensagens, sempre diferentes, mesmo que usemos a cada vez a mesma tonalidade.


Para cada paleta de cores vou te apresentar duas informações diferentes. Á direita, a paleta de cores nas bolas coloridas todas do mesmo tamanho uma do lado da outra. E á esquerda, o esquema de cores onde cada tonalidade aparece em um tamanho diferente indicando o uso da paleta com proporções, ou seja, dando uma intenção para a combinação.


1. Azul Klein + Azul em uma paleta monocromática. Pode azul com azul? Claro! E já que azul klein é um azul vivo e energizado combinei ele com outras duas tonalidades de azul bem diferentes, mais próximas do que entendemos por azul na sua versão primária e calma. Mas, dado que o Azul Klein é eletrizante ainda trouxe um pouco de vivacidade brincando com as temperaturas dos azuis. Isso fica mais evidente no azul levemente violáceo, podemos chamar de azul lavanda. Para compor a paleta um cinza neutro frio que também está super na moda.

paleta de cores azul klein com azul

2. Azul Klein + outras cores coloridas da moda em uma paleta de duplas complementares. Aqui quis colocar tudo que está na moda junto para dançar :) Então juntei azul klein com um laranja bem vivo (a primeira dupla complementar). E ainda um verde oliva com um rosa doce e delicado (a segunda dupla complementar). Para compor um cinza neutro quente.


paleta de cores azul klein com duplas complementares

3. Azul Klein + marrom com um toque de amarelo manteiga. Nesta última paleta mais uma combinação super em alta com azul klein e marrom. Ainda para reforçar o contraste frio e quente combinei com mais um toque de caramelo e um amarelo manteiga que veremos demais por aí daqui em diante. Para compor a paleta, um neutro quase preto.


paleta de cores azul klein com marrom

Escolhe tua paleta de cores com Azul Klein preferida e experimenta formas de usar esta cor da moda neste outono-inverno. Estas combinações servem muito bem para looks e também para a casa. Lembra que os outros elementos de design como formas, materiais e texturas também contam muito na hora de comunicar sensações.


Mas, claro... as cores chegam primeiro, por isso calibra bem as tonalidades nas tua combinações.


Espero te ver novamente aqui na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida.


Abraço colorido!

Felicitas



logo Cores Lovers
bottom of page