5 POSSIBILIDADES DE COMBINAR VERMELHO

Vermelho é uma cor de opostos: vai do amor à ira na mesma tonalidade.

Ou seja, se você usa um vermelho vivo pulsante, dependendo do contexto, poderá representar a cena mais apaixonante do mundo ou poderá atingir um nível de ira vingativa absurdo. Essa é a mágica das cores.


E o motivo pelo qual adoro usar o vermelho como exemplo nas minhas aulas. É uma cor tão cheia de possibilidades que rende muitos aprendizados.


Você já sabe minhas máximas verdades. A primeira é "Não existe cor sem emoção". A segunda "Não se trata de cores mas de tonalidades". São as tonalidades (se mais claro, mais escuro, mais vibrante, mais apagado, mais frio ou mais quente) as que definem a simbologia das cores. E o contexto, sempre o contexto.


Sempre gosto de trazer 3 combinações usando a mesma cor nos posts de "como combinar". Mas desta vez, inspirada pelas possibilidades da cor vermelha, e pelo aniversário de 5 anos de Cores Lovers, vou usar 5 tonalidades diferentes de vermelho para montar as paletas. Elas são: um vermelho puro, um vermelho mais claro que é o rosa, um vermelho mais escuro que é o vinho, um vermelho mais quente com subtom alaranjado e um vermelho mais frio com subtom rosado.


O vermelho puro é o que melhor representa as ideias de paixão e ira, amor e vingança. Para fazer a paleta vou escolher as ideias mais amorosas e apaixonantes, ninguém merece voluntariamente se envolver com ideias de ira e vingança.


O vermelho mais claro, o rosa, representa ideias de doçura, delicadeza e feminilidade. Do lado oposto, o vermelho mais escuro, representa ideias de amor amadurecido, dramatismo e mistério.


O vermelho alaranjado é expansivo e amigável. Pensa comigo, vermelho é a cor da energia, uma pitada de amarelo trará alegria e otimismo para essa força toda. O vermelho rosado é mais reflexivo. Partindo do mesmo vermelho energético, uma pitada de azul trará a força da introspecção.


Vamos ás paletas!

>>> A paleta da paixão.

>>> A paleta da inocência.

>>> A paleta da experiência.


>>> A paleta do drink energético.


>>> A paleta do sonho.


Espero tenha gostado! Lembrando que são 5 paletas com 5 tonalidades de vermelho diferentes. Para fazer estas paletas sigo o seguinte passo a passo:

  1. O ponto de partida é sempre pensar no que você deseja comunicar. Neste ponto se conectar com as emoções e sensações e usar palavras chave para isso é bem produtivo. Sem ter isso claro é muito difícil sair do lugar :)

  2. Presto atenção em cada uma das tonalidades escolhidas para fazer parte da paleta. Isso é o que chamo "calibrar tonalidades". Ou seja pensar se cada tonalidade que faz parte da paleta será mais clara, mais escura, mis vibrante, mais apagada, mais fria ou mais quente.

  3. Dou também atenção a proporção em que cada tonalidade será usada.

  4. Não uso o círculo cromático para fazer estas paletas, não é necessário quando você segue o passo a passo anterior :)

Para finalizar, um ponto super importante: não há receitas, nem dogmas na hora de combinar cores. E também, não há respostas únicas. As propostas que eu trago neste blog post são apenas 5 possibilidades entre milhões.

Nos vemos daqui 7 dias!

Abraço colorido!

Felicitas