USE A LINGUAGEM DAS CORES AO SEU FAVOR.

Quando casei a decoração das mesas era com flores multicoloridas, todas do jardim da minha mãe, isso me fazia sentir felicidade. Também vesti um vestido off-white, não branco, porque me parecia que tinha mais a ver comigo. Quando minha mãe sabe que estou tristonha sempre me diz "Feli, coloca um pouco de brilho nos lábios, blush nas bochechas e vai em frente, não saia de cara de lavada". Antes da pandemia comprei uma saia toda multicolorida de tecido africano que adoro usar com uma camiseta preta, o conjunto me faz sentir poderosa. E ao redecorar o quarto dos meus filhos, quando Manuela nasceu, optei por trazer um tantinho de rosa e muito verde clarinho e azul acqua. Estas últimas duas cores porque me trazem calma e porque combinam muito bem em um quarto compartilhado entre uma menina e um menino.

Você percebeu todas as emoções e mensagens - muitas delas subconscientes e agora evidenciadas - envolvidas com algumas das minhas escolhas de cores? Agora pára um minuto a leitura e pensa nas tuas próprias experiências coloridas e como elas estão ligadas com as tuas emoções e sensações. Se prepara para boas descobertas e reflexões!

Essa é para mim a melhor forma de encarar o estudo da Psicologia das Cores, vendo que não se trata de algo alheio ao nosso dia a dia. Pelo contrário! Não há dúvidas de que cores e emoções estão ligadas, isso se faz presente na nossa própria vida diária. Quando isso fica evidente, e se você trabalha com projetos ou produtos coloridos (como eu, que faço projetos de interiores) entra em jogo o famoso "já que".

Ja que... as cores vão provocar emoções e sensações, vale muito a pena fazer escolhas conscientes e com intenção para aproveitar ao máximo a força da linguagem emocional das cores. E também evitar os desconfortos que uma escolha desafortunada de cores pode provocar como sugar a nossa energia, nos desconcentrar, não evidenciar o melhor do nosso interior (ou de nossos clientes). E em se tratando de produtos, não vender e ficar com estoque parado.

Por esse motivo é importante conhecer os efeitos que as cores podem provocar, as simbologias mais universais. Também despertar a nossa consciência para a força das nossas memórias afetivas coloridas e por último, alguns conceitos fundamentais da teoria das cores que influenciam nos significados e mensagens que as cores transmitem.

Vamos mergulhar nas ideias mais universais por trás das cores.


- VERMELHO é a cor da paixão (do amor ao ódio), da energia, do calor, da força física, da coragem, da rebelião, do confronto, do movimento, da ação, da sobrevivência.


- ROSA é a cor do carinho, do romantismo. É a inda a cor da feminilidade (mesmo que rosa não é mais de domínio exclusivo das mulheres).