top of page

O QUE É E PARA QUE SERVE UMA PALETA DE CORES?

Falar de paletas de cores pode parecer recorrente mas, curiosamente, é um tema vasto e que sempre dá lugar a um novo insight. A grande questão das cores é que rara vez vemos cores sozinhas. Normalmente vemos cores em conjunto, cores junto a outras cores. E isso que pode parecer simples demais acaba sendo um dos maiores desafios de quem lida com cores: o desafio de combinar cores.


Frente a esse desafio, as paletas de cores se levantam como um dos maiores recursos visuais para facilitar a vida do profissional das cores. Pois é, elas não somente são bonitas, são também muito úteis.


materiais para criar paleta de cores Cores Lovers


O conceito de paleta de cores está tão divulgado que hoje são inúmeras as áreas e profissões que se servem das paletas como "ferramenta" para o desenvolvimento de projetos. Vemos que é um conceito que permeia áreas de design gráfico, design de interiores, branding, consultoria de estilo, arquitetura, maquiagem, vitrinismo, web design, figurino, fotografia, entre tantas outras. Dai a importância de saber criar e avaliar paletas de cores.


Para enxergar devidamente a funcionalidade de uma paleta de cores é preciso dar um passo atrás e pensar nas motivações para combinar cores. Podemos nos fazer as seguintes perguntas: Por que nos tomamos o trabalho de combinar cores? Por que isso é um assunto a ser falado? Por que investimos tempo e dinheiro em combinar as cores certas?


Sempre combinamos cores para comunicar uma mensagem. Pode até ser que procuremos criar beleza com as nossas combinações, mas o objetivo primeiro de uma combinação sempre está atrelado a uma mensagem para conseguir um resultado que também pode ser muito variado como vender um produto ou uma ideia, construir uma marca, transmitir uma sensação ou sentimento, contar uma história, representar um estilo entre tantos outros.

Ou seja, combinar cores é comunicar.


E você sabe, quando se trata de comunicação ela sempre deve ser clara, coesa e limpa de ruídos. Não seria diferente com uma combinação de cores que deve ser clara, coesa e limpa de ruídos.


Uma paleta de cores é uma ferramenta usada em design. Se refere a um grupo de cores destinadas a ser vistas e sentidas como um todo. Se trata de uma representação visual do que será comunicado com cores.

É uma forma de visualizar as interações entre as cores e assim ver se essas cores fazem sentido juntas, se comunicam o que é esperado e, eventualmente, se ficam bonitas juntas. Muitas vezes a criação da paleta de cores é um passo fundamental ao dar vida a um novo projeto. Ela será a melhor inspiração e referência para concretizar a visão inicial da criação.


Uma paleta de cores pode ter uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete… quantas cores sejam necessárias para comunicar sua mensagem. Não há um regra respeito da quantidade de cores mas, você sempre deve lembrar que, a medida que aumenta o número de cores em uma paleta, aumenta também a complexidade de combiná-las. Ao mesmo tempo muitas cores em uma paleta podem deixar a mensagem confusa e agitada, no entanto poucas cores podem deixar a mensagem monótona e sem graça. É preciso sempre buscar o balanço e o equilíbrio e para isso a sensibilidade do autor da paleta de cores é fundamental.


Ao criar uma paleta de cores você deve pensar no que deseja comunicar, escolher as cores que juntas sirvam a esse objetivo e avaliar os contrastes entre essas cores. Você vai eliminar da sua paleta todas as cores que te afastam do teu objetivo e manter aquelas cores que "juntas" te aproximam do seu objetivo. Como você pode ver não se trata de uma ciência exata mas de uma atividade cheia de sensibilidade.


Qual é a melhor forma de ficar boa em criar paletas de cores? Observar as paletas de cores presentes na natureza é, sem dúvida, imprescindível. Também é preciso ter conhecimento de conceitos de cor para validar tecnicamente as escolhas, no caso de que a tua intuição colorida não te deixe 100% confiante. Mas, o que separa os profissionais muito bons em criar paletas de cores dos profissionais médios ou até ruins, é o treino, a prática e se desafiar a fazer diferente.


Criar paletas de cores é uma habilidade e como tal pode ser desenvolvida. Agora é com você! Bora observar a natureza, estudar e treinar :)


Se anima com a ideia de ter a minha ajuda para ficar muito boa em combinar cores, entre na LISTA VIP para saber em primeira mão tudo sobre a 2a turma do curso COLORir que será em setembro este ano. Clique aqui para entrar na lista VIP.


livro digital use cor sem medo para profissionais com dicas práticas cores lovers

Abraço colorido,

Felicitas :)



faça download de O guia visual das 100 tonalidades cores lovers






Comentarios


logo Cores Lovers
bottom of page