top of page

COMO COMBINAR DIFERENTES TONALIDADES DE VERMELHO.

Vermelho, símbolo do sangue e do fogo é, ao mesmo tempo, a cor do começo e a cor do fim, a cor da vida e a cor da morte, a cor do amor e a cor do ódio. Numerosas culturas muito tempo atrás, antes mesmo da palavra escrita, reconheciam o vermelho como cor, tal a importância do vermelho para a nossa cultura.


Mas, o mais importante para ser dito a você hoje é o seguinte: para um especialista de cor dizer "vermelho" e o mesmo que dizer NADA. Sim, escrevi bem. Vermelho não quer dizer nada no mundo das cores.


Tal como azul não quer dizer nada, verde não quer dizer nada, amarelo não quer dizer nada... sim, você me entendeu.


Muito louco dizer isso? Não tanto como acreditar que o mundo da cor se reduz a um único vermelho neste universo vasto de cores. Isso porque a força das cores não está nas cores mas, nas tonalidades. E isto que parece pegadinha não é.


E como nas cores, melhor do que falar é VER, e no meu caso mostrar, vamos a ver juntas formas de combinar diferentes tonalidades de vermelho em combinações que você pode copiar em teus projetos e produtos coloridos.


Para começar, o vermelho que talvez consideramos um vermelho puro. Aquele vermelho que é mesmo vermelho, vermelho primário talvez. Trouxe ele em duas paletas de cores muito diferentes que ajudam a mostrar o potencial das tonalidades quando combinadas.


Nesta primeira paleta uma combinação muito básica se pensamos na representatividade do trio vermelho, preto e branco. As cores secundárias da paleta, azul acinzentado, amarelo amanteigado e verde militar, são uma companhia e tanto, contrastando bravamente com leveza.

paleta de cores branco preto vermelho azul amarelo verde cores lovers

Se mudamos o jeito de olhar esta paleta de cima é uma bela tríade primária (vermelho, azul e amarelo) em companhia de preto e branco mais verde, este último poderia até considerar um neutro cromático por ser mais escurecido. Uma paleta interessantíssima na qual jogar com as proporções das cores pode trazer riqueza dramática de resultados.


Na próxima paleta há um vermelho também bastante puro em companhia de cores familiares como laranja e roxo e o dinamismo de um verde oliva do tipo luminoso. Quanta alegria! Uma paleta que pode render muitos esquemas de cores cálidas, olha bem e veja que até o verde é esquentado. A outra coisa que chama muito atenção é como esta paleta é atual e moderna, muito no tom da primavera que começa em poucos dias.

paleta de cores vermelho laranja verde roxo preto cores lovers

Agora mudamos o clima para uma paleta com um vermelho apagado e denso, uma tonalidades que poderia muito bem ser de outono. A companhia do marrom é deliciosa e com o roxo é instigante no contraste de quente - frio.

paleta de cores vermelho marrom bege roxo branco preto cores lovers

Nesta próxima paleta me encanta o contraste entre diferentes tonalidades de vermelho. Perceber a migração do vermelho para praticamente uma cor salmão, deixa evidente como as cores são realmente um infinito constante e somos nós que "encaixotamos" elas em caixinhas. Construir essa transição de tonalidades como em uma escadinha (mesmo pulando degraus no meio) é uma forma fácil de criar combinações consistentes e potentes.

paleta de cores vermelho pêssego azul preto cores lovers

Para terminar, duas paletas que mostram como a temperatura da cor do vermelho é relativa. Na primeira todo o poder do vermelho alaranjado em companhia do próprio alaranjado elétrico e uma cor pêssego delícia, até aqui tudo quentinho. A supresa vem pelo contraste de temperatura com um rosa mais frio. Uma paleta muito simples que desafia as convenções com esse contraste. De novo, muito atual.

paleta de cores vermelho laranja salmão rosa cinza preto

Esta próxima paleta é para mostrar o potencial mais frio do vermelho, ele andando em direção do magenta se torna uma tonalidade mais ponderada, recatada até. E os limas? Pois é a ponderação termina ai. Esta paleta me remete a esportes, aqueles praticados na luz do dia e com explosão seja de força, de beleza ou de feminilidade.

paleta de cores preto vermelho rosa verde marrom cores lovers

Se você pirou com a cor vermelha e quer dar uma aprofundada nela, veja este outro post no qual falo do simbolismo e particularidades do vermelho.


Agora entendeu porque eu disse lá no início do post de que dizer "vermelho" é o mesmo que dizer nada?


Para captar no seu interior criativo esta mensagem eu sugiro que você se disponha a aprender tanto o lado simbólico das cores como também todas as sutilezas derivadas das dimensões de matiz, temperatura, luminosidade e saturação. Sempre deve lembrar é que uma mesma cor pode render muitas (mas muitas) tonalidades. Cada tonalidade conta uma nova história e embarca em novas emoções e sensações criando muitas possíveis mensagens com uma mesma cor.


Muito mais se pensamos que rara vez vemos cores sozinhas, mas vemos cores em companhia de outras cores, vemos cores em combinação. E as cores são como nós, da mesma forma que cada relacionamento nos mostra um lado da nossa personalidade, as cores também mudam com cada nova companhia.


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais


Se este tema te interessa há mais dois posts que podem ser do teu interesse:



Espero te ver novamente aqui na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida.


Abraço colorido!

Felicitas






Σχόλια


logo Cores Lovers
bottom of page