top of page

5 PARES de CORES OPOSTAS QUE SE ATRAEM :)

Sempre ronda no amor a ideia de que opostos se atraem. E isso é amplamente difundido em filmes e histórias românticas onde pessoas de realidades e costumes aparentemente contrárias se apaixonam. Nas cores também temos a máxima de que cores opostas no círculo cromático fazem todo um par. O qual foi também romantizado por Marc Chagall na frase “Todas as cores são amigas das suas vizinhas e amantes das suas opostas”. E hoje vim falar dos opostos psicológicos, cores que pela sua simbologia carregam significados díspares mas que formam belos duos quando se juntam.

O conceito de opostos psicológicos vem de mãos dadas com a ideia de criar tensão visual e os ganhos que podemos tirar disso. Muitas vezes quando estou em contato com pessoas que participam dos cursos e workshops de Cores Lovers vejo uma preocupação muito grande em criar composições harmoniosas. Tanto é que chamamos o tempo todo às composições de cores como “harmonias”. Eu considero isso no mínimo um tanto perigoso porque você bem sabe que no passo a passo que sugiro para criar uma paleta de cores o ponto número um é “pensar no objetivo para o qual você vai usar cores”. E se o seu objetivo for “causar tensão”? Nesse caso, poderíamos pensar que para o fim proposto o mais interessante seja criar algo instigante, desafiador, caótico ou até agressivo, por que não? Tudo depende, certo?

Sendo a tensão visual um recurso formal na arte e no design, se você pensa o tempo todo em composições "harmoniosas" pode ser que perca de vista oportunidades de composições em cores dissonantes ou discordantes mas que caem de maravilha para o seu objetivo. 

Outra armadilha da linguagem é quando chamamos às paletas de cores como “combinações de cores” porque a palavra "combinar" também trás implícita a ideia de uma concordância. E olha que eu uso muito a palavra combinações, mas nunca perco de vista que o “descombinar” pode ser - dependendo do objetivo - o melhor caminho para uma paleta de cores bem sucedida. 

Vou te mostrar com exemplos 5 pares de cores que são contrárias na sua simbologia e que criam uma tensão muito interessante. Estas cores não são opostas no círculo cromático, são opostas na sua simbologia, nas ideias que evocam e portanto mexem com a gente de uma outra forma, talvez até subconsciente, no entendimento da paleta como um todo.  Vamos lá!


1. Vermelho e Azul: um par de opostos pela sua simbologia que vemos muito. Olha só: vermelho é a cor da paixão, azul é a cor da razão;⁠ vermelho é a cor da energia e do movimento, azul é a cor da tranquilidade⁠; vermelho é a cor das artes, azul é a cor do intelecto⁠; vermelho representa a força masculina, azul representa a força feminina. ⁠


2. Marrom e Rosa: enquanto marrom é a cor da terra que simboliza estabilidade, confiabilidade e solidez, rosa é uma cor delicada que simboliza a ternura infantil, o carinho, o romantismo, a compaixão e até uma certa imaturidade ou excesso de otimismo como quando dizemos "vive em um mundo cor de rosa".


3. Preto e Branco: uma dupla eternizada na moda por Coco Chanel, juntos trazem uma simbologia muito forte. Enquanto um simboliza a morte e o fim, o outro simboliza o nascimento e o começo. Eu acho que preto e branco fazem muito bem andando juntos porque simbolizam a verdade.


4. Azul Royal e Rosa: parecido com a dupla de marrom e rosa, toda a ternura, a quietude e a delicadeza do rosa (não pink, estou me referindo a um rosa claro) bate de frente com a energia e o dinamismo do azul royal. Um par muito jovem e ousado e que vem sendo muito usado em ilustrações.


5. Violeta e Laranja: enquanto o violeta fala do mundo interior, de mistério e de introspecção, o laranja fala de conversas animadas, de descobrir o mundo e sair com amigos. Uma dupla que ao meu ver é menos usada do que deveria - fora no Halloween :)


Acredito que pensar em cores que são opostas na sua simbologia é uma boa forma de sair do lugar comum na hora de criar composições de cores. Assim as "harmonias" pensadas primeiro pelo objetivo de usar cores e depois na escolha criteriosa das tonalidades com um bom embasamento farão mais sentido na sua cabeça e no seu coração.


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais

Boas combinações para você!

Abraço colorido!


Felicitas






logo Cores Lovers
bottom of page