top of page

5 ERROS COMUNS PARA EVITAR NOS SEUS PROJETOS COM CORES

Você gosta de fazer as coisas bem? Eu gosto muito. Tenho um prazer enorme em fazer as coisas bem feitas. No fim das contas, leva o mesmo tempo fazer bem feito do que fazer de qualquer jeito. Portanto, faço sempre o meu maior esforço por fazer as coisas bem feitas.


O que não quer dizer que nunca erre. O erro é de alguma forma inerente ao fazer. Quem faz coisas, sempre precisa lembrar que vai errar em algum momento. E aí a mágica acontece, porque a gente aprende com os erros.


Com 12 anos de exercício profissional com cores posso dizer que já errei bastante na hora de escolher cores e, felizmente, aprendi muito com cada erro. Todos esses aprendizados me permitem ser mais eficiente, evitar retrabalhos, fazer as coisas bem feitas, ter clientes mais satisfeitos, ter "recompra" dos meus maiores clientes.


Por esse motivo, 12 anos depois, posso afirmar claramente que há 5 erros muito comuns entre profissionais das cores que você pode evitar tendo um bom processo de trabalho. E olha só, isso não vai te tornar infalível mas, vai evitar que você tropece nas armadilhas destes 5 erros muito comuns que vou te adiantar agora.


Estou chamando estes erros de "muito comuns" porque são erros de alguma forma previsíveis, erros que podem muito bem ser evitados tendo um bom passo a passo de trabalho, aquele que contempla tudo que é preciso para um bom projeto colorido.


E caso você esteja se perguntando: o que faz um "bom projeto colorido"?


>>> Um bom projeto colorido é aquele que:

- Parte de um objetivo claro que é central no desenvolvimento de todo o projeto.

- Tem uma fase de briefing que contempla questões objetivas como por exemplo: quem é o cliente, quantos anos tem, sexo, idade... somente a modo de exemplo. E também contempla questões subjetivas como por exemplo: como ele pensa, sente, quais memórias coloridas tem... e assim vai.

- Todas as informações valiosas do briefing são usadas como insumos

- Vários cenários coloridos são avaliados antes de escolher a melhor proposta cromática. - São feitos testes cromáticos (se se aplica ao tipo de projeto).

- O projeto é apresentado com qualidade para o cliente usando colorboards ou moodboards.

- O cliente tem a companhia do profissional até que ele se sente inteiramente à vontade com as novas cores.


Por isso, na busca de um bom projeto colorido, evita estes 5 erros muito comuns entre profissionais que trabalham com cores e saia na frente. Vamos à lista:


ERRO MAIS COMUM 1. Combinar cores que não servem para a mensagem que deseja comunicar, que não são atrativas para o seu cliente ou que estão fora de contexto.

erro mais comum para evitar na hora de combinar cores coreslovers


ERRO MAIS COMUM 2. Combinar as cores que você gosta e perder de vista o objetivo do projeto. É muito importante que você tenha presente que as suas cores preferidas podem muito bem não ser as melhores para seu projeto.

erro mais comum para evitar na hora de combinar cores coreslovers


ERRO MAIS COMUM 3. Combinar cores que brigam por atenção sem passar uma mensagem clara. Tenha sempre muito presente que cor é uma linguagem não verbal e portanto, ao usar cores para comunicar é preciso comunicar sem interferências. Isso implica em focar a atenção em escolher muito bem as tonalidades, como também usar dos contrastes e de diferentes proporções para guiar o olhar do observador.

erro mais comum para evitar na hora de combinar cores coreslovers


ERRO MAIS COMUM 4. Combinar cores sem contraste, todo meio que igual, todo "pasteurizado". Isso é crítico porque quando nada ganha destaque, o todo fica desinteressante.

erro mais comum para evitar na hora de combinar cores coreslovers


ERRO MAIS COMUM 5. Dar por terminado o seu trabalho logo depois de fazer a primeira combinação de cores. Isso é muito importante porque normalmente as primeiras tentativas são aquelas mais óbvias e mais simples. Refazer uma combinacão, mesmo que ela seja inicialmente boa, tem um efeito claro de fazer você se esforçar mais, fazer algo diferente e sair do lugar comum. Sempre lembra que fazendo isto, no melhor de casos você vai sair com uma combinação melhor. No pior dos casos, você ainda tem sua primeira tentativa te esperando.

erro mais comum para evitar na hora de combinar cores coreslovers

>>> Se gostou deste post, compartilha com amigas e colegas que você deseja tenham ótimos resultados na sua profissão combinando cores.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

Nos vemos daqui 7 dias no próximo post do Blog.


Abraço colorido,


Felicitas

Comments


logo Cores Lovers
bottom of page