3 POSSIBILIDADES DE COMBINAR AMARELO

Amarelo é uma cor vibrante, iluminada e alegre. Muitas vezes usada mais como acento e como ponto de cor e de luz, do que como cor principal. Talvez seja porque ao mesmo tempo que é super alto astral, se usada em excesso - e dependendo da tonalidade - pode ser cansativa, irritar e provocar ansiedade. Por isso tudo, é importante saber usar e combinar amarelo: como tirar o melhor proveito de uma cor naturalmente energética?


Como eu sempre digo, para combinar cores é preciso saber primeiro qual é a nossa intenção, o que desejamos comunicar. Sem ter isso claro, será muito difícil acertar nas tonalidades certas. Pelo outro lado, tendo clareza do nosso objetivo fica muito mais fácil depois montar uma paleta de cores que funcione.


Minha proposta é sempre apresentar três paletas. Mas em lugar de usar nelas a mesma tonalidade, desta vez usarei em cada uma delas, uma tonalidade diferente de amarelo. E essas tonalidades são: um amarelo que vou chamar de "puro", ou seja o amarelo mais amarelo possível. Em segundo lugar um amarelo limão e depois um amarelo âmbar. Veja estas três tonalidades juntas.

O amarelo puro é o que melhor representa o ideal de energia, alegria e positivismo da cor. Usarei essa tonalidade junto a outras que construam acima dessa proposta. Como eu sou designer de interiores, seria uma paleta muito apropriada, por exemplo, para um quarto infantil ou uma brinquedoteca.

O amarelo limão é uma tonalidade de amarelo que traz nela um pouco de verde. Dessa forma, ela é mais fresca do que o típico amarelo puro. Mas não vamos confundir frescor com menos força. Não é para nada relaxante, eu acho que é revigorante. E além disso moderno, podendo ter um lado um pouco tecnológico se em boas companhias. E isso vou tentar, criar uma paleta com ares High Tech usando amarelo limão.

O amarelo âmbar é uma tonalidade de amarelo que traz nela um pouco de alaranjado. É mais pesada do que o amarelo típico, mais séria, mais aterrada e também mais elegante. Como pode parecer de fato uma tonalidade "amarronzada" há uma conexão com a terra e com as tradições, é como se fosse um amarelo antigo e que pode até servir muito bem para uma paleta étnica. Vou criar uma paleta tendo isto em mente: um grupo de cores que poderiam servir para decorar um restaurante de comidas típicas da India, com muito curry.


Vamos ás paletas!


>>> A paleta ALEGRE e brincalhona sem enlouquecer as crianças :)


>>> A paleta HIGH TECH e moderna.

>>> A paleta ÉTNICA, da terra e gostosa.

Espero tenha gostado! Lembrando que são 3 paletas com 3 tonalidades de amarelo diferentes. Para fazer estas paletas sigo o seguinte passo a passo:


  1. O ponto de partida é pensar nas sensações e emoções que desejo transmitir. Sem ter isso claro não tem para onde ir :)

  2. Presto atenção em cada uma das tonalidades escolhidas para fazer parte da paleta, brincando com contrastes de luminosidade (cores mais claras ou mais escuras) e contrastes de saturação (cores mais vibrantes ou mais apagadas), até chegar na proposta que melhor traduz o meu objetivo.

  3. Dou também atenção especial nas proporções em que cada tonalidade será usada (no desenho em que elas estão juntas mais à direita).

  4. Não uso o círculo cromático para fazer estas paletas, não é necessário quando você segue o passo a passo anterior :)

Para finalizar, um ponto super importante: não há receitas, nem dogmas na hora de combinar cores. E também, não há respostas únicas. As propostas que eu trago neste blog post são apenas 3 possibilidades entre milhões.

Lembro que já fiz outros posts similares a este nos quais combinei azul marinho e verde esmeralda. Se gostou desta proposta não perca os outros posts, vou colocar aqui os links para você ir direto até eles.


>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de combinar azul marinho.


>>> Clica aqui para ler 3 possibilidades de combinar verde esmeralda. Não me segue no Instagram ainda? >>> Vamos resolver isso agora :) Clicando aqui.


Nos vemos daqui 7 dias, abraço colorido!


Felicitas