COMO LEVANTAR O ASTRAL DA SUA CASA USANDO AS CORES CERTAS

Cor é incrível. Ela está presente em todos lados ao nosso redor. E ela influencia talvez todas as decisões do nosso dia a dia, mesmo que nem percebamos que isso está acontecendo. Vou te dar um exemplo bem simples: quando você prepara café com leite, você sabe o exato sabor do café que adora só de olhar a cor da mistura de café com leite. Há quem goste mais clarinho, com mais leite. Há quem prefira ele bem escuro ou somente com um pingo de leite. Ou seja, a cor certa do café com leite é o que garante o sabor que você gosta.

Agora já entendeu porque eu falo de “cores certas”? Que as cores podem ajudar a levantar o astral da sua casa é conhecido. Somente com buscar no Google, virão mil artigos sobre o uso das cores na casa e sobre psicologia das cores. Mas eu quero te levar um passo adiante, a que você descubra as cores certas para você e para sua família na sua casa. Tal como você conhece a cor exata de café com leite para começar o dia. 

Então vamos lá! Primeiro vamos repassar as características principais da psicologia das cores para as 11 cores principais. 

- VERMELHO é a cor da paixão (do amor ao ódio), da energia, do calor, da força física, da coragem, da rebelião, do confronto, do movimento, da ação, da sobrevivência. 

- ROSA é a cor do carinho, do romantismo. É a inda a cor da feminilidade (mesmo que rosa não é mais de domínio exclusivo das mulheres). 

- AMARELO é a cor do sol, da alegria, do otimismo, da auto-confiança.

- LARANJA é a cor da amizade, uma cor quente, amigável, divertida e enérgica. 


- AZUL é a cor da calma, da serenidade, da reflexão, da lógica. 

- VERDE é a cor da vida, do balanço e da harmonia, nos conecta com a natureza e é calmante.


- VIOLETA é a cor da espiritualidade, nos conecta com o universo, com algo superior. É uma cor reflexiva, meditativa, contemplativa. 

- MARROM é uma cor que transmite segurança, solidez, confiança. É acolhedora e confortável. 

- BRANCO é a cor da paz, da calma, da pureza e da simplicidade. É a perfeição, é puro. 

- PRETO é a cor da elegância, do glamour, da sofisticação, da autoridade e do mistério.


- CINZA é a cor da solidão, da tristeza, do vazio emocional. 

Então, agora que estamos com uma base em comum vamos continuar falando do que acredito mais importante: como saber se uma cor é a cor certa para você. E ainda quando minha área de aplicação são as consultorias cromáticas para interiores, ou seja escolher as cores certas para sua casa. Saiba que tudo isto você pode aplicar também ao escolher cores para vestir. Mas lembra, eu digo isto como especialista em cores e não como especialista em coloração pesso