top of page

8 DICAS DE CORES PARA PINTAR O HOME OFFICE

Com a quarentena você e eu nos vimos forçados a trabalhar em casa resultando em vários impactos sendo o principal a necessidade de ter um espaço adequado para a rotina de trabalho, uma mesa que atenda, uma cadeira confortável, um bom computador, um wi-fi que funcione e um café gostoso. Mas hoje vim falar de algo também primordial: ter uma paleta de cores que sirva positivamente para sua produtividade, criatividade e foco. 


- Como assim? Cores para aumentar a minha produtividade? 

- Sim. Você leu corretamente. Cores!

Já se passaram 5 meses desde o início da quarentena e ao que tudo indica os escritórios em casa vão se estender por um tempo razoável. Se você está pensando em como melhorar suas condições de trabalho talvez chegou a hora de colocar em prática novas estratégias para manter em alta sua saúde mental e física em casa. 

E aqui vem o meu melhor conselho: nunca subestime o poder das cores certas no seu home office.  A escolha criteriosa das cores pode ser fator positivo para sua produtividade, para fomentar sua criatividade, para diminuir o estresse e para manter a energia em alta e ainda com foco no que é preciso. Vou te contar por que é isso, e como você pode usar as cores ao seu favor.

Está comprovado que as cores têm efeitos psicológicos. Algumas cores são estimulantes enquanto outras têm efeitos calmantes. Há cores que têm um efeito maior no nosso corpo físico, outras na nossa mente, outras no nosso ser emocional e também há cores que promovem o balanço essencial entre corpo, mente e emoções. E mais ainda, como é o nosso cérebro que dá significado às cores, uma mesma cor ou esquema de cores pode significar algo muito diferente para cada pessoa que olhar para ela reforçando a ideia de olhar para isso em forma customizada para cada um de nós. 



O primeiro passo para escolher cores é saber a intenção que temos, o que queremos que as cores façam. Por exemplo, você pode querer: 

- aumentar a sua criatividade e inspiração no trabalho;

- ficar longos períodos de tempo ligado no computador sem sentir-se cansada(o) demais;

- evitar distrações que suguem sua energia;

- se transportar a um ambiente onde tudo seja paz e calma;

- manter níveis de produtividade superiores;

- ser direto, assertivo e preciso no trabalho;

- elevar o nível de energia para poder transmitir isso a seus clientes pelo telefone, por exemplo…

E assim vai… 

Como vocês podem ver é um mito a ideia de que todo ambiente de trabalho precisa ser em primeiro lugar tranquilo. Isso varia muito em função da atividade que você realiza: não é o mesmo lidar com números do que ser um designer, não é o mesmo vender do que trabalhar com pessoas, não é o mesmo ser músico do que advogado, não é o mesmo lidar com prazos do que com criação… E mais! Essa mania que temos de nos prender a ideias preconcebidas é muito louca. Tanto é que há uma enorme diferença em ser um designer da NASA do que ser um designer de jóias, ou seja… para cada um de vocês há uma cor certa esperando para pintar seu home office. Você precisa encontrá-la e eu quero te ajudar.


Portanto, sabendo quais são suas necessidades no escritório em casa (esse pré-trabalho você deve fazer sozinha(o) na tranquilidade do seu lar), seguem 8 dicas de cores para pintar seu home office. Toma nota:

1. Se o seu trabalho é mental, se lida com números e com questões complexas, então azul seria uma cor que poderia elevar sua produtividade ao máximo. Se precisa manter a motivação em alta azuis levemente esverdeados, o que chamamos comumente azul petróleo são ótimas opções para te acalmar mas também ajudando na tua energia interior. 


2. Aqueles que realizam um trabalho criativo deveriam escolher uma cor da família dos amarelos ou laranjas. Estas cores contribuirão com a motivação e o otimismo necessários para elevar a criatividade e trarão boas doses de inspiração.


3. Se sua produtividade se mede pelo físico, então os vermelhos são as cores certas para você. Em tonalidades vibrantes e intensas, o vermelho é uma cor excitante que manterá sua energia em alto. 


4. Se busca um aumento de produtividade sem perder o equilíbrio interno no caminho uma boa opção seria escolher tonalidades de verde. Quanto mais vivo e intenso for o verde portanto mais energético, os verdes amarelados contribuirão também com uma pisca de criatividade e os verdes mais apagados serão sobretudo calmos. 


5. Se o foco do seu trabalho são as pessoas, laranja pode ser um estimulo na medida certa. Sem sobrecarregar, manterá sua energia em alta para dividir em todas suas relações interpessoais, tirando pela sua vez o melhor de você. 


6. Se você lida com prazos e listas de to do’s intermináveis, pode ser que precise de uma ajudinha para liberar o estresse e assim trazer nas suas paredes uma vibração calma pode ser importante. Nesse caso azuis esverdeados podem ser bons para descansar a vista depois de horas com os olhos fixos no computador e assim reduzir o estresse e a ansiedade.

7. Se o seu problema é a perda de foco pode usar off-whites ou cinzas para para criar ambientes com zero distração. Se você optar pelo caminho dos cinzas escolhe uma tonalidade com um subtom rico e gostoso para que não pareça muito corporativo, no fim das contas você está na sua casa. Se o ambiente tem boa iluminação considera um ponto extra a favor de optar pelos off-whites porque a luz criará uma vibração muito boa. Ainda nestes casos de lidar com poucas distrações ter poucos acessórios e manter o ambiente organizado é fundamental. 


8. Se você exerce uma posição de liderança cores escuras ajudarão você a se sentir fortalecido e com os pés na terra. Um verde intenso como o verde esmeralda ou azul naval podem ser boas opções. 


E para terminar, três dicas bônus com cores que não foram mencionadas até agora e que são cores mais incomuns para usar em escritórios em casa mas não por isso inapropriadas, tudo depende da sua intenção e das suas necessidades.

> Tons da moda como coral e terracota, podem também ser boas opções para manter o foco e a concentração, ajudando na criatividade e na inspiração. 


> Violeta é uma cor que pode ajudar a trazer calma e introspecção, dependendo de se for uma tonalidade mais escura ou mais clara, pode contribuir também para aumentar o senso de liderança e confiança ou pelo contrário transparecer fragilidade. 

> Marrom é uma cor que também pode acalmar, trazer conexão com a terra e ajudar a manter o foco em atividades complexas. Se optar por marrons caramelo ou amarelados/alaranjados, mais gostosos, ainda estará usando uma cor muito atual fugindo da velha ideia de marrom de madeiras densas e escuras típicas de escritório de advocacia. 


E aí, já sabe com qual cor vai pintar o seu home office? Espero que estas dicas de cores sirvam de ajuda :) E ainda como inspiração, deixa te contar que as fotos neste post são do meu escritório em dois momentos diferentes. O escritório amarelo foi o primeiro que montei aqui em casa em 2012 quando recém começava a trabalhar como designer de interiores. Esse escritório era minúsculo, ficava na varanda do quarto do meu filho e eu trabalhava ai enquanto Santi dormia ou brincava. O segundo, aqui embaixo, com duas cores, já é fora de casa (portanto não é propriamente um home office, mas serve como exemplo). Esse é o meu escritório atual (mas a foto é de 2017 portanto hoje está mega-cheio-de-coisas-nada-a-ver-com-isso) e já estou com vontade de mudar!



livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais

Escrever este post me trouxe muitas boas ideias :)

Espero que tenha um bom final de semana!

Abraço colorido!

Felicitas




logo Cores Lovers
bottom of page