top of page

O PRÓXIMO PASSO NA SUA JORNADA COLORIDA

Se você está aqui é porque já iniciou a sua jornada colorida. Pode ser que esteja recém começando, pode ser que já use e combine cores mais ainda não sinta muita confiança e pode ser também que sinta confiança mas queira evoluir ainda mais. Qual é o próximo passo na sua jornada colorida?


Desde que me iniciei na minha jornada colorida tenho uma ideia muito clara: a de ser melhor no uso das cores. Em maio fizeram exatos 10 anos desde que participei como aluna do primeiro curso de cores e essa vontade de ser cada vez melhor em cores continua intacta. Ao longo destes 10 anos posso claramente ver diferentes passos que fui seguindo na minha especialização. Sempre há um próximos passo na jornada colorida.


>>> Se você está começando na sua jornada colorida minha recomendação é que seu próximo passo seja estudar tudo sobre Cores em um sentido técnico, compreender o que as cores são e treinar o olhar para perceber as sutis diferenças entre tonalidades.


Quando fiz o meu primeiro curso 10 anos atrás estava dando os meus primeiros passos como designer de interiores. Naquele momento eu era movida por uma enorme curiosidade e também pelo desejo de me posicionar rapidamente como uma boa designer. No fim das contas, eu me iniciei como designer quando já tinha 36 anos. Não tinha tempo a perder.


Lembro que logo cedo entendi que o projeto colorido (e acredito que isso seja igual para roupas, objetos, artesanato) precisa ser "vendido". Ou seja, o cliente rara vez chega pedindo algo colorido. Normalmente os clientes se inclinam sozinhos para apostas confortáveis, e precisa ser dito que nesses casos as cores neutras são opções que parecem mais seguras.


Naquele momento usar mais cores no design começava a despontar como uma possibilidade. Ainda que os sofás cinzas eram objeto de desejo era um momento de descoberta do papel de parede colorido, da laca colorida em móveis e dos azulejos coloridos para cozinhas e banheiros.


Fiz o meu primeiro curso de cores buscando melhores argumentos para convencer os meus clientes a que aprovem os meus projetos. Buscava me sentir segura e poder comunicar tudo aquilo que eu "sentia" era bom quando me guiava pela minha intuição colorida mas não sabia explicar os por quês.


>>> Se você já está usando cores mas ainda te falta confiança minha recomendação é que aprofunde seus estudos. Como assim? Você deve estar se perguntando, mais do mesmo? Sim, mais estudo das Cores dando ênfase ainda mais na força das tonalidades.


Olha só, a grande questão de que existam 10 milhões de cores abre duas possibilidades: aprender a diferenciar essas 10 milhões de tonalidades em um sentido visual, pura percepção visual. E também, compreender as diferenças pelo lado simbólico e emocional dessas 10 milhões de tonalidades.


Exagero? Pode até ser. Mas se você souber claramente distinguir 100 ou 200 tonalidades pela percepção visual e pelo simbolismo então te garanto que será uma melhoria imensa no uso e combinações de cores para teus projetos e produtos coloridos.


>>> Se você já está usando cores e se sente confiante mas ainda gostaria de evoluir mais minha recomendação é que aprofunde seus estudos em um caminho que vale por dois: autoconhecimento.


Na minha opinião o caminho do autoconhecimento vale por dois porque aprender sobre a nossa história de cor, aprender sobre as particularidades do nosso sentir sobre as cores abre a porta para reconhecer que "o outro" ou seja, os nossos clientes, também têm uma história de cor que é própria e particular.


Aprofundar em autoconhecimento nos leva a pensar na cor em contexto, na cor em termos pessoais (que não deixa de ser um cultural individual) e portanto a cor começa ser resignificada de várias formas.


Sempre acredito que há um próximo passo na jornada colorida. Tanto que eu sempre alerto: "Tome cuidado se vai começar a estudar cores porque é um caminho sem retorno" e eu sou prova disso.


Minha ênfase nas "cores certas" tem a ver com isso, com uma busca. Eu vejo muito colorido por aí mas não sempre tenho certeza que sejam as cores certas. Porque as cores certas é mais do que beleza. Há uma sutileza nas cores certas que requer observação, conhecimento, intuição e intenção.


O meu curso COLORir e a Comunidade Cores Lovers com encontros mensais para aprendizado contínuo caminham nesse sentido. É um convite para que você ande junto comigo sua jornada colorida.


Espero te ver novamente aqui na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida.


Abraço colorido!


Felicitas


Download O Guia Visual das 100 Tonalidades



logo Cores Lovers
bottom of page