top of page

NÃO CAIA NA MIOPIA DAS "HARMONIAS" DO CÍRCULO CROMÁTICO

O primeiro que me ensinaram na minha formação de designer foi a buscar harmonias no círculo cromático. Me disseram que as fórmulas para combinar eram imbatíveis e que eu só precisava girar o círculo e ir buscando essas "formas geométricas" que me dariam as harmonias certas.


Combinar cores ficou então limitado a buscar linhas retas para as complementares, triângulos equiláteros para as tríades, triângulos isósceles para as complementares divididas, quadrados ou retângulos para as tétrades e "fatias de pizza" para as análogas. Eu não podia estar mais desapontada.


Tinha largado uma carreira de 11 anos em uma mega empresa para deixar voar minha criatividade. Buscava me reconectar com a minha essência e deixar minha marca no mundo de design. Desejava fazer pessoas felizes nas casas delas usando cor. E de repente estava com um círculo cromático em mãos girando de um lado a outro.


Me negava a aceitar que era para ser assim.


Com tempo, estudo e treino aprendi tantas coisas incríveis que hoje dedico todos os meus dias à cor. E nunca, nunca, nunca estou com o círculo cromático em mãos. Ele está em um cantinho da minha mesa, entre uma pilha de papéis caso apareça alguma dúvida no meio do caminho. No fim das contas, ele sim é útil. É a melhor ferramenta para entender a teoria da cor básica.


Mas, quando chega a hora de combinar cores, há 3 palavras que são mais importantes do que o círculo cromático: objetivo, contexto, intenção.


Intenção pode parecer simples demais mas diz tudo quando se trata de cor. E "harmonia" é um dos caminhos possíveis. A discordância é outro caminho possível e muitas vezes ele fica esquecido pela fixação com a busca de harmonia.


Quando se trata de combinar cores acredito que um bom passo a passo te ajuda a criar as melhores combinações para os teus projetos e produtos. Um passo a passo é fundamental para afunilar 10 milhões de cores até 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 cores que você pode usar em conjunto. Há um outro post que trata exatamente desse passo a passo para combinar cores sem usar o círculo cromático, veja aqui.


O post de hoje vem com uma pegada mais prática porque quero te mostrar 3 combinações de cores em duplas que não são as óbvias fórmulas no círculo cromático. Vou te mostrar como elas aparecem no círculo com fins didáticos e depois em imagens coloridas para você ver em ação.





Estas 3 combinações não são cores complementares nem são análogas. Não dá para "nomear a fórmula" mas ela funciona! Viu?


O que você precisa sempre lembrar é que todas as cores combinam com todas as cores mas, o que importa mesmo é calibrar corretamente as tonalidades para criar os contrastes certos. E você fará isso intencionalmente levando em consideração o que você deseja comunicar e em qual contexto a tua combinação de cores vai ganhar vida.


venha fazer parte da comunidade somos coreslovers

Eu quero muito te ajudar a se libertar do círculo cromático e da ideia de "harmonias" por dois motivos. Primeiro porque o círculo é uma ferramenta que tem limitações portanto é preciso saber quando usá-lo e quando deixá-lo para lá. E mais importante ainda, porque eu acredito que as combinações de cores em projetos e produtos são uma via para transmitir individualidade, personalidade, identidade.


Se você fica o tempo todo pensando em "harmonias" você pode deixar passar de vista exatamente o que faz o teu projeto ou produto único. Quando você tem clareza do seu objetivo, contexto e intenção você realmente abre caminho para as cores que em conjunto vão falar exatamente o que você deseja, não importa onde elas estão no círculo cromático.


Por esse motivo, eu me refiro às combinações como paletas de cores, esquemas de cores ou até composições coloridas. Dificilmente eu me refiro às combinações como "harmonias". Porque me parece arriscado cair na miopia de sempre buscar todo "harmonioso, equilibrado, balanceado" e deixar de ver outras possibilidades discordantes ou que simplesmente não respondem às típicas receitas de harmonias do círculo cromático.


E caso tenha passado pela sua cabeça: eu não estou dizendo que você não vai criar combinações harmoniosas, estou recomendando que você explore sua criatividade ao máximo sem se limitar com fórmulas ou ideias que te prendem em lugar de te dar asas. Toma cuidado com quem deseja te limitar em lugar de te mostrar caminhos para crescer.


Espero te ver novamente na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida. Até lá você pode clicar na imagem aqui embaixo para fazer download de "O Guia Visual das 100 Tonalidades", um guia gratuito de consulta para o teu dia a dia.



Abraço colorido!

Felicitas


>>> Fotos do post via Pexels

Curioso Photography: https://www.pexels.com/pt-br/foto/vista-aerea-do-corpo-d-agua-288100/

Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-close-up-do-orvalho-da-agua-nas-folhas-verdes-e-roxas-66875/

Phillip Visser: https://www.pexels.com/pt-br/foto/animal-bicho-passaro-ave-16130737/

Commenti


logo Cores Lovers
bottom of page