COMBINE CORES COM LIBERDADE SEM FÓRMULAS (sim, é possível!)

Sempre usamos cores com um fim, e para isso normalmente precisamos combinar cores. Há casos em que optamos por usar uma única cor, mas ainda assim, para dar ritmo a essa paleta monocromática devemos lidar com diferentes tonalidades da mesma cor. Portanto, saber escolher as cores certas e saber combinar cores são duas habilidades fundamentais para todos que trabalhamos com cores. E digo isso pela minha própria experiência.


Quando estava começando o meu caminhar no mundo dos interiores lá em 2014 e depois de já ter realizado o meu primeiro curso de cores, ou seja, já tinha um pouco de ideia do que estava fazendo, cometi o que eu considero o maior erro colorido com uma cliente.

O erro com essa cliente foi muito simples: eu escolhi a cor errada. Nesse caso era uma cor de tinta, mas poderia ter sido de sofá, ou de tapete, ou de papel de parede. Quando percebi o erro, o primeiro que senti foi vergonha. Depois arrependimento por não ter sido mais cuidadosa. E no fim, isso que parece simples, foi o que precisei para dar a segunda maior reviravolta na minha carreira profissional (a outra foi quando pedi demissão da Natura - a minha primeira formação é em administração de empresas e marketing - e sai dessa grande empresa depois de 11 anos para começar do zero como designer de interiores).

A grande reviravolta foi me tornar especialista em cores. Foi tão feio o sentimento de ter errado em algo que eu achava sabia fazer, que quando o medo de errar novamente queria tomar conta de mim, matei ele com a decisão de estudar e entender como a cor funciona para nunca mais ter que passar por isso. E foi isso que fiz e isso que me trouxe até aqui.

Vale dizer, para que história não fique inconclusa, que o erro foi resolvido e aquela cliente é uma das minhas melhores clientes até hoje. Aleluia! E também vale dizer que eu consegui o meu propósito e a maior comprovação disso foi quando ano passado, 6 anos depois, o meu projeto da loja de sapatos Luiza Perea aqui em São Paulo foi finalista do ABD Design Awards na categoria Melhor Uso da Cor. Uma alegria imensa!



Nesses seis anos que se passaram desde o maior erro até a maior conquista eu estudei muito e lancei o meu primeiro curso de cores presencial, a "Oficina da Cor". O curso me deu a possibilidade de trocar com mais de 100 alunos de diferentes perfis e atividades - designers de interiores, arquitetos, consultoras de estilo, visagistas, paisagistas, artistas plásticos, designers de estampas, quem trabalha com desenvolvimento de produtos, na grande maioria. Todas pessoas que, da mesma forma que eu faço, usam cores nos seus projetos ou no seu dia a dia. Foi uma experiência incrível e de muito crescimento.