ICONOS FASHION e SUAS CORES


A minha mais nova descoberta é sobre o rosa eletrizante (um tom super intenso de magenta) ou “rosa shocking”, a assinatura de cor de Elsa Schiaparelli (1890-1973), estilista italiana nos anos 30. Enquanto Coco Chanel fazia gala de seu pretinho básico, Elsa trazia um flash de cor em suas criações, seus vestidos, no seu perfume também batizado “Shocking” e em co-criações com Salvador Dali, pintor surrealista, como o “chapéu-sapato”. Elsa acabou fechando sua maison em 1954 mas em 2012 a grife voltou renovada com novos estilistas a frente dela mantendo viva a tradição do "rosa shocking".




Coco Chanel, também nos anos 30, além de ter libertado às mulheres de corpetes e roupas pesadas, fez da cor preta, na época relegada a viúvas e orfãs, o epítome da elegância no vestir feminino. E ainda a dupla preto e branco (e dourado, na minha opinião) são marca registrada da grife até hoje. “As mulheres pensam em todas as cores, exceto na ausência da cor. Eu sempre digo que preto tem tudo o que se precisa. Branco também. A beleza deles é absoluta. É a harmonia perfeita”, dizia Coco. O que mais?



Outra assinatura de peso é a de Valentino com a cor vermelha, mas não qualquer vermelho, um vermelho único, um mix de magenta, amarelo e preto, o Red Valentino. Assim a cor vermelha, símbolo da vida, do sangue, do amor e da força; é um dos pilares da essência de Valentino. Ele explicava assim a origem da paixão: “Tive um dos maiores shocks da minha vida em Barcelona: como estudante fui invitado à Opera de Barcelona e, encantado, vi uma mulher com cabelo cinza em um dos camarotes, muito bonita, vestida em veludo vermelho. Entre todas as cores que vestiam outras mulheres, ela parecia única, isolada em seu esplendor. Nunca esqueci ela. Ela se tornou a deusa vermelha. Fabulosa. Uma mulher vestida em vermelho é sempre magnífica. Ela é a perfeita imagem da heroína no meio da multidão.”



Quando em 1946 Dior decidiu montar sua nova boutique na Avenida Montaigne pediu que na decoração fosse usado muito branco e cinza pérola em paredes, tetos, portas, acabamentos e mobiliário. Talvez assim é que nasce a ligação de Dior com o tom de cinza pérola, cinza fosco escuro, cinza esfumaçado, cinza prateado ou cinza brilhante.




O mundo da cor é um mundo e tanto! Cada vez que estudo mais vou encontrando mais e mais infos bacanas, histórias legais e imagens que alimentam os meus olhos. Para todos que trabalhamos com design, como eu, ter um mundo referências na cabeça é tudo de bom! E na próxima semana... sim, vamos de azul! (é que acabei me empolgando com este tema e não quis deixar passar).

Boa semana colorida!

Felicitas


Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.