top of page

VISTA-SE DE VERMELHO E CELEBRE (DE NOVO) O ANO NOVO!


"Ainda podemos dizer que é ano novo, certo?" Escutei esta pergunta mais de uma vez na última semana. Estamos finalizando o mês de janeiro mas parece que ainda queremos sentir esse ímpeto da renovação, de começar de novo, de celebrar o recomeço, uma nova partida. Portanto, para todos que tal como eu gostamos dessa "sensação de largada" ainda podemos nos somar à celebração do ano novo chinês no próximo 5 de fevereiro. Agora atenção: se quer levar a tradição chinesa à risca você terá que vestir vermelho, vamos lá!

Quando pensamos em vermelho o primeiro que vem na cabeça é: vermelho é a cor dos extremos, da paixão amorosa à irrefreável ira, tudo está contido no vermelho. Ou podemos falar da sua “maleabilidade”, palavra que adorei e foi usada para descrever essa dinâmica da cor pelas artistas do Adriana e Carlota Atelier no Instagram (tanto gostei dessa forma de falar do vermelho que pego aqui emprestada) fazendo referência à possibilidade de comunicar diferentes sensações pelo uso de diferentes tons e combinações de vermelho. Mas isso já falamos por aqui, certo?


O que não temos tão presente é o vermelho como símbolo de boa fortuna, alegria e felicidade. As lendas populares da China dizem que tudo começou com o Nian uma besta feroz que aterrorizava aldeões comendo cultivos, gado e até crianças. Até que os aldeões descobriram que a fera, metade touro com cabeça de leão, tinha medo de 3 coisas: fogo, barulho e a cor vermelha. O Nian foi derrotado e desde então a cor vermelha traz boa fortuna e boa sorte a todos.


Sim, eu sei, essa ideia do vermelho como símbolo de boa fortuna, de alegria e felicidade é muito do mundo oriental, e nestas latitudes nos guiamos mais por outras ideias: o vermelho ligado ao sex appeal, à sedução e ao poder. É disso que mais lembramos quando pensamos no vermelho. Ou se estamos em um restaurante (exceto um restaurante chinês) vamos dizer "ah!… querem estimular o meu apetite e que coma mais”. E se estamos em um dormitório infantil com muito vermelho talvez arriscamos “essa criança não vai dormir à noite, vai estar super-estimulada”. Mas se é um dos nossos filhos que entrega o boletim de notas e aparece muito vermelho, logo pensaremos "vixi... foi mal na escola”. Agora, se vemos vermelho na vitrine da nossa loja de roupas preferida pensaremos “mmm...tenho boas chances de bons descontos!” ou será porque chegou o Natal e nada de descontos :)

Mas, há duas crenças bem difundidas por estes lados que falam da cor vermelha e as ideias de boa fortuna, bons augúrios e desejos de felicidade. Quem já foi mãe com certeza ganhou sapatinhos vermelhos para o bebê vestir na saída da maternidade, não foi? Pois é fazemos isso com o espírito de proteger o bebê, espantar maus pensamentos, e trazer energias positivas para ele (ainda que dizem que é uma tradição cigana, as ideias de boa fortuna ligadas à cor vermelha se repetem). E eu pergunto: quem que está lendo tem carteira vermelha? Quem respondeu afirmativamente é bem provável que fez isso "para atrair prosperidade”.

Portanto, logo na próxima semana - a partir do 5 de fevereiro - temos a chance de celebrar mais um ano novo, a chance de celebrar o ano novo lunar 4717, o ano do porco pelo horóscopo chinês, a chance de mais um recomeço! E se quer se somar às celebrações no estilo tradicional chinês deverá vestir vermelho da cabeça aos pés ou pelo menos levar acessórios vermelhos: assim você atrairá boa fortuna, sorte e prosperidade para o novo ano. Também pode optar por levar o vermelho para dentro de casa, e trazer bons augúrios para o nosso lar com mantas, jogos americanos, almofadas, velas, cestos ou como fazem os chineses, com lanternas de papel vermelhas.




Do amor à guerra, do coração do cupido até o tridente do diabo, da coragem até o perigo, do amor ao sexo, da vida à morte. Mas ainda a cor da boa fortuna, dos bons augúrios, da alegria, da felicidade e da prosperidade na cultura oriental. Isso também é o vermelho. E já sabe, se finalizando o mês de janeiro ainda anseia um recomeço, se soma às festividades do ano novo chinês, vista o vermelho e traga bons augúrios, alegria e felicidade para este novo ano! Boa semana colorida! Abraço colorido, Felicitas.


download o guia visual das 100 tonalidades cores lovers


logo Cores Lovers
bottom of page