COMO CRIAR UMA PALETA DE CORES ÚNICA PARA SUA MARCA

Cor é o principal elemento para reconhecer uma marca. Sim, eu sei que quando pensamos em marcas também vem na cabeça coisas importantes como formas, linhas, elementos; e claro, valores, ideias, causas. Mas, dentre todos eles, cor é o principal elemento para transmitir e gerar emoções em forma tão rápida que muitas vezes se torna subconsciente. Se você está empreendendo já deve ter se deparado na importância de ter uma identidade visual - de seu produto, seu serviço ou até de você mesma - coesa. Tendo isso em mente como objetivo final, vou te mostrar como criar uma paleta de cores única para sua marca.

Se estamos falando de identidade visual o primeiro que você deve ter muito claro é qual é a identidade da sua marca. E isto vale tanto se você cria e comercializa produtos, ou se desenvolve e presta serviços. Essa identidade tem a ver com seus objetivos, seus valores e sistema de crenças que sustentam sua mensagem, também com o seu público target e como você deseja que eles percebam seus produtos, seus serviços ou até você mesma. Assim um bom exercício seria responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os objetivos da sua marca?

  • Quais são os valores e crenças que sustentam sua mensagem?

  • Quais emoções e sensações deseja transmitir com sua marca?

  • Quais são os traços de personalidade da sua marca (ou de você mesma)?

Uma dica boa é realizar uma lista de frases e adjetivos que descrevem a sua marca. Vou te dar como exemplo a forma em que eu descrevo minha marca Cores Lovers.

Cores Lovers é livre, sem regras, corajosa, inspiradora, alegre, otimista, confiável, fácil de entender, aprende fazendo, criativa, verdadeira e bela.

Tendo clareza sobre a sua identidade visual vale a pena dar um mergulho no entendimento do mundo colorido e da psicologia das cores. E nisso eu posso te ajudar!

Por que é importante a psicologia das cores? Porque a cor tem dois lados. Um lado fisiológico pelo qual todas as pessoas enxergamos cores da mesma forma. E um lado psicológico pelo qual sabemos que é o nosso cérebro que recebe os estímulos visuais e ele dará um significado particular a esse estímulo dependendo de inúmero fatores como nacionalidade, lugar de nascimento, história familiar, língua, educação, medos, preferências, experiências, etc.). A verdade é que fazemos o tempo todo associações pessoais das cores em forma consciente ou inconsciente.

Olha aqui um resumo das emoções e sensações mais básicas que transmitem as cores primárias, as cores secundárias, o marrom, o cinza, o branco e o preto.


- VERMELHO paixão, energia, coragem, movimento, ação, dinamismo.