5 DICAS PRÁTICAS PARA SAIR DA DECORAÇÃO BEGE OU CINZA NA SUA CASA.

Se a sua casa, ou alguns ambientes dela têm uma decoração predominantemente bege ou cinza, este post é para você. Pode pular direto para a dica número 1 e nos vemos lá no final. Se a sua casa não é predominantemente bege ou cinza, mas você gostaria de ler 5 boas dicas práticas de como ter uma casa colorida, este post é para você também. Sejam todos bem vindos! Sem mais rodeios, vamos ao que interessa.


Dica número 1: para sair do lugar nada melhor como começar com uma única peça colorida de destaque. Essa aqui é fácil. Pode ser uma poltrona ou sofá que você já tem e decide reformar com novas cores, pode ser um mesinha lateral que você decide pintar, pode ser uma parede que ganhará nova vida. Esta dica é a velha ideia de botar todos os ovos na mesma cesta, sabe? Bom, aqui sim faz sentido, e o truque mesmo é se manter fiel a essa ideia porque assim que você gostar do efeito e começar a trazer mais cores em outras peças da decoração, bom… você muda de turma e muda a dica. 


Dica número 2: se está duvidando, nada melhor que começar usando cores suaves. 

Pela minha experiência há muitas pessoas que demoram em sair de um ambiente em cores neutras para um ambiente colorido, porque temem perder luminosidade na casa ou se cansar das novas cores. Isso me leva a pensar que as cores neutras não são cansativas, é isso? Se isso for verdade não vou entrar aqui nessa questão para não fugir do tema :), uma boa dica é fazer a transição para o mundo colorido começando a usar cores suaves. Tons rosa, pêssego, menta, amarelo claro, celeste… as tonalidades mais clarinhas que você achar, pode usar aquelas cores empoeiradas mas com cromaticidade. Podem ser um bom começo e com muita modernidade. Você arrisca um pouco menos, mas ganha o aconchego sutil da cor. Mas importante, essas cores precisam fazer sentido para você e para o que você deseja trazer para sua casa. Porque se não for assim, melhor manter o esquema neutro bege ou cinza, mesmo. Ou... pula para a próxima dica!

Dica número 3: dar poucos passos, porém consistentes. Ou seja, escolhe uma única cor que você gosta muito e usa ela para acentuar diferentes pontos na decoração da sua casa. Simples e divertido. Fora a monotonia.


Dica número 4: eu sei, você está começando a tomar gosto pela coisa, já passei por isso também :) Então é hora de expandir a sua cartela, ser arrojada(o) e escolher duas cores que você gosta muito para usar em diferentes acentos da sua decoração. Você está se soltando um pouquinho mas ainda os limites da sua “estrada” estão bem claros portanto não tem muito como dar erro, a decoração ficará colorida e coesa, mantendo o fundo neutro que você ainda gosta tanto também. 

Dica número 5: se você se parece um pouco comigo, tenho certeza que adora uma estampa e isso é uma mão na roda. Você começará sua jornada colorida escolhendo o papel de parede, ou tapete, ou almofada, ou manta estampada… dos seus sonhos. Essas peças estampadas já trazem uma paleta de cores aprovada, sem precisar fazer todo o trabalho de adivinhação de quais cores combinam com quais cores. Tendo uma base neutra, como você já tem, é fácil trazer uma peça estampada com suas cores favoritas e começar a criar o restante a partir daí. 


E assim se foram 5 dicas práticas para sair da decoração bege ou cinza na sua casa. Se você olhar de novo para estas imagens você vai ver que começando pela dica 1 e colocando em prática até a dica 5... você irá trazendo cada vez mais cores para sua casa. Ou seja, não precisa escolher uma única dica, mas pode ir colocando em prática todas elas, uma a uma até chegar ao ponto que você deseja.


Na semana passada falamos aqui sobre 9 formas de trazer cor na decoração da sala de estar (sem pintar), um assunto que vai de mãos dadas com este aqui. E lá no início de março falamos sobre como escolher cores não é sobre cores, mas sobre emoções, algo no qual acredito muito e que ressalta a cor como meio para o nosso autoconhecimento. Mas, de forma prática nos ajuda a escolher as cores certas para nós.


Espero que tenha um bom final de semana! Vou deixar aqui embaixo o link para o ebook com 21 mandalas para colorir, pode ser uma boa forma de se conectar com as cores... e talvez seja o primeiro passo para uma casa mais colorida e com mais bem-estar.


Abraço colorido!

Felicitas


> Todas as fotos neste post estão no Pinterest nas pastas: Salas, Quartos para sonhar e Espaços para criar.


Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.