CORES PASTEL: O QUE SÃO e COMO USAR.

O segredo para usar cores é conhecer tudo sobre tonalidades, ou seja, sobre diferentes opções de uma mesma cor. Entender como há cores mais claras, cores mais escuras, cores mais vibrantes e cores mais apagadas. Ter um bom e amplo repertório de tonalidades é o caminho do sucesso para usar cores com liberdade. É por isso que hoje aproximaremos a lupa nas cores pastel.


As cores pastel são cores claras, misturadas com branco, que mantém sua vitalidade e alegria mesmo sendo diluídas. Elas fizeram sua estréia na história na França de Luis XV no século XVIII. Naquela época, e em resposta ao exagero do estilo Barroco, o Rococó apareceu mais leve, descontraído, alegre, intimista, lúdico, mundano e até fútil. A grande busca da época era pela felicidade e a alegria de viver.


Nesse cenário, as cores pastel - resultado de misturas e processos de tingimento complexos - se tornaram especiais. Ideais para a classe burguesa crescente - que sem ser aristocrática de nascimento - ganhava importância exatamente pelo poder econômico e que desejava se diferenciar da classe trabalhadora. Mesmo sem ser o foco deste post vale dizer que o estilo Rococó chega ao fim com a Revolução Francesa que dá lugar ao Neoclassicismo como a reação mais obvia e necessária a um longo período de excessos por parte de nobres e aristocratas.


Sem ser especialista em arte, é interessante ver pinturas da época que retratam - com grande profusão de cores pastel - a concepção de mundo de então carregada de interpretações românticas, prazeirosas e hedonistas do dia a dia. Uma visão cotidiana e simples, mas muito sensorial, da vida.

Obras: O Balanço e A Leitora de Fragonard


Impossível não falar do filme Maria Antonieta de Sofia Coppola em 2006 que é uma festa de cores pastel. Claro que não deixa de ser uma visão ainda mais romantizada da época mas neste post o foco são as cores mesmo.


Agora que já sabemos o que são e a origem das cores pastel, vamos ver as tonalidades pastel que aparecem no Guia Visual de 100 tonalidades.