top of page

MANUAL DE CONFIANÇA PARA COMBINAR CORES.

Em anos e anos de trabalhar com cores, tanto como designer de interiores, ensinando e compartilhando com profissionais das cores todo o apreendido e também como color designer, posso afirmar sem lugar a dúvidas que o que nos motiva a usar mais e melhor as cores é o nosso desejo genuíno de comunicar.


Acredito que toda comunicação se origina em um desejo de interação com o outro, de compartilhar conhecimentos, ideias, desejos, emoções e sentimentos. Por isso é que eu sempre afirmo que "as cores falam" em um sentido metafórico que é muito real. Porque mesmo a cor, sendo uma linguagem não verbal, tem esse potencial enorme de comunicar.


A forma de comunicar ou "falar" com cores é realizando combinações de cores, ou seja, usando cores em conjunto. Isso porque são raras as vezes em que vemos cores isoladas, normalmente vemos cores junto a outras cores, de uma forma que se potencializam umas às outras, criando uma mensagem coesa.


Nessa empreitada de combinar cores, de usar cores em conjunto, podem aparecer empecilhos, temores, medos e dificuldades. Este manual de confiança para combinar cores é uma forma de te auxiliar a se colocar em ação com a tranquilidade de quem está "falando coisa com coisa", em forma clara e coerente.


O manual é formado por recomendações sobre o que fazer e o que não fazer para combinar com confiança e recomendações finais, vamos lá:


O QUE FAZER PARA COMBINAR CORES COM CONFIANÇA:

  • Antes de sair combinando cores, tenha muita clareza do que deseja comunicar e qual é o objetivo. As cores escolhidas e as combinações escolhidas são sempre uma consequência, um ponto de chegada e não ponto de partida.

  • Dado que as cores comunicam em um nível emocional, explora quais são as emoções que deseja comunicar, para que elas sejam o teu guia na escolha das cores, tonalidades e combinações.

  • Tenha sempre em mente que as cores são universais mas nos relacionamos com elas em forma pessoal. Isso quer dizer que você precisa compreender de que forma o seu interlocutor, ou target, se relaciona com as cores e ainda avaliar suas cores e combinações em contexto.

  • Toda combinação de cores é um jogo de contrastes. Esse jogo pode ser calma e tranquilo, dinâmico e enérgico ou ter um pouco de calmo e um pouco de dinâmico. O tipo de contraste pode variar, mas sempre há um contraste. Uma combinação sem contraste passa desapercebida. Uma vez escolhidas as cores e tonalidades brinque com diferentes contrastes, inclusive "calibrando" intencionalmente as tonalidades até chegar ao jogo de contrastes que você sente como certo.

  • A proporção em que as cores são usadas em uma combinação é também um tipo de contraste. Faça testes também com diferentes proporções antes de dar sua paleta de cores por terminada.


livro digital Use Cor sem medo Cores Lovers

O QUE NÃO FAZER PARA COMBINAR CORES COM CONFIANÇA:

  • Combinar cores que não servem para o objetivo, não são atrativas para o público ou estão fora de contexto.

  • Combinar cores "somente" em  função de modas e tendências. Compreender os movimentos de tendências de é importante para criar combinações de cores atuais e relevantes. Mas, é preciso não confundir tendências com "modismos" que rapidamente viram "cliché" e perdem força

  • Combinar as cores que você gosta e perder de vista as melhores cores e combinações para seu objetivo.

  • Combinar cores sem caprichar na correta calibração de tonalidades.

  • Desistir logo depois de fazer a primeira tentativa de combinar cores. É comum que na primeira combinação façamos o mais "simples" e óbvio. Se você procura sair do lugar comum e criar combinações com identidade, treine uma e outra vez diferentes combinações para um mesmo projeto até chegar naquela combinação que você sente como certa.


DUAS RECOMENDAÇÕES FINAIS:

  1. Sempre combine cores em forma intencional. Não fazer isso é como jogar palavras ao vento.

  2. Não caia no erra de acreditar que combinar cores é algo puramente intuitivo, ou pelo contrário, acreditar que combinar cores é algo puramente racional. Combinar cores com confiança é o mix delicioso dos dois, usar todo o potencial da sua intuição colorida junto com uma boa base de conhecimento de teoria das cores.


Agora é com você! Hora de levar este manual de confiança para a ação. Esta conversa colorida pode continuar pelo Instagram de @coreslovers. Me manda direct contando o que fez mais sentido para você deste manual de confiança para combinar cores.

O Curso COLORir que trata sobre como desenvolver ao máximo sua habilidade de combinar cores usando a intuição e sua razão, terá nova turma no mês de Setembro. Entre na LISTA VIP para saber em primeira mão tudo sobre esta 2a turma do curso COLORir. Clique aqui para entrar na lista VIP.


Abraço colorido!

Felicitas


Download Gratuito O Guia Visual das 100 tonalidades Cores Lovers

留言


logo Cores Lovers
bottom of page