top of page

PALETA DE CORES E ESQUEMA DE CORES, SÃO A MESMA COISA?

Se há um tema omnipresente no mundo das cores é o de criar paletas de cores. Faz sentido, se pensamos que um dos principais objetivos de usar cores é exatamente poder combiná-las. Ou como lemos muito por aí: criar harmonias de cores.


Uma das amostras mais fieis de como o mundo das cores é vasto, é comprovar que da frase anterior posso escrever dois posts diferentes: um para falar de paletas de cores e outro para falar de harmonias de cores.


Eu sei, neste exato momento você deve estar se perguntando... como assim? Acaso paletas de cores, combinações de cores e harmonias de cores não são a mesma coisa?


Pois bem... vamos por partes. Começaremos pelo começo que é definir o que é uma paleta de cores.


Uma paleta de cores é um conjunto de cores ou tonalidades destinadas a ser vistas e sentidas em conjunto. Normalmente criamos uma paleta de cores para responder a um objetivo de um projeto. E é muito comum que façamos isso logo no início do projeto. Pelo menos, é o que eu considero mais apropriado e recomendo: começar a criar uma narrativa cromático logo desde o mesmo início do projeto em lugar de deixar para o meio, ou muito menos para o final.


Uma paleta de cores pode ter 2, 3, 4, 5, 6... tantas cores como você deseja. Não há uma regra nesse sentido. Eu, por exemplo, gosto muito de criar paletas de cores com 6 e 5 cores. Veja que nestas paletas que eu costumo criar a partir de fotos da natureza, sempre uso 6 cores.


paleta de cores de uma imagem de flamingo cores lovers

Agora há um ponto fundamental quando se trata de paletas de cores, e entendê-lo é um divisor de águas na forma em que você vê e combina cores. Está preparada?


Uma paleta de cores é muito pouco quando se trata de combinar cores porque nela não há uma real intenção cromática. E sem intenção... é virtualmente como dizer nada.

Uma paleta de cores com intenção é o que eu chamo: um esquema de cores. Ou seja, a diferença entre uma paleta de cores e um esquema de cores é exatamente que este último, o esquema, se refere à estrutura de como as cores são escolhidas e usadas em forma conjunta. Em um esquema de cores há uma ideia de proporção, da área que cada uma das cores ocupa, e isso pode simplesmente mudar tudo do dia para a noite.


Desta forma uma mesma paleta de cores pode render diferentes esquemas de cores. Veja por exemplo, quantos esquemas pode render a paleta anterior:

cinco esquemas de cores cores lovers

Dá para ver por que eu digo que uma paleta de cores é muito pouco quando se trata de combinar cores? Porque uma combinação precisa ter uma proporção cromática definida.


livro digital use cor sem medo cores lovers

A proporção é poderosíssima quando se trata de combinações de cores. Ela pode, sozinha, alterar até o significado da combinação como um todo. Veja por si só: preto com vermelho ou vermelho com preto, tanto faz?



Antes de terminar este post preciso fechar um ponto importante que abri lá no começo quando deixei quicando no ar que paletas de cores, combinações de cores e harmonias de cores não são a mesma coisa. Vamos lá!


Normalmente se usa paleta de cores como sinónimo de combinação de cores. Na minha opinião isso não é tão preciso porque a diferença fundamental entre uma e outra é que toda combinação de cores ou esquema de cores (estes sim são sinónimos ao meu ver) implicam em uma intenção expressa de como usar as cores, ou dito de outra forma, trazem claramente uma ideia da proporção em que as cores serão usadas.


Normalmente também se usa como sinónimo, combinação de cores com harmonia de cores. E aqui preciso novamente discordar. Usar cores em forma harmoniosa é um das formas em que as cores podem comunicar, como quando usamos as cores de uma forma que nos é "familiar", que faz sentido em termos estéticos e de estilo (estes últimos dois conceitos muito subjetivos, para piorar as coisas).


Mas também podemos comunicar com as cores em forma caótica e criando "tensão" (como contraponto ao uso "familiar" das cores). Portanto, nem toda combinação de cores nasce para ser harmoniosa. Isso "depende" do que se deseja comunicar com cores.


Portanto, você já sabe: paleta de cores, esquema de cores, combinação de cores e harmonia de cores, são a grande maioria das vezes usados em forma indistinta. Eu acho que tudo bem... sempre que você saiba e tenha presente que não se trata de mesma coisa :)


>>> Toda segunda-feira na comunidade Somos CoresLovers uma nova paleta de cores com esquemas de cores e análise de valor tonal para você ver, analisar e mais importante de tudo, trocar ideias e percepções com outras profissionais das cores como você :) Além da Cor do Mês e encontros online para aprimorar teu repertório colorido.


Nos vemos logo mais daqui 7 dias.

Abraço colorido!

Felicitas


Fontes das imagens: Hailey Bieber (Reprodução/Pinterest) / Adobe Stock



Comentários


logo Cores Lovers
bottom of page