COMO COMBINAR AZUIS e VERDES

Como combinar cores é uma das maiores dúvidas de quem vai mexer com cores. Seja na hora de combinar cores para vestir, ou na decoração da casa, ou mesmo para criar uma postagem no Canva para suas redes sociais: é comum ficar na dúvida sobre a melhor forma de usar cores.


Pelas conversas que tenho tido com muitas pessoas há uma dúvida recorrente de como combinar cores em "forma harmoniosa". Ou também me perguntam como fazer para combinar cores sem que fique bagunçado ou sobrecarregado. Há também quem se preocupa por sair do lugar comum e usar cores em forma criativa.


Vou te dar três dicas muito boas que vão te ajudar a sair do lugar e criar lindas combinações de cores.

  1. Antes de sair combinando cores você precisa ter clareza sobre o que deseja comunicar com essa paleta ou esquema de cores. Sempre usamos cores com uma intenção que pode ser ressaltar a nossa beleza natural, deixar a casa mais aconchegante, fazer com que mantenhamos atenção focada no trabalho (estando no home office), vender um produto, comunicar uma ideia... e assim vai.

  2. Tendo esse objetivo em claro será mais fácil traduzir ele nas sensações e emoções que desejamos comunicar. Vou tomar de novo o exemplo da escolha de cores para o home office (semana passada escrevi sobre isso aqui no blog e vi que houve muito interesse no tema). Se você deseja escolher cores que te permitam manter foco em atividades complexas você pode traduzir as emoções e sensações como concentração, tranquilidade, controle, assertividade, organização, por exemplo. Diferente de se você é vendedor e precisa manter a sua energia em alto durante o trabalho e pode traduzir as emoções e sensações desejadas como motivação, dinamismo, animação, confiança, determinação, realização, por exemplo.

  3. Depois de passar pelos pontos 1 e 2 será mais fácil escolher as tonalidades de cores que melhor servem ao seu objetivo.


Disto isto vou te dar talvez o melhor conselho de todos que é buscar sempre inspiração na natureza. Ela é sempre a melhor referência para combinar cores com beleza e com liberdade. Mesmo! E como prova disso vou te mostrar 6 paletas de cores criadas a partir de imagens da natureza dentre as tantas que tenho no meu inventário de cores.


Estas 6 paletas de cores que combinam azuis e verdes são prova de como as cores rendem muitas tonalidades diferentes que podem servir a diferentes intenções ou objetivos na hora de combinar cores. Assim você poderá ver que as cores são muito maleáveis e que a escolha das tonalidades certas é o segredo para comunicar o que você deseja. Além de que estas paletas que escolhi vão te surpreender ao propor usos criativos de verdes e azuis que muitas vezes não aparecem como as primeiras opções mais típicas.


Vamos às combinações, cada uma com uma pequena descrição:


De todas as 6 paletas de cores esta é a mais tradicional quando pensamos em azuis e verdes. Essas tonalidades transmitem muito bem o que normalmente pensamos sobre azuis e verdes, que são cores que transmitem tranquilidade, calma e equilíbrio.


Nesta paleta os azuis e verdes são escuros e profundos, trazem ideias de tranquilidade e equilíbrio, mas também de maturidade e seriedade. Mas aí a entrada dos vermelhos rosados e coral alegram, aquecem e são um sopro de modernidade. Mesmo com um contraste maior é uma paleta muito usável.


Este simpático amigo traz junto uma paleta com azuis e verdes mais divertidos e jovens. O azul é agora um azul turquesa, muito mais vivo e dinâmico. Os verdes são verde cítrico claro e um verde água, de novo dois tonalidades de verde mais joviais. As outras cores, marrom chocolate e rosa terroso, também contribuem para essa modernidade. Me parece uma paleta linda para quartos infantis, para festas de aniversário ou até um casamento ao ar livre.


Esta paleta é para mim uma variação de uma paleta primária onde tenho amarelos esverdeados, azuis e o laranja substituindo o vermelho da típica tríade primária. É uma paleta que inspira energia e diversão na medida certa.


E se de energia se trata, vamos subindo a temperatura. Escolhi esta paleta para mostrar que o azuis e verdes também podem ser enérgicos e inspirar movimento, dinamismo. Já sei, você vai dizer que com o laranja intenso estou fazendo "gol de mão" :)

Pode ser, não vou negar, mas olha para esse azul intenso e mais "elétrico" como ele movimenta a paleta. Lembra tudo se reduz sempre a escolher as tonalidades certas.


Deixei para o final a paleta que é para mim mais especial e diferente, inclusive uma paleta que pode ser tendência daqui em diante. De novo a proposta de um azul elétrico e enérgico (esta tonalidade é conhecida como azul royal) em companhia de violetas, um mais claro e um mais escuro que já formam um belo par, e de novo duas tonalidades de verde água que dentre os verdes para mim passam uma ideia de modernidade, talvez os menos "naturais" dos verdes que parecem mais artificiais. Eu digo que podemos ver esta paleta como tendência porque tem uma inspiração na tecnologia, no mundo "gamer", na realidade virtual.


Espero ter inspirado você a combinar azuis e verdes de uma forma mais criativa e com atenção na escolha das tonalidades certas. Lembra de sempre buscar inspiração na natureza! :) Espero que tenha um bom final de semana!


Abraço colorido!


Felicitas



Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.