top of page

3 PALETAS DE CORES COMBINANDO VERDE FOLHA

O "Como Combinar" desta semana traz uma cor cheia de energia que é o que mais precisamos por estes dias. Se trata de um verde folha, um verde que eu considero símbolo da vida natural e de todo o bom que a natureza pode nos oferecer. Grama deliciosa para andar em um dia de sol, sombra gostosa para descansar, ar limpo para respirar, folhagem bonita para decorar. Algo mais podemos pedir?


Colorboard verde folha Cores Lovers

Muitas vezes considerada a "quarta cor primária", o verde tem uma particularidade de "entrar redonda" nas nossas retinas por conta do seu comprimento de onda. Talvez esse seja o motivo pelo qual é uma cor frente a qual relaxamos e descansamos.


Claro que todo depende também da tonalidade exata de verde e claro, do contexto em que o verde é usado, como também com quais outras cores é visto, ou seja, qual é o nível de contraste? Mais dinâmico? Mais tranquilo?


Neste caso, eu estou falando de um verde folha um tantinho amarelado, um verde cheio de luz e de vida. Ele pode até escurecer um pouco mas, sem perder o subtom amarelado que ao meu ver traz muita vivacidade e alegria de viver.


Um outra forma de olhar o verde amarelado é pelo lado "digital" dele. Se você repara bem muitas vezes quando se fala em tecnologia, totalmente do lado oposto da natureza, também aparecem verdes bem expressivos. Esses verdes "tecnológicos" podem ser mais ácidos, sem necessariamente ser verde neón.


O verde folha pode muito bem ser usado na moda. Muito bem vindo em peles mais quentes e também em peles que admitem boa saturação de cor. Mas, você já sabe, se gosta de verde folha e ele não cai de mil maravilhas na tua coloração, usa igual e compensa a cor na maquiagem. Sempre se trata de buscar o equilíbrio e você tem na mão muitos recursos para isso.


Nos interiores é uma cor que muito boa para trazer vida e dinamismo. Uma cor linda para quartos infantis, para academias, para cozinhas e espaços joviais e cheios de vida. E de novo é preciso fazer considerações: tudo depende da proporção em que cada cor é usada e quais cores andam juntos. Portanto, cada caso é um caso. Não aceita nenhuma opinião de especialista como "escrito na pedra", nem mesmo a minha.


No caso de produtos, sempre é uma boa opção quando você quer transmitir um apelo natural, tecnológico e jovial. Mas tenho um alerta para fazer quando falamos de "verde": com tanto que estamos ouvindo falar de "greenwashing" usar verdes ligados a "sustentabilidade" podem gerar certa desconfiança. Sugiro pensar muito bem no que você deseja comunicar a avaliar com cuidado se não se trataria de "mais do mesmo" que pode ser percebido com preguiça por parte de um consumidor que está cada vez mais atento.


Tal como toda cor, dependendo da tonalidade exata, pode ganhar ou perder associações, ideias ou simbolismos ligados a ela.


Em linhas gerais, quanto mais amarelado e mais luminoso, será mais jovial, mais dinâmico, mais vivo. E quanto mais verde-verde e menos luminosos será mais amadurecido, mais estático, mais equilibrado. Quanto mais apagado será mais tranquilo, mais calmo e também mais antigo.


Por esse motivo o teu olhar de profissional das cores deve ser muito bem treinado para detectar essas sutis variações nas tonalidades (no subtom, na luminosidade, na saturação) que podem impactar muito no simbolismo final da cor em questão.


livro digital use cor sem medo para profissionais cores lovers

O coração da minha proposta no "Como Combinar" é sempre te mostrar a versatilidade das cores e tonalidades. Hoje vou te mostrar 3 paletas de cores combinando verde folha, explorando diferentes contextos e possibilidades para uma mesma tonalidade.


Hoje são 3 paletas que batizei como: Geek Digital, Olá Sol! e 1, 2, 3 repita!. Em cada paleta vou usar uma tonalidade diferente de verde folha. Mais uma forma de ir mostrando versatilidade das tonalidades. Vamos?


Sempre reforço quando se trata de combinar cores, o primeiro passo deve ser ter clareza do que decide comunicar e entender o contexto, depois é importante traduzir isso nas emoções e sensações que deseja comunicar e somente então escolher as cores e tonalidades que juntas vão transmitir isso.


Eu vou te mostrar aqui as paletas finais mas, para preparar elas, eu exercito mentalmente todos os passos anteriores, ok? Vamos lá.



1. Paleta Geek Digital: quero comunicar a modernidade e a liberdade de um jovem que explora novas fronteiras com a tecnologia.

Paleta de cores com verde folha Geek Digital


2. Paleta Olá Sol!: quero comunicar a energia cativante de passar uma tarde de sol andando por uma grama fofa.

Paleta de cores com verde folha Olá Sol!


3. Paleta 1, 2, 3 repita!: quero comunicar o pulsar de uma rotina de exercícios de tirar o fôlego.

Paleta de cores com verde folha 1, 2, 3, repita!

Veja que estou trazendo aqui duas informações diferentes. à direita, a paleta de cores nas bolas coloridas todas do mesmo tamanho uma do lado da outra. E à esquerda, o esquema de cores onde cada tonalidade aparece em um tamanho diferente indicando o uso da paleta com uma intenção de acordo com o que desejo comunicar.


Gostou destas paletas e esquemas? Alguma delas é a tua preferida? Espero que sirvam para acordar sua criatividade em combinar cores! E se elas servem para teus projetos pode usar elas à vontade, me manda um direct no Instagram para compartilhar a boa nova :)


>>> Se gostou deste post, compartilha com amigas e colegas que também gostem de ver a versatilidade de combinações com a cor verde folha.


Abraço colorido,

Felicitas


venha fazer parte da comunidade somos coreslovers para mulheres criativas que usam cores

Comentarios


logo Cores Lovers
bottom of page