top of page

CORES VIBRANTES: O QUE SÃO E COMO USÁ-LAS NAS TUAS COMBINAÇÕES.

No momento em que você entende que o mais importante para combinar cores é saber "calibrar tonalidades", você sabe da importância de dominar muito bem o que são cores vibrantes, cores apagadas, cores escuras e cores claras ou pastel. Dominar o entendimento das tonalidades é fator de sucesso para criar paletas de cores e combinações com belos contrastes.

As cores vibrantes são cores vivas e intensas. Tecnicamente chamadas de tonalidades saturadas ou de alto croma, normalmente têm luminosidade média a alta. Dificilmente vai encontrar uma cor vibrante e escura ao mesmo tempo, mas sim é possível encontrar cores vivas e muito claras ao mesmo tempo.

Cores vibrantes e cores apagadas são opostas. De fato, como a cor é relativa, uma das melhores formas de entender uma cor vibrante é em comparação com cores apagadas.


Selecionei primeiro 3 looks de Blair Eadie nos quais a atmosfera geral é de cores mais apagadas (na foto do meio, cores mais apagadas e também mais escuras).


E agora selecionei 3 looks de cores vibrantes. Veja e sinta a diferença na energia das cores, dos contrastes e dos estilos.


As cores vibrantes são as mais próximas da essência verdadeira de cor. Elas sempre chamam a nossa atenção porque se destacam em comparação das ouras tonalidades.

Elas passam sensação de vitalidade, energia, dinamismo, felicidade, celebração, alegria, extroversão, irreverência e jovialidade.


Pela sua intensidade sempre fortalecem a personalidade de quem as usa, mesmo se for um objeto.


Há uma crença de que as cores vivas e quentes são mais energéticas do que cores vivas frias. Podemos pensar assim quando vemos vermelhos, amarelos e laranjas intensos.


Mas, a verdade é que qualquer cor intensa, mesmo as frias, passam sensação de vitalidade e energia quando bem usadas.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

Quando combinadas com outras cores vibrantes, o resultado final será hiper enérgico. Tal como vimos recentemente, no pós pandemia, no estilo que foi conhecido como "cores dopamina".


Quando combinadas com cores mais claras, fazem um belo par :)


Quando combinadas com cores mais escuras o efeito é bem interessante porque o contraste psicológico, além do visual, reforça a transgressão.


Quando combinadas com cores apagadas, aparece o contraste de saturação que o meu ver mais comunica modernidade nos dias de hoje.


Para terminar uma observação sobre a intensidade da cor branca. Muitas vezes é questionado se o branco é ou não uma cor viva e como muitas vezes quando se trata de cores a resposta é, depende. Se o branco é puro, sem subtons expressivos, e ele está bem iluminado, então pelo efeito da luz o branco se transforma em uma cor viva, dinâmica e energética.


Mas, se o branco estiver mal iluminado, ou for um branco com subtons expressivos (branco amarelado, branco rosado, branco azulado...) então ele perde parte da celebração e a alegria, ficando mais apagado.



Se chegou até aqui e usa cores de forma profissional, não deixa de fazer download de "O Guia Visual de 100 Tonalidades" ele vai te ajudar muito a usar cores sem medo em teus projetos ou produtos coloridos.


LEIA TAMBÉM:


Espero te ver novamente na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida.


Abraço colorido!


Felicitas


Todas as imagens são do Pinterest de Blair Eadie @atlanticpacific

Você pode também me acompanhar no Pinterest de @coreslovers



Commentaires


logo Cores Lovers
bottom of page