top of page

5 HARMONIAS PARA USAR A COR DO ANO, LIVING CORAL


Coral, Salmão, Pêssego, Damasco, Bege rosado, Rosa Pele... muitos nomes para uma tonalidade que invadiu o mundo do design desde que a Pantone anunciou a Living Coral como a cor do ano para 2019. Living Coral, a cor do ano da Pantone, é um laranja-rosado luminoso, com um subtom dourado que inspira calor, energia, alegria, diversão, leveza. Uma cor que nos remete tanto ao mundo natural quando pensamos nos recifes de corais, mas também com uma presença importante no mundo digital. Isso faz dela uma cor maleável, fácil de usar, uma cor atrativa e apetitosa. Uma cor calorosa que pode ser intensa ou suave dependendo da forma de usar e as cores que a acompanham. Mas sempre uma cor que inspira a viver com alegria. E com tanta variedade de nuances é claro que as possibilidades de combinações são infinitas. Eu fiquei aqui pensando em 5 formas de combinar estas nuances de "Coral", usando diferentes harmonias mas todas inspiram essa sociabilidade, proximidade, felicidade e otimismo tão próprio da cor "Coral". CORAL + AZUL PETRÓLEO (ou azuis ricos) Um duo complementar que ao tempo que nos faz abraçar com ousadia o círculo cromático, traz uma mistura de "ar de dias quentes junto ao mar” mas também a serenidade do azul migra para certa dramaticidade na medida em que aumentamos a intensidade de azuis mais densos.




CORAL + VERDE MENTA Uma harmonia de cores mais ou menos vizinhas, há uma conexão entre elas... o verde menta traz luz e associações calorosas que complementam o acolhimento e otimismo dos tons coral. Se respira um ar abundante, nada de tensão.




CORAL + VERDE ESMERALDA Mas quando o verde intensifica tudo muda. De novo temos a sensação de um salto ousado no círculo cromático. Um contraste que chama nossa atenção mas ainda sentimos a força da alegria do coral, talvez na sua versão mais natural. Verão quente. Floresta densa.




CORAL + VIOLETAS Mais um duo intenso. Há uma tensão latente nesta harmonia. Na minha opinião o vermelho contido no coral e no violeta pulsa baixinho mas ainda está ai trazendo força, como uma brasa que se mantém acessa. As diferentes tonalidades de violeta também contribuem ou não para elevar a temperatura. Lilases deixarão tudo mais suave e inocente, ameixas e violetas aumentam o contraste.




CORAL + TONS ROSADOS, QUENTES E TERROSOS Junto a outras tonalidades quentes, terrosas e rosadas o coral se destacará mais ou menos (dependendo da sua saturação e contraste de luminosidade) mas sempre teremos uma harmonia super confortável, gostosa e acolhedora. Nada de atritos aqui, tudo flui. E estaremos em uma eterna primavera, eterno verão ou eterno outono. Brinca com as tonalidades e muda de estacão.




Um ponto de partida, o Living Coral da Pantone, serviu de disparador para pensar em todas estas harmonias usando nuances de coral, salmão, damasco, pêssego, rosa pele... essa é a riqueza do mundo colorido que vivemos e que temos nas nossas mãos todos que trabalhamos com cor no nosso dia a dia. Já tinha pensado nisso? Se sim, agora é momento de viver todas essas possibilidades. E se já faz isso... pois então... compartilhar!

livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais

Boa semana colorida! Felicitas



logo Cores Lovers
bottom of page