COMO COMBINAR CORES e 4 HARMONIAS EM ALTA EM 2020

Acredito que uma das principais dúvidas quando se trata de cor é "O que combina com..." E então é como naquelas provas que fazíamos quando crianças nas que era esperado que completássemos frases.

"O que combina com... esta blusa?"

"O que combina com... esta poltrona que era da minha avó?"

"O que combina com... o meu humor de hoje?"

"O que combina com... este tapete?"

"O que combina com... " e assim por diante, queremos combinar tudo e nos sentir seguros.


Como eu sou designer de interiores e faço escolhas de cores para clientes (fazendo recomendações de harmonias em tecidos, tapetes, cores de tintas, almofadas, etc...) minha segurança também passa pelo fato de meus clientes confirmarem que contrataram o profissional certo, alguém que entende do assunto "cores".


Mas para chegar nesse ponto eu preciso me sentir confiante desde antes. É preciso que eu saiba entender o briefing do cliente, é preciso ter um repertório bom para trazer boas propostas de paletas de cores e é preciso transparecer confiança.


Nesse processo de ganhar confiança, ao ponto de usar cor sem medo, algo que tem me ajudado muito desde que comecei a mergulhar no mundo da cor lá em 2012, é criar paletas de cores a partir de fotos da natureza usando um editor de imagens. É um exercício de puro olhar, um treino do "saber olhar" e perceber as sutilezas da cor. Há aplicativos que fazem isso em forma automática mas eu ainda escolho fazer em forma manual como um baita treino para estar em movimento, para não enferrujar o olhar.


E agora a outra parte... a das harmonias em alta em 2020. Vamos lá: semana passada a Coral apresentou a cor Praça no Inverno como sendo a cor do ano para 2020. Eu falei dela lá no Instagram e concordo com eles em que essa cor delicada entre verde, o cinza e o azul é versátil. A própria Coral apresenta ela em 4 paletas que eles chamam "Uma casa para cuidar", "Uma casa para se divertir", "Uma casa para se reconectar" e "Uma casa para criar".


Eu olhando para as minhas paletas de cores guardadas (quem veio na Oficina da Cor sabe que todas minhas paletas de cores formam um Inventário de Cores) vejo que essa cor entre verde, cinza e azul aparece em várias delas (em diferentes tonalidades) e em harmonias muitos similares as apresentadas pela Coral. Uma super coincidência. Olha que lindas paletas! E posso muito bem imaginar que todas elas irão bombar em 2020.

Estão aqui 4 harmonias que estarão em alta em 2020 :)