Se você é designer de interiores, decorador ou arquiteto de interiores sabe que misturar estampas coloridas em um ambiente pode dar um nó na cabeça. Por um lado têm os padrões, pelo outro as cores, isso somado a outras texturas próprias da arquitetura que podem estar presentes, ah! e os estilos de decoração... como fazer para lidar com isso tudo de uma forma harmoniosa?
Padrões têm sido uma característica essencial da decoração desde sempre. Desde padrões simples listrados até padrões complexos e multicoloridos como as estampas da famosa Marimekko. Padrões que podem ser replicados em paletas de cores infinitas, e padrões que ainda refletem estilos de decoração também diversos. Como lidar com toda essa diversidade?
Olha só... antes de você se desanimar e manter a ideia de no teu próximo projeto misturar texturas simples com um listrado aqui, um floral lá. Pensa comigo: o nosso mundo é recheado de padrões ao nosso redor, tanto na natureza como no mundo físico criado pelo homem.
Se pensamos em padrões como qualquer desenho de repetição observável ou feito pelo homem, claramente vemos como padrões visuais são vastos na natureza e no mundo físico criado por nós, tanto na arte quanto no design. Árvores, galhos, flores, frutas, sementes, penas, peles de animais, ondas e ondulações do mar, copos de neve, nuvens, grama, corais... só para falar da natureza... a lista é infinita. Pensa nisso tudo e visualiza como muitos padrões já formam parte das tuas memórias....
Memórias? Como assim? O nosso mundo visual é formado por tudo que temos visto, tudo que temos feito, todas as referências visuais que acumulamos ao longo da nossa vida. Na medida em que crescemos vamos moldando nosso mundo visual... sim, você talvez já me escutou falar que todos carregamos uma "História de Cor"... lembra? Pois é..., se pensamos em todas as referências visuais que passaram pelas nossas retinas podemos pensar que somos "torneados" pelo nosso mundo visual.
Nosso mundo visual é composto pela nossa vida completa. O interessante é que se analisamos o nosso mundo visual veremos que ele é recheado de padrões que podem ser (e normalmente são) reflexo dos nossos interesses, das nossas aspirações e também das nossas contradições e oposições. O nosso mundo visual é diverso, tanto quanto a nossa vida. Ai reside toda a riqueza.
Eu gosto de listras, e de florzinhas, e de estampas mais gráficas, e de mini poás moderninhos... Sim, a isso me refiro quando digo que os padrões que conformam o nosso mundo visual podem ser reflexo dos nossos interesses, das nossas aspirações, mas também das nossas contradições e oposições.
Por que escolher uma estampa quando podemos escolher todas?
Boa semana colorida!
Felicitas :)
Comments