MINHA JORNADA DA COR

Sempre usei cores com liberdade. Desde o meu primeiro projeto de interiores, ainda sem estar formada, tive o impulso de olhar para a natureza e criar uma paleta de cores movida somente pelas ideias que queria transmitir. Isso não quer dizer que nesse caminhar de oito anos não tenha sentido medo. Claro que tive medo. Mas você sabe bem que a questão não é evitar o medo, mas nos sobrepor a ele. Minha confiança no uso das cores veio através do conhecimento e da prática. A liberdade continua me acompanhando, cada vez mais forte.


Quero muito que você também use cores com liberdade, com confiança e sem medo. A isso dedico todos os dias de trabalho desde que em 2015 fundei Cores Lovers. Tem sido - e ainda é - uma jornada e tanto. E tudo começou em 2011 com o projeto para uma ex-colega de trabalho da Natura, Aline. Ela me chamou quando eu ainda nem era formada para fazer o projeto da sua nova casa em Jundiaí. E eu, que tinha acabado de pedir demissão da Natura para fazer minha virada de carreira, encarei o projeto como se estivesse desenvolvendo um produto e criei um conceito. E a partir desse conceito extrai uma paleta de cores baseada em imagens da natureza. Fiz isso da forma mais simples que você possa imaginar: montei um slide com as fotos em painel e pintei as cores no meu desenho em perspectiva. Veja você mesmo:


Esta era a paleta de cores proposta para a sala de estar. E abaixo o desenho da sala colorida.


Esta era a paleta de cores proposta para a sala de TV. E abaixo o desenho da sala colorida.


Esta era a paleta de cores proposta para a suite. E abaixo o desenho da suite colorida.


Esta era a paleta de cores proposta para a cozinha. E abaixo o desenho da cozinha colorida.


Esta era a paleta de cores proposta para o escritório. E abaixo o desenho da escritório colorido.


Foi tão movilizador isso para mim que no ano seguinte em 2012 lancei um blog que chamava "Entrei e te conheci". O nome do blog tinha por trás uma ideia na qual acredito muito: quando você entra em uma casa e pode conhecer a pessoa através da decoração. Escrevi durante dois anos diariamente o blog e toda terça-feira postava uma paleta de cores inspirada em fotos da natureza. Esta foi a primeira paleta que postei no dia 8 de maio de 2012. A seção do blog chamava "Cores Lovers" e as paletas eram numeradas... Cores Lovers #1, Cores Lovers #2, Cores Lovers #3 e assim vai. O sonho ia tomando forma.


Assim foi como percebi que a cor era importante para mim, percebi que tinha bom olho para a cor e gostava de mexer com cores. Em 2013 decidi começar a estudar e fiz o primeiro curso de cores com a Lilian Ried Miller Barros no Universo da Cor. Eu lembro da emoção de estar ai. O meu filho Santi tinha 1 ano e algo estava acontecendo em mim.


Foi esse ano também que cometi - o que hoje reconheço como - o pior erro da minha carreira em cores. Foi na casa da Natalia, que é minha cliente até hoje. Uma das minhas melhores clientes, e digo isto já para anunciar que teve final feliz :) Eu precisava pintar a sala dela, ela queria uma cor clarinha, um off white acinzentado. E eu me achando muito especialista escolhi a cor às pressas, sem muito cuidado e o que é pior ainda, sem fazer teste. Resultado: o que devia ser um "branquinho sujo" terminou sendo um branco com subtom tão azul que a sala parecia ser uma grande nuvem fofa azul céu. Bateu o terror quando vi isso. O que fiz? Pedi desculpas pelo erro e fiz o meu trabalho como devia ser feito, com calma e respeito pelo cliente. Como podem imaginar eu arquei com o custo da tinta (o pintor que é o meu parceiro até hoje ficou tão assustado também que não me cobrou nada por repintar tudo, acreditam?). E essa nota fiscal da recompra das tintas carreguei comigo durante anos na minha carteira para me lembrar da importância de fazer um trabalho bem feito e de que os nossos erros têm consequências, nem que seja perder dinheiro. Como você pode imaginar, não tenho foto desse erro terrível :)


Depois disso decidi continuar os meus estudos e conheci pela internet a Kate Smith, uma consultora de cores americana e me inscrevi no curso online dela. Aprendi tantooooo! Para me formar como Consultora de Cores precisava apresentar um projeto real e o projeto na casa da cliente Adriana foi o escolhido. Super colorido e alegre. Kate me aprovou! Anos depois, em 2018, encontrei pessoalmente com Kate no International Summit do Color Marketing Group. Foi uma delícia de encontro :)


