top of page

COMO COMBINAR ESTAMPAS PODE TE AJUDAR A COMBINAR CORES.

O que vem primeiro a cor ou a forma? Combinar estampas é o mesmo que combinar cores? Para combinar estampas é preciso antes ser muito boa combinando cores? Ou será que posso melhorar as combinações de cores ficando boa nas combinações de estampas?


Todas estas perguntas chegaram até mim quando estava pensando em cores e estampas. Junto com a minha colega Rosa fizemos semanas atrás um encontro na comunidade Somos CoresLovers para todas as membras com o tema Estampe-se. Use estampas sem tabus, e esse foi o disparador para que o mundo das estampas coloridas povoasse minha mente.


Responder à pergunta respeito de o que vem primeiro, se a cor ou a forma, eu tendo a pensar que a cor sempre chega primeiro. Me baseio em uma evidência pessoal muito prática de quando entro em uma loja de roupas e começo a olhar as araras. No meu caso, sempre as cores chamam a minha atenção primeiro. Aí me acerco até a arara, seguro a peça de roupa nas minhas mãos e só então vou reparar na estampa e na textura do tecido. Como é essa experiência de cores e estampas para você?


Algo interessante para pensar é que toda combinação de estampas implica em uma combinação de cores. Mas, diferente de quando estamos combinando cores que somente temos... cores, quando estamos combinando estampas elas já são coloridas portanto as cores iniciais podem servir de guia, de ajuda para fechar a combinação de cores. Deu para entender?


Dito isto, vou trazer um conceito importante para pensar em como as estampas "se amarram". Ou seja, o que "faz a liga" entre as estampas coloridas.


Aqui há dois caminhos possíveis:
. as estampas coloridas podem se amarrar, ou fazer liga, pela semelhança (de cores e formas).
. as estampas coloridas podem se amarrar, ou fazer liga, pela oposição (de cores e formas).

Como assim que a oposição de cores e formas pode "amarrar" um mix de estampas? Pois é, dito assim, desta forma, parece impossível. Mas, vamos às aplicações práticas para abrir o olhar a novas possibilidades.


Se você tiver esta estampa como ponto de partida, a forma mais simples de combinar é com cores lisas que já estão na estampa. Ou seja, a semelhança entre as cores é que "amarra" o mix e "faz a liga".


combinar estampas pela semelhança cores lovers


Vamos continuar evoluindo a linguagem visual. Se você tiver esta mesma estampa como ponto de partida e quer combinar com outras estampas, você pode começar buscando outras formas nas mesmas cores, ou seja de novo a "semelhança" nas cores é o que "amarra" o mix e "faz a liga". E pontualmente neste exemplo estou também apostando na "semelhança" das formas ao escolher todas estampas florais (em diferentes escalas, mas todas florais).


combinar estampas pela semelhança cores lovers


Agora vamos a evoluir mais um pouco a linguagem visual. Se você tiver esta mesma estampa como ponto de partida e quer combinar com outras cores, em lugar de ir buscar as mesmas cores, você vai buscar cores opostas, ou seja em lugar de caminhar no sentido da "semelhança" você vai caminhar no sentido da "oposição" das cores.


combinar estampas pela oposição cores lovers

Este é um caminho de mais liberdade e onde você vai precisar "calibrar tonalidades". Ou seja, escolher outras cores e calibrar sua luminosidade (se é mais clara ou mais escura), sua saturação (se é mais vibrante ou mais apagada). Para fazer esta proposta eu fui bem "literal" no sentido de buscar cores opostas às primeiras. Isso não precisa ser necessariamente assim, você pode pensar simplesmente em cores diferentes às presentes na estampa.


E vamos continuar evoluindo a linguagem visual. Se você tiver esta estampa como ponto de partida e quer combinar com outras estampas, em lugar de ir buscar as mesmas cores e até as mesmas formas, como fizemos antes, você pode se guiar pela ideia de "oposição" e buscar outras cores em outras formas.


combinar estampas pela oposição cores lovers

Deu para entender? "Amarrar" os mix de estampas e cores pela semelhança ou pela oposição são dois caminhos válidos para acordar tua criatividade na hora de combinar estampas e combinar cores.


Agora é a sua vez, faça suas combinações, treine a "semelhança" e a "oposição" e mande seus exercícios para mim pelo direct no Instagram de @coreslovers.


Nos encontramos aqui em 7 dias.

Abraço colorido,

Felicitas :)


livro digital use cor sem medo para profissionais com dicas práticas cores lovers

Fontes estampas: Pinterest

Comentários


logo Cores Lovers
bottom of page