top of page

3 POSSIBILIDADES DE PALETAS MULTICOLORIDAS

Quando vem aquela vontade de usar cores há quem logo pense em algo multicolorido. Então pode acontecer duas coisas: que se empolgue ainda mais com a ideia e vá fundo na ideia de colorir livremente. Ou que pense "Não, isso não é para mim", ou "Vai ficar muito carregado, melhor continuar no básico mesmo". Algo que é uma pena porque multicolorido quer dizer claro, muitas cores. Mas dependendo das tonalidades escolhidas você terá um resultado e um efeito final muito diferente.

Vou te mostrar em 3 exemplos que paletas multicoloridas podem ser muito diferentes dependendo das qualidades das cores escolhidas. Para montar estas paletas vou fazer algo bem simples, vou usar 6 cores sendo as 3 cores primárias e as 3 cores secundárias. Mas em cada paleta vou trazer uma proposta de tonalidades diferentes. Vamos lá!


A primeira paleta é a de cores puras. Cada uma das 6 cores na sua versão mais pura. Assim se trata de tonalidades vibrantes e que transmitem atividade, dinamismo, alegria, vivacidade. Eu imagino que esta paleta é a primeira que vem na cabeça quando alguém pensa em multicolor. E está certo porque cor é vida e portanto multicolor é um monte de vida, certo? Mas vou te mostrar que há outras opções também válidas para usar um monte de cor e trazer outras sensações.

A segunda paleta é a de cores vintage. Cada uma das 6 cores em uma tonalidades mais apagada, mais empoeirada e "suja". Assim a paleta multicolorida ganha ares antiguinhos, perde vivacidade por um andar mais devagar, parece que respira mais profundamente e dá espaço para conversas mais calmas. Temos uma profusão de cores porém contida.

A terceira paleta é a de cores profundas. Cada uma das 6 cores em uma tonalidade densa, mais escurecida e mais dramática. Assim a paleta multicolorida fica amadurecida, parece a voz da experiência falando e não já uma voz jovial como na primeira paleta. Aqui o ritmo também é mais lento porém o som é mais grave, mais denso.

Estes são 3 bons exemplos que demonstram minhas grandes crenças: que toda cor carrega uma emoção diferente e que na hora de combinar cores as tonalidades são mais importantes do que as cores em si. Pensa nisso na hora de criar tuas paletas de cores.


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais

Nos vemos logo mais, na próxima semana estou de volta por aqui.

Abraço colorido!

Felicitas


>>> Foto de capa Anni Roenkae no Pexels



logo Cores Lovers
bottom of page