top of page

CORES APAGADAS: O QUE SÃO E COMO USAR

Faz anos venho estudando cores e foi um marco quando entendi que todas as cores podem ser claras ou escuras, vibrantes ou apagadas. Um mundo colorido muito rico se abriu e de repente parece que comecei a ver mais cores e mais possibilidades. Me interessou muito me aprofundar no estudo dessas variações de cor. Assim, hoje vamos focar nas cores apagadas.

Para entender o que é uma cor apagada é preciso falar de saturação que é uma característica de todas as cores. As versões mais saturadas das cores são aquelas mais puras, aquelas que não foram misturadas com branco, preto ou cinza. Daí o nome de cores puras.

Se eu peço para você pensar em um amarelo puro ou um verde puro, tenho certeza que você consegue visualizar uma cor que não é esbranquiçada, nem escurecida, nem acinzentada. Isso é uma cor na próxima da sua máxima saturação.

Uma cor apagada é o exato oposto. É uma cor que foi misturada com cinza e portanto perdeu parte da sua pureza, perdeu vivacidade, perdeu parte da sua força natural.

Uma cor apagada é uma cor suave, acinzentada, de vibração reduzida, desbotada, mais silenciosa. Veja estas duas tonalidades de violeta em comparação, você percebe que uma é mais vibrante e outra é mais apagada?



Nestas imagens o violeta mais vibrante é também um tantinho mais escuro do que o violeta mais apagado que é um tantinho mais claro. Mas não é essa "luminosidade" o que faz que uma vibre mais e outra vibre menos. Luminosidade e saturação são características distintas.


Veja aqui nesta sequência de imagens como podemos ter cores desaturadas mais claras e mais escuras. Mas, as três são igualmente desaturadas.



Como você pode ver eu me refiro sempre às cores em forma comparativa. Eu digo assim "tal cor é mais apagada do que esta outra", ou "tal cor é mais escura do que esta outra". E isso é porque a melhor forma de olhar cores é sempre em comparação. E isso não tem tanto a ver com ter um olho treinado ou não, tem a ver com que as cores são relativas mesmo.

Agora vamos pensar em como podemos melhor usar as cores apagadas. Veja que pela sua característica são cores com boa cromaticidade porém suaves. Por isso, as cores apagadas são ótimas quando você deseja colorir sem causar. Sabe quando os clientes dizem que tem medo de cansar? Ou acham que é muita cor? Pois é, nessa hora é bom tirar da manga uma cor apagada. Você entrega a cromaticidade mas sem gerar aquele impacto.


Vamos ver outros exemplos, agora com a cor amarela.



As tonalidades não são exatamente as mesmas. Mas a intenção aqui é mostrar o que é uma cor apagada do lado de uma cor vibrante. E me parece que isso é possível de ver nestes exemplos :)


Agora já sabe o que são cores apagadas, ou tecnicamente desaturadas, use e abuse delas! Sem discrição! Elas são muito boas na hora de comunicar com cores.


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais


Abraço colorido. Nos vemos daqui 7 dias.


Felicitas




logo Cores Lovers
bottom of page