top of page

3 PALETAS DE CORES COMBINANDO LARANJA ROSADO

O "Como Combinar" desta semana traz uma cor que nos permite dar um passo adiante em entender como as cores funcionam. Vamos trabalhar com laranja rosado. Ou seja, não é qualquer laranja mas, especificamente uma tonalidade que veremos muito neste próximo verão 2024 e que tem toda a riqueza que uma cor com curva pode ter.


Laranja é uma cor energética, vibrante, estimulante e amigável. Isso é da cor laranja, em todas suas versões. Porém quando a cor muda de tonalidade, ficando mais clara ou mais escura, ficando mais apagada ou mais vibrante, e também quando ela ganha subtons expressivos, não somente muda a percepção visual da cor, também muda a percepção simbólica da cor.


Tempo atrás escrevi sobre a cor laranja, você pode ver esse outro post clicando aqui. Mas, lá fiz todas as paletas usando como base um laranja intenso levemente escurecido.

E também escrevi sobre a cor terracota que é um laranja escurecido, você pode ver esse outro post clicando aqui.


Hoje vou usar um laranja mais claro e levemente rosado. E aí está a grande riqueza e força das tonalidades. Estamos falando da mesma cor que, em diferentes tonalidades, nos permite caminhos criativos muito diversos.


Que transformação sofre o laranja quando ele clareia e quando fica rosado?

Essa é a questão!

laranja rosado cores lovers

Ao clarear fica mais tranquilo, mais calmo, mais delicado, mais jovial também. Ao ganhar um subtom rosado ganha um apelo mais sensível, mais feminino, mais sensual também.


Esta tonalidade de laranja rosado pode ser chamado de coral, pêssego, salmão e até melão rosado. São diferentes analogias ligadas com a natureza que se referem sempre a uma tonalidade que terá algo de laranja e algo de rosado. Será por momentos mais alaranjado, será por momentos mais rosado... mas sempre uma tonalidade que mistura em um mix único e pessoal um pouco de cada mundo.


Por esse motivo o olhar do colorista deve ser muito bem treinado para detectar essas sutis variações nas tonalidades que podem impactar muito no simbolismo final da cor em questão.


O coração da minha proposta no "Como Combinar" é sempre te mostrar a versatilidade das cores e tonalidades. Hoje não vai ser diferente e vou te mostrar 3 paletas de cores combinando laranja rosado, explorando diferentes contextos para ver possibilidades bem distintas da mesma tonalidade.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers


Hoje teremos 3 paletas: Miami Beach ensolarado, Descobrindo Marte, Art Decô do Século XXI. Em cada paleta vou usar uma tonalidade diferente de laranja rosado, mexendo somente na luminosidade delas. Mais uma forma de ir mostrando versatilidade das tonalidades. Vamos?


Sempre reforço quando se trata de combinar cores, o primeiro passo deve ser ter clareza do que decide comunicar e entender o contexto, depois é importante traduzir isso nas emoções e sensações que deseja comunicar e somente então escolher as cores e tonalidades que juntas vão transmitir isso.


Eu vou te mostrar aqui as paletas que são o resultado final mas para preparar elas, eu exercito mentalmente todos os passos anteriores. Vamos lá.


1. Paleta Miami Beach ensolarado: quero comunicar o prazer de ficar ao ar livre em um dia ensolarado em Miami Beach.


paleta de cores miami beach ensolarado cores lovers


2. Paleta Descobrindo Marte: quero comunicar o lado aventureiro de pensar em descobrir Marte.


paleta de cores descobrindo Marte cores lovers

3. Paleta Art Decô do Século XXI: quero comunicar a elegância e sofisticação do Art Decô com um twist dos dias de hoje.


paleta de cores art decô século XXI

Veja que estou trazendo aqui duas informações diferentes. Á direita, a paleta de cores nas bolas coloridas todas do mesmo tamanho uma do lado da outra. E á esquerda, o esquema de cores onde cada tonalidade aparece em um tamanho diferente indicando o uso da paleta com uma intenção de acordo com o que desejo comunicar.


Para usar, escolher e combinar cores é importante sempre aumentar o repertório visual. Para fazer isso, e caso ainda não tenha "O Guia Visual das 100 Tonalidades", então faça o download gratuito clicando aqui. É um material muito rico que vai te abrir os olhos para 100 tonalidades diferentes que você pode usar nos seus projetos e produtos coloridos.


Qual destas paletas é a tua preferida? Se elas servem para teus projetos pode usá-las à vontade nos teus projetos e produtos coloridos. Também pode ser que elas te ajudem para acordar tua criatividade em combinar cores!



venha fazer parte da comunidade somos coreslovers


>>> Gostou deste post? Você pode compartilhar com amigas e colegas que também gostem de aumentar o seu repertório colorido.


Abraço colorido,

Felicitas :)


Comments


logo Cores Lovers
bottom of page