COMO COMBINAR VIOLETAS, ROXOS, UVAS e ROSAS


Todos que trabalhamos com cor precisamos apresentar sempre aos nossos clientes boas combinações de cores. E isto que pode parecer simples esconde muitos interrogantes: Por onde começo? Todas as cores combinam entre elas? E se eu errar nas proporções e não ficar bonito? E se o meu cliente não gosta? Será que não é melhor apostar no caminho seguro dos neutros? Os caminhos para criar uma paleta de cores coesa e harmoniosa são muitos. Mas dentre todos eles há algo que tenho absoluta certeza: a natureza é uma excelente fonte de inspiração. E isso porque a natureza, com a sua enorme sabedoria, sempre combina cores em harmonia!!! E o melhor de tudo… ela está ai, lindamente nos oferecendo tudo de cor que podemos desejar, de graça! Se estas perguntas acima rondam na tua cabeça na hora de pensar em combinações de cores para os teus projetos tenho uma muito boa sugestão: abre a janela, sai no jardim, faz uma pausa e visita a praça perto de casa, vai para o interior na casa de parentes, ou ainda, tira umas férias!… mas faz isso tudo de olhos bem abertos.


Seis anos atrás, quando escrevia o meu primeiro blog de decoração, toda terça-feira postava uma paleta de cores inspirada em fotos da natureza. Essas paletas eram numeradas e estavam em uma seção do blog chamada Cores Lovers, claro! Só podia ser. Foram essas paletas o começo e despertar da linda história de cores que estou criando e vivo e respiro no meu estúdio Cores Lovers. Hoje vou compartilhar 3 dessas paletas. Todas elas são daquela época, retrabalhadas com um novo olhar mais aprimorado (sim, eu também continuo melhorando dia a dia o meu olhar para cores. Podem ter certeza que eu fui a primeira pessoa em me embarcar na minha ideia de aprender a ver cores, escolher cores e usar cores sem medo… mas esta história vou deixar para outro newsletter). Escolhi estas 3 paletas, todas com tons violetas, roxos, uvas e pinks… porque são cores muito em alta hoje mas que podem gerar dúvidas na hora de compor uma harmonia coesa. Vamos lá, uma mini descrição de cada uma:


A mais jovem, divertida e ousada. Juntar amarelo com violeta e com pink pode ser uma combinação explosiva. Mas se estas cores são bem dosadas ainda podemos transmitir suavidade e feminilidade. Juntar cores com saturações contrastantes sempre vai trazer ousadia para a paleta.


A mais misteriosa, com pingos de jovialidade. O violeta junto com outros tons escurecidos como azul noite e verde de floresta fechada, traz uma ideia mais densa, mais noturna e misteriosa. Junto com lilás e uva então ganha jovialidade e ares mais espirituosos.


A mais fria, mas não por isso a mais triste ou séria. O vinho e azul marinho mantém sobriedade que acorda com tons de uva, rosa empoeirado e azul celeste. Me parece uma combinação muito moderna e atual. Tanto feminina como masculina, se bem dosadas as cores.

Espero ter despertado a vontade de buscar na natureza inspiração para suas combinações de cores. Aproveitem seus passeios, mas também revistas, fotos de amigos, livros e até o Pinterest para suas inspirações de cores.



Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.