PARA CADA MOOD, UMA PALETA DE CORES

Não me canso de repetir que escolher cores não se trata de cores, mas de emoções. Não se trata de vermelho, se trata de força e paixão. Não se trata de laranja, se trata de diversão. Não se trata de azul, se trata de pensamento.


Ao mesmo tempo, raramente vemos cores isoladas. Normalmente vemos cores em conjunto. Então... quando temos duas cores, digamos um vermelho e um laranja, o que vale a paixão ou a diversão? E quando temos três cores, digamos preto, branco e azul, o que vale a elegância, o nascimento ou o pensamento?


Para desenrolar isto vale a pena lembrar duas máximas do mundo das cores. Primeiro, as cores somente ganham significado em contexto. É possível sim ter um entendimento do simbolismo das cores em forma geral mas somente quando vemos o esquema de cores em contexto ganha real significado. Por exemplo, eu posso muito bem falar horas do simbolismo do vermelho e laranja juntos. Mas se eu vejo essas cores em um quarto infantil terei uma sensação e se vejo as mesmas cores em uma suite de um casal de média idade terei outra sensação.


E a segunda coisa que parece óbvia mas, não é tanto, é que em uma combinação o conjunto das cores vale mais do que as cores em si mesmas. Toda vez que você faz uma combinação precisa olhar o efeito final e não somente as partes. Isso é tão verdadeiro que uma cor que você não gosta pode eventualmente ficar bem em uma combinação. ⁠


Em uma combinação de cores a comunicação de uma mensagem se dá pela conjunção de alguns elementos que podemos isolar somente em termos didáticos:


  1. a simbologia das cores

  2. a influência da tonalidade: se são cores claras ou escuras, ou se são cores vibrantes ou apagadas.

  3. a temperatura das cores.

  4. o tipo de contraste entre alas: se alto, médio ou baixo.


Vamos ver como funciona? Vou pensar alguns moods e novas paletas vão surgir.


Mood Nostálgico.

Este mood tem tudo a ver com cores apagadas e cores empoeiradas. Podem ser cores frias ou quentes. Tons de rosa velho, malva e beges (que lembram papel antigo amarelado) ficam muito bem neste mood. Outras alternativas são cinza e off-white por exemplo, também algumas tonalidades de marrom podem evocar ares de nostalgia. Sempre imagino este mood com contrastes baixos.


Mood Bem Humorado.

Este mood tem tudo a ver com liberdade. Imagino que pode se conseguir esse mood tanto com contraste baixo quanto com contraste médio.


Mood Sofisticado.

Este mood tem tudo a ver com cores complexas (com subtom rico) e também complexas. Podem ser cores frias ou quentes. Algumas cores caem muito bem no mood sofisticado como o preto e também outras cores neutras. Imagino sempre cores mais escuras e densas.

Mood Criativo.

Este mood tem tudo a ver com surpresa. E surpresa pela sua vez tem a ver com contraste alto. Assim este mood precisa disso de alto contraste que pode ser nas cores, na temperatura, nas tonalidades e também nas proporções.


Mood Eletrizante.

Este mood tem tudo a ver com cores vibrantes e vivas. Imagino este mood com contrastes altos e um certo exagero.


Antes de terminar vale dizer o seguinte. No mundo das cores, diferente de outras disciplinas não tem soluções únicas. Ou seja não tem uma única forma de comunicar a mesma mensagem com cores. É como na matemática: 4 + 4 = 8, mas 2 + 3 + 3 também é 8... captou? Ou seja, estas paletas são uma das milhões de formas possíveis de representar estes moods em cores. Estas são as paletas que eu criei.


Agora é a tua vez! Cria paletas de cores com estes moods e posta no teu Instagram com o #moodcoreslovers. Vou adorar ver!


Abraço colorido!

Nos vemos daqui 7 dias.


Felicitas