top of page

FUJA DESTES 5 ERROS NAS SUAS PALETAS DE CORES.

Errar não é gostoso. Diferente de aprender que sim é valioso. Ás vezes um erro em uma paleta de cores nos ajuda a aprender, e nesse caso até podemos "agradecer" pelo erro colorido. Mas, vamos lá... errar com frequência nas paletas de cores de projetos e produtos pode ser fator desencadeante de um problema enorme na tua profissão. Como eu sei? Porque eu já errei.


O bom é que eu já aprendi também! E por isso consigo te ajudar a não cometer pelo menos os mesmos erros que eu cometi. Você pode até cometer outros erros, mas não os mesmos!

Cor é muito louco porque desde que nascemos vamos desenvolvendo uma intimidade enorme com as cores. Aprendemos, brincamos e nos desenvolvemos usando cores. A nossa vida inteira é colorida e ainda assim, essa aparente intimidade que temos com as cores não alivia em nada os desafios de trabalhar com elas.


Trabalhar com cores é diferente entre outras coisas porque quando trabalhamos com cores claro, existem as cores e você precisa entender como as cores funcionam. Mas, também há emoções e sensações envolvidas, portanto não é somente fazer algo bonito, se não fazer algo que comunica as emoções certas.


Trabalhar com cores é diferente também porque, exceto se você é artista e faz um trabalho colorido autoral, em todos os outros casos há uma terceira pessoa, o cliente e ah... aí começa a complicar.


E por último está você! Que tem sua própria história de cor, que tem seus próprios temores e que precisa lidar com as cores, com as emoções e com o outro de forma a fazer algo que seja bonito, harmonioso, contemporâneo e que venda! Ufa! Complicou.


E se você ainda não "quantificou" quanto pode custar um erro em uma paleta de cores, deixa te ajudar com isso. Os custos de errar podem ser muitos e variados. E vão desde uma dor de cabeça até a perda de um cliente ou de uma venda.


Os custos de errar mais frequentes vão desde uma dor de cabeça, até ansiedade antes, durante e depois de realizado o projeto. Também pode significar perda de confiança (este eu já vivi) e para quem vende produtos pode ficar com estoque parado, não construir sua marca como deve, e até perder uma recompra ou uma indicação.


Dito isso deixa te alertar sobre estes 5 erros que você deve evitar sempre:


1. Combinar cores fora de contexto, que não são atrativas para o público e que não servem para a mensagem que deseja comunicar. Este é talvez um dos erros mais graves porque repelem o cliente, deixam o projeto sem sustento e é o tipo de erro muito difícil de corrigir sem começar todo o processo de colorir do zero.



2. Combinar cores somente em função de modas e tendências, que rapidamente viram "cliché". Claro que isto depende do seu objetivo. Se você atua em um mercado de moda e com um ciclo de vida de produto curto, não seria certamente um erro. Mas muitas vezes a força das tendências pode nos levar a fazer escolhas que nos deixarão satisfeitos por um curto espaço de tempo. É preciso prestar atenção.



3. Combinar as cores que você gosta e perder de vista o seu objetivo. Pode acontecer que as cores que você gosta não sejam as melhores para seu projeto. Pode acontecer que você não personifique o seu cliente target. No fim das contas, com exceção dos artistas que fazem um trabalho autoral, todos os outros, a grande maioria das vezes especificamos cores para outras pessoas.



4. Combinar cores que brigam por atenção sem passar uma mensagem clara. Se lembramos que cor é uma linguagem não verbal e usamos cores para comunicar é importante ter como norte a ideia de comunicar sem interferências.



5. Acreditar que combinar cores é algo puramente intuitivo ou que combinar cores é algo puramente racional. A verdade é que um bom colorista precisa usar os dois, precisa se reconectar com a sua intuição colorida, e ao mesmo tempo, precisa ganhar conhecimento de Teoria das Cores que lhe dê confiança. Combinar cores é a deliciosa junção dos dois: intuição colorido mais uma base sólida de conhecimento.


combinar as cores certas permite criar conexões emocionais cores lovers

Saber combinar cores permite somar valor! Combinar cores permite criar conexões emocionais e a realização de aspirações humanas como beleza e pertencimento com clientes e potenciais clientes. Ou seja, os desafios e dificuldades de combinar cores escondem uma oportunidade enorme de somar valor.


A boa notícia é que a habilidade de combinar cores pode ser adquirida e aprimorada. Sim, há pessoas que parece que nasceram com um talento especial para escolher cores e combiná-las lindamente sem esforço. Mas a grande maioria de nós aprenderemos a fazer isso observando a natureza, em classes de arte ou em cursos de cores como os de Cores Lovers.


Estes 5 erros você já sabe, você deve evitar! Já está avisada :) Continua o teu aprendizado e experiências com as cores. Você pode aprender a falar a língua das cores com fluência e evitar os erros decorrentes de ter um conhecimento muito raso das simbologias das cores.


Aqui no blog de Cores Loves você vai encontrar muitos conteúdos gratuitos que vão te ajudar a ganhar a confiança que vem do conhecimento. Entre muitos conteúdos destaco este aqui > 5 passos para criar uma paleta de cores sem medo de errar. Boa Leitura!


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais


>>> Se gostou deste post, compartilha com amigas e colegas que você deseja parem de errar nas suas paletas coloridas!


Abraço colorido,

Felicitas


Comments


logo Cores Lovers
bottom of page