top of page

3 PALETAS DE CORES COMBINANDO CORES NEUTRAS

Há quem pense que para ser colorido precisa ser vibrante e alegre. Há quem pense que eu, Felicitas a expert em cores, posso torcer o nariz para cores neutras. Ja ja ja nada mais longe da verdade! Cores neutras são tão cores como qualquer outra cor. E elas são importantes na nossa comunicação colorida na medida em que comuniquem as emoções, sensações e "moods" que desejamos. Vamos então botar a nossa atenção nelas.


Como sempre digo, vamos começar pelo começo que é definindo o que são cores neutras. Se me guio pela teoria das cores, cores neutras são branco, preto, cinza, marrom e bege. Mas, entre elas precisamos fazer uma distinção: branco, preto e cinza são na teoria cores acromáticas, ou seja cores sem cor. São pura luminosidade, portanto não tem matiz, nem saturação.

Porém, na prática sabemos que branco, preto e cinzas apresentam subtons expressivos que trazem uma riqueza enorme para estas cores. Assim aparecem os tons porcelana, algodão, linho, pérola marfim, alabastro e gelo como expressões de branco. Os tons de ébano, carvão e ônix como expressões de preto. E os tons grafite, chumbo, ferro, cimento, concreto, alumínio e prata como expressões de cinzas.


O que diferencia todas estas diferentes tonalidades de brancos, pretos e cinzas é o subtom. E ainda quando possa parecer algo pequeno, a diferença é gigante para um expert em cor.


No caso do marrom e do bege a história é um pouco diferente porque o marrom já nasce como uma cor complexa com uma riqueza de subtom expressiva. Haverá marrons e beges mais avermelhados, mais amarelados, mais alaranjados e até marrons mais azulados. No caso dos beges é mais comum encontrar beges mais amarelados ou alaranjados, beges mais esverdeados e beges mais rosados.


Há uma tendência muito forte de combinar cores neutras tanto no vestir quanto nos interiores portanto é necessário que todo colorista saiba escolher, usar e combinar estas cores em combinação em forma intencional e não por mera preguiça.


As cores neutras são muito apropriadas quando você quer promover o descanso da mente, conforto e aconchego pelo seu apelo natural (especialmente de marrons, beges e os brancos mais quentes) e também para promover modernidade e apelo forte ao design (especialmente com pretos, cinzas e brancos).


Quando criamos paletas com cores neutras é de particular importância dar atenção às texturas. Não poderemos ver isso aqui, mas se você vai criar com cores neutras para o vestir e em interiores sugiro que você dê sempre prioridade a materiais sejam revestimentos ou tecidos que tenham boas texturas. Claro, não em todo... mas o mix geral cresce muito se além de combinar muito bem as cores neutras você propõe um bom mix de padrões e texturas.


Vamos agora a conhecer as 3 paletas coloridas combinando cores neutras:


Simplesmente natural. Nesta paleta as palavras chaves são conforto, calor, abraço, natural com lembrança de praias com areias quentes, fofas e convidativas. Nela dei lugar a brancos e beges quentes.

paleta de cores beges e brancos amarelados

Presença Fashion. Nesta paleta as palavras chaves são identidade, personalidade, elegância.

paleta de cores marrom, bege e preto.

Silêncio Interior. Nesta paleta as palavras chave são calma, entardecer, silêncio, introspecção.


paleta de cores cinzas


E já que puxei o tema lá no começo do post, se há algo para o qual realmente "torço" o nariz é para a preguiça em escolher a cor certa e não ser intencional nas escolhas de cores. Semanas atrás estava falando com uma colega designer de interiores e ela me disse "Eu não uso cores nos meus projetos, gosto muito de usar uma base neutra de beges e cinzas".


Adorei a colocação porque tive a chance de explicar a ela que beges e cinzas são cores, e que em todos os materiais que ela especifica para um projeto de interiores há cor. Quando ela escolhe pisos, móveis planejados, granitos ou pedras... mesmo sendo cinzas, beges, marrons e pretos ela também está escolhendo e combinando cores.


livro digital use cor sem medo 10 conceitos vitais com dicas praticas para profissionais

Espero te ver novamente aqui na próxima semana para continuar ampliando o seu olhar do mundo colorido e destravando sua intuição colorida.


Abraço colorido!

Felicitas



Comentários


logo Cores Lovers
bottom of page