top of page

COMO COMBINAR VERDE, LIMA, OLIVA E ESMERALDA.

Estudar sobre cores, para que mesmo? Para saber combinar. Ou também poderíamos dizer para saber comunicar mensagens com cores. Seja que queremos embelezar, não deixa de ser uma forma de comunicar, ou desejamos motivar, provocar uma mudança, criar foco ou mesmo distrair, combinar cores é sempre uma forma de comunicação.

Na hora de combinar e comunicar, como melhor podemos usar as tonalidades de verde? Destaquei no título deste post 3 tonalidades de verde que reúnem bem as possibilidades do verde. Os tons lima como sendo mais luminosos e ácidos. Os tons oliva representando os verdes mais amarelados e mais escurecidos. Os tons esmeralda trazendo a força mais brutal do verde.

Claro que estas tonalidades não esgotam a enorme variedade de verdes que você pode usar nas suas combinações: temos ainda verde sálvia, verde militar, verde acqua, verde menta, verde abacate, verde bandeira, verde garrafa, entre muitos.

Verde é acima de tudo, a cor da natureza. Daí se desprende que é a cor do balanço e da harmonia.

Em termos fisiológicos o verde tem um cumprimento de onda intermediário, nem curto como os violetas e azuis, nem longo como os vermelhos e laranjas. Por conta disso ele cai perfeitamente "redondo" na nossa retina. Talvez isso explique em parte por que relaxamos na presença do verde.


A melhor definição que li até agora do verde veio da autora do meu livro de cabeceira, Janice Lindsay no livro "All About Color" no qual, comparando o verde com o vermelho e azul, ela diz:


"O Vermelho é quente e o azul é frio, verde é agradável.

O Vermelho é ativo, o azul é passivo, verde é tranquilizador.

O Vermelho é masculino, o azul é feminino, verde não é nem um nem outro.

O Vermelho é seco, o azul é molhado, verde é úmido.

O verde não é bom, nem mau, verde é a cor do meio."


Na hora de combinar verdes, limas, olivas e esmeraldas nada melhor que ir buscar inspiração na mãe natureza, mãe de todo e de todos. Ela sempre acerta nas combinações e podemos copiá-la sem errar.

Fui buscar no meu inventário de paletas coloridas e sobram paletas belíssimas combinando verdes, limas, olivas e esmeraldas. Difícil foi escolher mesmo!


Escolhi estas 4 paletas de cores todas com tonalidades de verde que vale a pena analisar. Vamos ver uma a uma e o que podemos aprender com elas.


paleta de cores da natureza como combinar tons de verde cores lovers

Nesta primeira paleta temos duas tonalidades de verde bem "comuns". Me animaria a dizer que talvez quando pensamos em verde estamos realmente pensando em tonalidades similares a estas. Há um jogo interessante de claro e escuro que dá um bom dinamismo à paleta.



paleta de cores da natureza tons de verde inspiração de outonocores lovers

Esta segunda paleta traz uma ideia do que seria um verde oliva. Um tanto amarelado, um tanto "sujo", um tanto "escuro". A paleta como um todo respira ares de outono, que super combina com uma tonalidade oliva. O lado "quente" do oliva fica lindo em combinação com rosados, laranjas e marrons.



paleta de cores da natureza como combinar tons de verde cores lovers

Esta terceira paleta é próxima do que entendo por um verde lima. Uma tonalidade de verde luminosa e também ácida, que se destaca à distância chamando a atenção para si. Tem um lado jovial muito forte. A paleta como um todo traz algo de infantil, de "brincadeiras de menino" que pode muito bem servir para um estilo esportivo urbano.



paleta de cores da natureza como combinar tons de verde cores lovers

E esta última paleta traz a força de um verde esmeralda (devo reconhecer que tem um lado um tantinho azulado, podendo até passar por um petróleo mais do que um esmeralda). De todas formas tem essa densidade, força e profundidade das cores escuras que trazem na mesma medida mistério e riqueza.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

>>> 4 paletas em tonalidades de verde que são um show de natureza. Essa é a melhor forma de fechar este post. Que me dá vontade de sair dando voltas por aí, descobrindo cores do lado de fora do computador. A melhor forma de treinar o olhar para valer.


E para ir fechando, gostaria de voltar ao começo e fazer uma última reflexão. Que verde é a cor da harmonia e do balanço, não há dúvidas disso. Mas, agora me diga você: qual ou quais de todas estas tonalidades melhor encarne o lado mais balanceado, harmonioso e equilibrado do verde?


O que você precisa sempre lembrar é que uma mesma cor pode render muitas (mas muitas) tonalidades. Cada tonalidade conta uma nova história e embarca em novas emoções e sensações criando muitas possíveis mensagens com uma mesma cor.


Se este tema te interessa há mais dois posts que podem ser do teu interesse.




Espero te ver novamente aqui na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida.


Abraço colorido!


Felicitas



Comentários


logo Cores Lovers
bottom of page