9 FORMAS DE TRAZER COR NA DECORAÇÃO DA SALA DE ESTAR (SEM PINTAR)

Todos precisamos de cor nas nossas vidas. E algo que aprendi logo no início da quarentena, é que as cores dentro de casa são fundamentais para ter os sentidos acessos, para aumentar o nosso bem-estar emocional e melhorar o nosso humor no dia a dia.


Dentre todos os ambientes da casa, a sala de estar talvez seja o mais plural. Nela nos juntamos em família e com amigos, brincamos com as crianças, lemos um livro, descansamos deitados no sofá, bebemos uma taça de vinho depois de um dia de trabalho, e tantas outras atividades. Por conta de toda essa diversidade de sensações, a sala de estar deve ser tanto acolhedora quanto versátil, com peças de mobília que permitam essa mobilidade. Por ser local central das vivências que têm lugar na casa, é bem vindo imprimir na sala de estar o estilo do morador ou da família. E para isso, cor é uma ferramenta e tanto. Veja 9 formas de trazer cor, personalidade e estilo na decoração da sala de estar, e sem usar tinta.


1. Fazer do sofá o centro de atenção da sala: espero que você acredite em mim quando digo que já se foram os dias dos sofás cinzas ou beges. É com um sofá colorido que a sala pode se revitalizar. Um sofá que traga conforto e facilite boas conversas e belos encontros com familiares e amigos. Como o sofá é uma peça para durar anos, é bom escolher uma cor que tenha também essa permanência como azul marinho, verde esmeralda, bordô, mostarda ou marrom caramelo. Cores escuras são também ótimas aliadas para manter ele bonitinho e bem conservado. Hoje há tecidos tecnológicos antimanchas que são uma maravilha e facilitam a decisão.


2. As velhas e boas almofadas coloridas ainda fazem o jogo: novas almofadas podem mudar imediatamente o tom de um ambiente. Use almofadas em estampas coloridas acima de sofás e poltronas lisas, e almofadas lisas acima de sofás e poltronas estampadas. Sinta-se livre para misturar cores e estampas. Mesmo! Divirta-se e certamente o resultado será lindo. O mesmo vale para mantas acima do sofá ou em cestos tramados aí de ladinho.


3. Vestir as janelas com cortinas coloridas: se você já passou pela fase das almofadas e mantas coloridas, o próximo passo será se animar às cortinas coloridas. Como designer vejo que muitas pessoas não dão às cortinas a importância que merecem. Elas finalizam qualquer ambiente. Elas podem ser em cores lisas ou apostar em uma estampa colorida para um plus de personalidade e estilo. Um bom começo seria optar por tecidos fluidos e que ainda deixam transparecer a luz em cores apagadas ou desbotadas.


4. O colorido aos seus pés: se você está começando com uma base neutra seja ela branca, bege ou cinza, um tapete colorido (liso ou estampado) é uma boa alternativa. Se você tem crianças em casa ou animais de estimação, um tapete em uma cor mais escura pode fazer maravilhas para não aparecerem tanto as típicas manchinhas do uso no dia a dia.


5. Ares de primavera o ano todo: flores coloridas sejam talvez a forma mais fácil e versátil de trazer novas cores para a casa. E não precisa ser um arranjo daqueles bem produzidos, um maço de flores em um lindo vaso já dão conta do recado. E você pode trocar toda semana!


6. Vestir as paredes com tapeçarias (ou tapetes): as tapeçarias coloridas estão súper em alta e eu adoro porque elas trazem cor, textura e o "feito a mão” para dentro da casa. Elas podem ser feitas em tear, ou de macramê, ou tricô, ou até tapetes que em lugar de usar no chão penduramos na parede. É comum que encontremos estas peças quando viajamos portanto pode ser, ao mesmo tempo, uma forma de ter presente lembranças de viagens. 


7. Verde te quero verde: convidar a natureza para ficar do lado de dentro da casa, além de trazer cor, traz uma bela dose de vida. O compromisso de cuidado com as plantas nos faz sermos mais conscientes, olhar para o lado e sair do nosso cantinho para tomar conta do outro. Sim, esse outro é uma planta. Toda uma terapia.


8. Ordenar os livros da biblioteca por cor: livros são primeiro para serem lidos, e depois para decorar! Usa uma tarde de sábado para juntar todos os livros da casa e ordená-los por cor ou para fazer uma sinfonia multicolorida. Você irá se surpreender com o efeito final , e a sua estante imediatamente será um centro de alegria e felicidade dentro da casa.

9. Fazer da sala uma galeria de arte: se o seu desejo é manter a mobília e objetos em tons neutros, inundar as paredes brancas (ou off-white) com obras de arte pode ser a solução. Pode simplificar com uma única obra grande de alto impacto (arte abstrata cai bem), ou usar a ideia de um agrupamento de quadros em diferentes formatos e tamanhos. E atenção, não precisa ser um grande investimento: pósteres ou lembranças emolduradas também servem. Essas obras de arte e suas molduras, trazem também textura e um reflexo imediato do estilo na decoração, levantando todo um ambiente. 


Lembra que escolher cores é sobre emoções, e não sobre cores. Assim escolhe com o coração aquelas cores que farão você e sua família se sentir bem em casa.


Espero que alguma destas dicas anime você a colorir sua casa. Se esse caminho de escolha de cores é desafiador, dá uma olhada nas dicas do eBook "Como escolher as cores certas para sua casa" que pode ser de ajuda no processo :)



Boa semana!

Nos encontramos aqui na próxima quinta-feira.


Felicitas :)


> Todas as fotos aqui postadas estão no Pinterest de Cores Lovers. Nas pastas Salas, Plantas de interior, Livros para decorar, Art Walls, Color Mix, Cortinas.


#coresparasaladeestar#decorarcomcores#escolhercorescertas

Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.