9 FORMAS DE TRAZER COR NA DECORAÇÃO DA SALA DE ESTAR (SEM PINTAR)

Todos precisamos de cor nas nossas vidas. E algo que aprendi logo no início da quarentena, é que as cores dentro de casa são fundamentais para ter os sentidos acessos, para aumentar o nosso bem-estar emocional e melhorar o nosso humor no dia a dia.


Dentre todos os ambientes da casa, a sala de estar talvez seja o mais plural. Nela nos juntamos em família e com amigos, brincamos com as crianças, lemos um livro, descansamos deitados no sofá, bebemos uma taça de vinho depois de um dia de trabalho, e tantas outras atividades. Por conta de toda essa diversidade de sensações, a sala de estar deve ser tanto acolhedora quanto versátil, com peças de mobília que permitam essa mobilidade. Por ser local central das vivências que têm lugar na casa, é bem vindo imprimir na sala de estar o estilo do morador ou da família. E para isso, cor é uma ferramenta e tanto. Veja 9 formas de trazer cor, personalidade e estilo na decoração da sala de estar, e sem usar tinta.


1. Fazer do sofá o centro de atenção da sala: espero que você acredite em mim quando digo que já se foram os dias dos sofás cinzas ou beges. É com um sofá colorido que a sala pode se revitalizar. Um sofá que traga conforto e facilite boas conversas e belos encontros com familiares e amigos. Como o sofá é uma peça para durar anos, é bom escolher uma cor que tenha também essa permanência como azul marinho, verde esmeralda, bordô, mostarda ou marrom caramelo. Cores escuras são também ótimas aliadas para manter ele bonitinho e bem conservado. Hoje há tecidos tecnológicos antimanchas que são uma maravilha e facilitam a decisão.


2. As velhas e boas almofadas coloridas ainda fazem o jogo: novas almofadas podem mudar imediatamente o tom de um ambiente. Use almofadas em estampas coloridas acima de sofás e poltronas lisas, e almofadas lisas acima de sofás e poltronas estampadas. Sinta-se livre para misturar cores e estampas. Mesmo! Divirta-se e certamente o resultado será lindo. O mesmo vale para mantas acima do sofá ou em cestos tramados aí de ladinho.


3. Vestir as janelas com cortinas coloridas: se você já passou pela fase das almofadas e mantas coloridas, o próximo passo será se animar às cortinas coloridas. Como designer vejo que muitas pessoas não dão às cortinas a importância que merecem. Elas finalizam qualquer ambiente. Elas podem ser em cores lisas ou apostar em uma estampa colorida para um plus de personalidade e estilo. Um bom começo seria optar por tecidos fluidos e que ainda deixam transparecer a luz em cores apagadas ou desbotadas.