Que cor tem um efeito profundo na nossa vida, quase ninguém duvida. Que gostamos mais de algumas cores frente a outras cores, também quase ninguém duvida. Mas a questão ainda mais importante é: sabemos QUAIS SÃO AS NOSSAS CORES? Cor é mesmo algo incrível. Estamos tão acostumados com ela que muitas vezes não somos nem conscientes da sua presença mas ela afeta o nosso humor, nossas sensações e emoções sem mesmo pedir permissão. O neurologista Kurt Goldstein, criador de uma teoria holística do organismo disse ao redor dos anos 40 “Que as cores influenciam a vida orgânica não precisa de prova especial. Ao olhar ao redor o colorido de todas as coisas viventes, em seguida nos tornamos conscientes deste fato” (tradução minha). Quando somos crianças e somos puro instinto declaramos amor às cores no primeiro olhar e assim usamos vermelhos, azuis, verdes, amarelos, laranjas ou púrpuras… quase sem pensar.
Crianças tem um canal aberto direto entre sentidos e emoções e eles rapidamente sabem quando amam uma cor e ela se torna favorita. Ainda é muito comum que crianças perguntem umas às outras: qual é a sua cor preferida? Crianças sabem isso delas e portanto gostam de saber de todo mundo. E quando conhecem alguém novo, mesmo adulto, pode até funcionar como uma pergunta “quebra gelo” na forma simples da criançada se relacionar com o desconhecido.
Mas como tudo na vida… ficamos grandes… ao tempo que crescemos e amadurecemos vivemos miles de experiências novas; lemos miles de revistas de outros miles de temas, visitamos miles de lojas bacanas em viagens; assistimos miles de filmes de chorar e de rir; aproveitamos miles de liquidações; escutamos miles de conselhos de mães, amigas e vizinhas; compramos miles de objetos por impulso; aprendemos sobre miles de artistas e estilos… e assim vamos amadurecendo também o nosso gosto e o nosso estilo.
E se tudo der certo, quando uma criança passando por ai vier nos perguntar: QUAL É A SUA COR PREFERIDA? Teremos uma resposta na ponta da língua. Podem ser várias cores, não somente uma, mas teremos uma ideia da nossa história de cor, do que gostamos mais, do que preferimos e do que nos cai bem. Como também é importante conhecer o que não gostamos, o que não preferimos e o que não nos cai bem.
Se por acaso essa pergunta te deixar boquiaberta vou te dar 3 passos que você pode seguir para chegar, com tempo e paciência, a um ponto no qual você saiba QUAIS SÃO SUAS CORES. 1. Explorar memórias de cores: nossas sensações e emoções respeito de cores estão enraizadas na nossa vida. Portanto o primeiro paso é olhar as nossas memórias de infância, da nossa casa, dos nossos pais, da nossa escola, do bairro no qual crescemos, de pessoas que influenciaram a nossa infância e juventude. Olhar fotos, videos, relembrar brinquedos e brincadeiras favoritas, momentos marcantes… essa conexão com as nossas memórias é fundamental para começar a escrever nossa história de cor. 2. Viver em sintonia com os nossos sentidos: permitir um estado de espírito no qual damos lugar aos nossos sentidos, deixamos que eles falem e estarmos prontas para escutar o que têm para nos dizer, fará que vivamos experiências mais completas na nossa casa, no nosso trabalho, nos passeios pela cidade. Estarmos abertas aos nossos sentidos fará que sejamos mais conscientes nas escolhas de roupas, maquiagens, comidas, lugares, ambientes, músicas. Isso pode ter um papel transformador e trazer nova vida para o nosso dia a dia. 3. Ao escolher cores, ir além da estética e sentir (e pensar) nas emoções que elas provocam em nós. Algumas cores te deixam energizada, outras te acalmam, outras te abrem novos caminhos. Cor é uma escolha tão pessoal que somente nós podemos dizer se é a escolha certa para a gente. Re-aprende a ver. Respira. Confia em você. Experimenta. Cor é algo tão pessoal, há tanto envolvido em uma história de cor que refletir sobre quais são as nossas cores, aprofundar o nosso autoconhecimento, ir atrás das nossas memórias com cores, escolher com base nos nossos sentidos e emoções, só pode trazer coisas boas. Entre elas, liberdade.
Abraço colorido!
Felicitas :)
Yorumlar