top of page

CORES PASTEL: O QUE SÃO e COMO USAR.

O segredo para usar cores é conhecer tudo sobre tonalidades, ou seja, sobre diferentes opções de uma mesma cor. Entender como há cores mais claras, cores mais escuras, cores mais vibrantes e cores mais apagadas. Ter um bom e amplo repertório de tonalidades é o caminho do sucesso para usar cores com liberdade. É por isso que hoje aproximaremos a lupa nas cores pastel.


As cores pastel são cores claras, misturadas com branco, que mantém sua vitalidade e alegria mesmo sendo diluídas. Elas fizeram sua estréia na história na França de Luis XV no século XVIII. Naquela época, e em resposta ao exagero do estilo Barroco, o Rococó apareceu mais leve, descontraído, alegre, intimista, lúdico, mundano e até fútil. A grande busca da época era pela felicidade e a alegria de viver.


Nesse cenário, as cores pastel - resultado de misturas e processos de tingimento complexos - se tornaram especiais. Ideais para a classe burguesa crescente - que sem ser aristocrática de nascimento - ganhava importância exatamente pelo poder econômico e que desejava se diferenciar da classe trabalhadora. Mesmo sem ser o foco deste post vale dizer que o estilo Rococó chega ao fim com a Revolução Francesa que dá lugar ao Neoclassicismo como a reação mais obvia e necessária a um longo período de excessos por parte de nobres e aristocratas.


Sem ser especialista em arte, é interessante ver pinturas da época que retratam - com grande profusão de cores pastel - a concepção de mundo de então carregada de interpretações românticas, prazeirosas e hedonistas do dia a dia. Uma visão cotidiana e simples, mas muito sensorial, da vida.

Obras: O Balanço e A Leitora de Fragonard


Impossível não falar do filme Maria Antonieta de Sofia Coppola em 2006 que é uma festa de cores pastel. Claro que não deixa de ser uma visão ainda mais romantizada da época mas neste post o foco são as cores mesmo.

cores pastel no filme Maria Antonieta de Sofia Coppola 2006

Agora que já sabemos o que são e a origem das cores pastel, vamos ver as tonalidades pastel que aparecem no Guia Visual de 100 tonalidades.

Vale dizer que não toda cor clara é pastel. As cores pastel têm a característica de que são claras mas ainda assim alegrias e cheias de vida. São também comumente chamadas de "candy colors" porque parecem ser doces como recém saídas de uma loja de balas. Nesse sentido, vou ressaltar duas tonalidades que estão no Guia Visual de 100 tonalidades mas que eu não consideraria cores pastel porque são "sujas" demais. Ou seja elas são cores claras sim, mas também apagadas, carecem da vitalidade próprias das pastel ou "candy colors".

Veja como as cores malva e rosa antigo, são duas tonalidades que são mais claras do que suas cores "mães" vermelho e violeta, mas são também mais sujas e desaturadas do que as clássicas cores pastel lavanda, lilás, rosa e rosa bebê. Se eu tivesse que classificar o malva e o rosa antigo, colocaria na turma das cores claras apagadas, mas não das cores pastel.


As cores pastel são boas opções quando você deseja comunicar delicadeza, descanso, inocência, relaxamento, nascimento ou renascimento, suavidade, quietude, amizade, bondade, carinho, felicidade, gratidão, inspiração, otimismo, simpatia. Também para trazer leveza e uma boa dose de luz para uma paleta. São cores que vão bem em vários estilos desde o infantil, o romântico, o caloroso/familiar e alegre em caráter de protagonismo, mas também podem ser cor secundária ou acento nos estilos natural e dinâmico, por exemplo.


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais

Imagino uma boa dose de cores pastel em 2021 e 2022, sempre depois de tempos difíceis há uma tendência a buscar cores que nos transportam a tempos melhores, mais seguros e de alguma forma mais previsíveis. Tonalidades como amarelo manteiga, salmão e pêssego estão entre as minhas principais apostas.


Abraço colorido,

Felicitas



logo Cores Lovers
bottom of page