Em 2015 participei do primeiro Chroma Zone do Color Marketing Group em São Paulo. Uma oportunidade enorme de começar a entender como é que se fazem tendências de cores. Nesse evento também conheci a Patricia e Erika, da Sherwin Williams. Um encontro muito bacana que deu lugar a uma parceria que continua até hoje. Todo ano desde 2017 realizo treinamentos para arquitetos e designers de interiores que têm relacionamento com a empresa e suas lojas. Tem sido super enriquecedor. Veja as imagens que levei como proposta nesse evento para ser cores tendência em 2017. Eu não sabia que precisava levar amostras das cores e me limitei a levar fotos :)




Foi também em 2015 que criei Cores Lovers. Eu queria muito me desenvolver como consultora de cores, mas por onde começar? Assim decidi desenvolver um curso de cores porque vi a oportunidade de realizar algo que fosse teórico e também prático. Tinha feito outros cursos em São Paulo e sabia que não havia nada assim no mercado. Me levou dois anos desenvolver a "Oficina da Cor - Use cor sem medo". Dois anos inteiros! E acredito que o fato de que no meio nasceu a Manuela e fiquei em casa cuidando dela pequena foi a grande oportunidade de ocupar meu tempo nesse desenvolvimento. Um mês antes dela fazer 1 ano teve lugar a primeira turma da oficina pela qual acabaram passando, até dezembro de 2019, mais de 100 profissionais. Escolhi a foto da primeira turma de verdade (antes disso fiz uma turma piloto com amigas convidadas para testar a oficina).


Na oficina de fevereiro de 2018 conheci a Mirela Perea, jornalista e irmã da Luiza Perea, ambas à frente da marca de sapatos Luiza Perea. No dia seguinte que terminou a oficina, um sábado pela noite para ser exata, recebi o convite da Mirela para fazer o projeto da loja. Gelei. Não tinha experiência nenhuma em interiores comerciais mas adorei a ideia. Trabalhei o ano todo junto a elas para criar a nova loja e um novo conceito de marca - que fiz junto com uma ex-colega e amiga da Natura, Francine. Foi o projeto mais desafiador que fiz até agora e amei cada dia de trabalho. Lembro até hoje o silêncio da Luiza e da Mirela quando apresentei a proposta de cores. Silêncio. Elas precisaram uns dias para processar todo e seguimos adiante com a proposta, sem alteração nenhuma. É exatamente o que podem ver hoje se visitam a loja (e recomendo que o façam) na Rua Girassol 157, na Vila Madalena em São Paulo.

Para terminar esta história, esse projeto da loja me levou a ser finalista do prêmio ABD Design Awards 2020 na categoria Melhor Uso da Cor. Não poderia estar mais feliz! Já ser finalista é uma honra e tanto. Fico ainda feliz porque foi um projeto delícia no qual trabalhei com clientes e parceiros maravilhosos. Agora esperar o resultado final do ganhador nos próximos dias... já estou de dedos cruzados.


Uau! Se você chegou até aqui, obrigada! Eu não costumo falar sobre mim. Muito menos contar todas estas histórias juntas. Mas dado que estou a um passo de um momento super importante como é o lançamento do primeiro curso online de Cores Lovers que chama "Jornada da Cor"... não posso evitar pensar em tudo que me trouxe até aqui. E quis dividir com você parte dessa história.


Comecei falando de usar cores com liberdade. E vejo muita liberdade também neste caminho que estou trilhando, fazendo o que gosto e do jeito que gosto. Nesses anos todos usei muitas cores, pintei muitas paredes de clientes, escolhi muitos tecidos coloridos, fiz muitos tapetes também coloridos, usei muitos papéis de parede estampados... e isso tudo me trouxe até aqui. Quero dividir o que tem dado certo comigo que é usar cores de uma forma livre, usando a natureza sempre como inspiração, escutando os meus clientes e suas histórias de cores, aprendendo com os erros, me divertindo junto a cada nova turma de alunos.


Bom, já é muito por hoje :) Obrigada pela sua companhia!

Abraço colorido!

Felicitas



Felicitas Piñeiro. Diretora Criativa e fundadora.

Especialista em cores e designer de Interiores.

Use cores sem medo.
Não existe emoção sem cor. 
felicitas@coreslovers.com
Rua Cristiano Viana 288, Pinheiros - São Paulo

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2020 por Cores Lovers.