top of page

MANUAL DE CONFIANÇA PARA COMBINAR CORES.

Em anos e anos de trabalhar com cores, tanto como designer de interiores, ensinando e compartilhando com profissionais das cores todo o apreendido e também como color designer, posso afirmar sem lugar a dúvidas que o que nos motiva a usar mais e melhor as cores é o nosso desejo genuíno de comunicar.


Acredito que toda comunicação se origina em um desejo de interação com o outro, de compartilhar conhecimentos, ideias, desejos, emoções e sentimentos. Por isso é que eu sempre afirmo que "as cores falam" em um sentido metafórico que é muito real. Porque mesmo a cor, sendo uma linguagem não verbal, tem esse potencial enorme de comunicar.


A forma de comunicar ou "falar" com cores é realizando combinações de cores, ou seja, usando cores em conjunto. Isso porque são raras as vezes em que vemos cores isoladas, normalmente vemos cores junto a outras cores, de uma forma que se potencializam umas às outras, criando uma mensagem coesa.


Nessa empreitada de combinar cores, de usar cores em conjunto, podem aparecer empecilhos, temores, medos e dificuldades. Este manual de confiança para combinar cores é uma forma de te auxiliar a se colocar em ação com a tranquilidade de quem está "falando coisa com coisa", em forma clara e coerente.


O manual é formado por recomendações sobre o que fazer e o que não fazer para combinar com confiança e recomendações finais, vamos lá:


O QUE FAZER PARA COMBINAR CORES COM CONFIANÇA:

  • Antes de sair combinando cores, tenha muita clareza do que deseja comunicar e qual é o objetivo. As cores escolhidas e as combinações escolhidas são sempre uma consequência, um ponto de chegada e não ponto de partida.

  • Dado que as cores comunicam em um nível emocional, explora quais são as emoções que deseja comunicar, para que elas sejam o teu guia na escolha das cores, tonalidades e combinações.

  • Tenha sempre em mente que as cores são universais mas nos relacionamos com elas em forma pessoal. Isso quer dizer que você precisa compreender de que forma o seu interlocutor, ou target, se relaciona com as cores e ainda avaliar suas cores e combinações em contexto.

  • Toda combinação de cores é um jogo de contrastes. Esse jogo pode ser calma e tranquilo, dinâmico e enérgico ou ter um pouco de calmo e um pouco de dinâmico. O tipo de contraste pode variar, mas sempre há um contraste. Uma combinação sem contraste passa desapercebida. Uma vez escolhidas as cores e tonalidades brinque com diferentes contrastes, inclusive "calibrando" intencionalmente as tonalidades até chegar ao jogo de contrastes que você sente como certo.

  • A proporção em que as cores são usadas em uma combinação é também um tipo de contraste. Faça testes também com diferentes proporções antes de dar sua paleta de cores por terminada.


livro digital Use Cor sem medo Cores Lovers

O QUE NÃO FAZER PARA COMBINAR CORES COM CONFIANÇA:

  • Combinar cores que não servem para o objetivo, não são atrativas para o público ou estão fora de contexto.

  • Combinar cores "somente" em  função de modas e tendências. Compreender os movimentos de tendências de é importante para criar combinações de cores atuais e relevantes. Mas, é preciso não confundir tendências com "modismos" que rapidamente viram "cliché" e perdem força

  • Combinar as cores que você gosta e perder de vista as melhores cores e combinações para seu objetivo.

  • Combinar cores sem caprichar na correta calibração de tonalidades.

  • Desistir logo depois de fazer a primeira tentativa de combinar cores. É comum que na primeira combinação façamos o mais "simples" e óbvio. Se você procura sair do lugar comum e criar combinações com identidade, treine uma e outra vez diferentes combinações para um mesmo projeto até chegar naquela combinação que você sente como certa.


DUAS RECOMENDAÇÕES FINAIS:

  1. Sempre combine cores em forma intencional. Não fazer isso é como jogar palavras ao vento.

  2. Não caia no erra de acreditar que combinar cores é algo puramente intuitivo, ou pelo contrário, acreditar que combinar cores é algo puramente racional. Combinar cores com confiança é o mix delicioso dos dois, usar todo o potencial da sua intuição colorida junto com uma boa base de conhecimento de teoria das cores.


Agora é com você! Hora de levar este manual de confiança para a ação. Esta conversa colorida pode continuar pelo Instagram de @coreslovers. Me manda direct contando o que fez mais sentido para você deste manual de confiança para combinar cores.


Download Gratuito O Guia Visual das 100 tonalidades Cores Lovers

Abraço colorido!

Felicitas


Imagem de capa Pierre Bamin via Unsplash



logo Cores Lovers
bottom of page